O ciclista Lúcas Tácio, 37 anos, já está concentrado em Santo Antônio de Jesus para participar neste domingo (10/02), da 1ª Etapa do Ranking Estadual de Ciclismo, evento que será realizado pela Federação Baiana de Ciclismo, a partir das 8h, no Distrito Industrial II.

Lucas reside em Salvador, mas sempre treina em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, na tarde deste sábado (09), ele contou que pratica o ciclismo há 16 anos, ama esse esporte, mas enfrenta algumas dificuldades por falta de patrocínio.

Segundo Lucas, para um atleta profissional se manter seria necessário um salário de R$ 4 mil reais, por mês, para ele ter uma alimentação adequada, equipe médica e realização de exames específicos. “Eu recebo apoio de empresas nas cidades por onde passo com alimentação e hospedagem, mas para eu me manter no dia a dia eu vendo rifa, faço feijoada, vendo pomada e realizo passeio ciclístico”, disse Lucas, ressaltando que se tivesse patrocinadores oficiais seu tempo seria integralmente dedicado ao esporte.

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

PRINCIPAIS COMPETIÇÕES  

Entre as competições que Lucas se destacou estão:

  • Corrida Ecológica em Brumado em 2009, sendo campeão.
  • Desafio Ciclístico de Salvador em 2015, onde o mesmo ficou em 3º lugar em nível nacional.
  • Grande Prêmio da Bahia, no CAB, Salvador, em 2017, sendo campeão aos 50 segundos do pelotão.

Para a competição deste domingo (10), Lucas falou que está preparado e vai dar o melhor de si para obter um bom resultado.

 

Empresas que apoiam Lucas na cidade de Santo Antônio de Jesus:

  • Pousada Dedé
  • Mercado German
  • Tribuna do Recôncavo
  • Rádio Clube FM

 

Sobre a 1ª Etapa do Ranking Estadual de Ciclismo

Segundo Eder Amaral, competidor e organizador, espera-se em média 100 ciclistas da Bahia inteira, sendo 15 de Santo Antônio de Jesus e os demais de Juazeiro, Vitória da Conquista, Brumado, Salvador e de outras cidades. Não haverá premiação, os melhores colocados serão selecionados para disputar a Copa Norte Nordeste no mês de Agosto em Sergipe.

Ainda de acordo com Eder, a pista do Distrito Industrial II é ótima para a prática do ciclismo, no entanto era necessário se montar uma estrutura melhor para público, como arquibancada, palco com DJ, parque para crianças, cadastramento de vendedores para comercializar água, suco, lanche, churrasco etc. Segundo ele, o pessoal que vem de fora sempre reclama dessa estrutura para o público que não tem em SAJ.

Eder concluiu lembrando que no evento deste domingo haverá banheiro químico e ambulância, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes.

A 1ª etapa do Ranking Estadual de Ciclismo começa às 8 da manhã, e é aberta ao público.

Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo