A primeira Copa de Atletismo para Jovens Privados de Liberdade foi aberta neste sábado (09/02), no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador, com a participação de 64 adolescentes que cumprem medida de internação das Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases), da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). A primeira etapa da copa termina neste domingo (10).
Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos adolescentes para a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, além de democratizar o acesso à prática do atletismo como instrumento educacional.
A diretora adjunta da Fundac, Fabiana Buriti, informa que todas as unidades, além das atividades educativas e profissionalizantes, têm atividades ligadas ao esporte. “Temos educadores físicos e uma coordenação geral, que está promovendo uma atividade de integração das seis unidades da Fundac, uma feminina e cinco masculinas. Essa é a nossa primeira copa. Este ano serão quatro grandes eventos esportivos. Teremos ainda um torneio de natação, os jogos abertos da juventude e o Intercases, que é um torneio de futebol que já foi realizado no ano passado”.
Ressocializar também através do esporte
Segundo Fabiana, “a ideia é que seja possível integrar e ressocializar também através do esporte, que é uma forma de educação para os nossos adolescentes, por meio do qual eles aprendem não apenas a parte de convivência e socialização, mas também de disciplina, cooperação, solidariedade, não apenas competição, desempenho e rendimento. O esporte proporciona o exercício de valores que eles aprendem durante o período em que estão cumprindo a medida socioeducativa”.
Fabiana avalia que é necessário que haja momentos como a Copa para que as pessoas entendam que a socioeducação é um processo de responsabilização dos jovens. “Os jovens podem ser privados de liberdade a partir dos 12 anos de idade. É uma falácia dizer que a redução da maioridade penal é a solução, o adolescente não é o responsável pelas questões de violência que estão aí postas na sociedade e não pode ser o único a ser responsabilizado”, opinou.

Foto: Camila Souza/ GOVBA
TESTEMUNHOS DO INTERNOS:
N.S., de 17 anos, está há um ano e meio cumprindo medida socioeducativa. “O esporte é uma coisa boa para nós. No Case a gente joga capoeira, joga bola. Quem está de fora acha que a medida socioeducativa não surte efeito, mas surte sim. É uma nova oportunidade para a gente, eu já fiz curso de culinária, costura, artesanato, cabeleireiro, artesanato, lançamos um jornal e quando sair pretendo fazer uma faculdade de comunicação”.
R.B., 18 anos, está há cinco meses na Fundac. “A gente está vivendo esta medida socioeducativa e o esporte traz uma nova esperança para nós. A gente sabe que cometeu um ato infracional e agora temos a possibilidade de ser outra pessoa através do esporte. Nós praticamos futebol, handebol, vôlei, basquete, e também participamos de atividades artísticas. Podemos dizer que são atividades que estão acrescentando coisas positivas na nossa vida. Estamos fazendo cursos no Senai também, como de informática, e temos metas para 2019”.
Emerson Ferretti, campeão baiano de futebol tanto pelo Bahia quanto pelo Vitória, participou da abertura do evento. “Eu tiro minha história como exemplo, comecei a jogar futebol muito jovem, com 8 anos, e isso mudou minha vida completamente. Tudo o que conquistei, o que eu vivenciei, os lugares que conheci, o esporte que me proporcionou. E eu vi acontecer isso com muitos colegas. E o esporte pode realmente ajudar esses adolescentes, eu desejo sorte para eles, desejo que numa competição dessas a gente possa identificar talentos e dar a eles uma oportunidade de seguirem frente”.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: SECOM
Foto: Camila Souza/ GOVBA



Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marta Medeiros
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Viviane Macêdo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Filipe Nascimento
Image by Debora Alves from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas/ Seagri
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Reprodução/ Video
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa de Tim Pritchard por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Juan Lapa
Foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil
Foto: Rebeca Falcão Seagri
Arte: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Léo Bezerra from Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Imagem de Florante Valdez por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade - AscomSDE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Carolyn Booth from Pixabay
Foto tirada em 05/08/2022 | Crédito: Tribuna do Recôncavo
Foto de Djalma Almeida
Foto: Lane Silva
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto de Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: PMBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Foto: 36ª CIPM
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Fotos: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux
Arquivo Pessoal
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Douglas Amaral
Crédito da foto: Lucas Santa Bárbara
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Reconcavo
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Imagem de
Arquivo Pessoal
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay