Foi realizada na cidade de Sapeaçu (BA), na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, a FLICNV, Primeira Feira Literária do Colégio Nova Visão, instituição privada que oferta a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II. O evento teve como intuito promover a formação de leitores, celebrando a literatura, dando visibilidade a diversidade de expressões artísticas e aos escritores locais e regionais.

A Diretora da Instituição, professora Rosineide Brandão, relatou com emoção o seu contentamento pela comemoração dos 30 anos da escola, e pela realização da 1ª edição da FLICNV. As escritoras filhas da terra Edelzuite Ramos, Paula Anias e Jacquinha Nogueira foram homenageadas no evento por incentivarem a divulgação da literatura de autoria sapeaçuense no âmbito local, regional, nacional e internacional.

Os alunos do Colégio Nova Visão produziram diversas atividades artísticas, que foram expostas nos stands e também apresentadas ao público através de declamação, performances, pinturas, desenhos, releitura de poesia e outras modalidades. A Programação da FLICNV foi composta por bate-papo com escritores convidados, sessão de cinema, contação de histórias, peça teatral, show musical, dentre outras atividades. O evento contou com a presença, nessa quinta-feira, dia 20, dos escritores convidados: Rita Queiróz, Mari Brandão, Maria Clara Santiago, José Carlos Vaz, Rodrigo Souza e Steve Melo.

Sapeaçu: Colégio Nova Visão realizou com sucesso sua 1ª Feira Literária - sapeacu, noticias, destaque

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Para a poeta e escritora Maria do Carmo Silva (Carminha), que participou do evento recitando e interagindo com os alunos do fundamental I, é sempre motivo de grande alegria poder colaborar com o fortalecimento da cultura literária, incentivando a prática da leitura e sugerindo formas de resgate do hábito da leitura, como: visitas a bibliotecas e presentear com livros. Maria do Carmo ressaltou também a importância da preservação da natureza e a resistência do povo negro, ainda vitimado pelo racismo, temas estes que sempre são motivo de inspiração para a construção de suas poesias. Na oportunidade, Carminha apresentou seus livros Retalhos de Vivencias e Recomendações Poéticas.

Matéria: Tribuna do Recôncavo

Sapeaçu: Colégio Nova Visão realizou com sucesso sua 1ª Feira Literária - sapeacu, noticias, destaque

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo