Após uma intercorrência no sistema de ar comprimido interromper as atividades na Refinaria Mataripe, em São Francisco do Conde, na manhã de quarta-feira, dia 04, a Acelen informou que a previsão é de que todas as unidades voltem ao funcionamento normal até esta sexta-feira, dia 06. Ainda de acordo com a Acelen, não há risco de desabastecimento por causa da interrupção das atividades.

Segundo comunicado da empresa, após o ocorrido, o Inema foi acionado e no mesmo dia, fez uma inspeção na refinaria, sem identificar qualquer irregularidade. Além disso, o monitoramento do ar e ambiente foi intensificado e os índices de qualidade confirmados dentro do permitido. Em nota, a Acelen explicou que a paralisação das unidades “aconteceu em função de uma intercorrência no sistema de ar comprimido que demandou envio do excedente de produtos não processados para queima segura no flare (tocha)”.

“A operação, que resultou no aumento de queima de gases no sistema de flare, foi realizada de forma controlada para garantir a proteção das instalações e seguiu as normas definidas pelas entidades reguladoras, sem qualquer risco à segurança e à saúde de colaboradores e no entorno da refinaria”, pontuou a empresa.

Bahia Noticias