UM CONTRASTE SOCIAL. De um lado um condomínio e do outro a casa quase caindo do senhor Manoel Elias do Rosário, de 56 anos, residente atrás da Rua da Alegria, Bairro do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.

Ex-diarista e sem nenhum benefício previdenciário, Manoel está impossibilitado de trabalhar por conta de alguns problemas de saúde, principalmente falta de ar. Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, nesta quarta-feira (20/02/2019), ele falou que para ir na Rua da Alegria tem que parar 10 vezes no caminho para descansar, uma vez que sua casa fica em uma ladeira.

Sem as mínimas condições de moradia, a casa feita de taipa do senhor Manoel não tem energia elétrica, não tem água encanada e não tem banheiro. A comida é ele mesmo que prepara a partir de doações que recebe.

Um grupo de pessoas está realizando uma campanha para construir uma casa para o senhor Manoel, em um terreno pertencente a sua mãe, localizado no caminho 8 da Rua da Alegria. Quem poder doar qualquer material de construção deve entrar em contato com Aloísio Bruno pelo telefone: (75) 9 8898-1076 ou pelo WhatsApp (75) 9 8284-7512. Outros números: (75) 9 8869-2919 ou (75) 9 8135-6017. A mão de obra ficará por conta do Centro de Recuperação Aprisco.

Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Assista:

ACOMPANHAMENTO REALIZADO PELO CRAS

Procurada pelo Tribuna do Recôncavo, a assistente social do CRAS Família do Alto Santo Antônio, Maria Lúcia, falou que o senhor Manoel já é acompanhado pelo CRAS. Ela disse que visita o senhor Manoel de mês em mês, fornece cestas básicas e o psicólogo faz um trabalho psicossocial com ele. Também disse que já cadastrou o senhor Manoel no Bolsa Família, e está aguardando relatórios médicos para tentar conseguir pra ele o BPC-LOAS (Aposentadoria do INSS para quem nunca contribuiu). A assistente social Maria Lúcia também falou que já encaminhou um relatório de moradia para o setor de habitação da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.