Médicos do Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no interior do estado do Rio de Janeiro, realizaram uma cirurgia de emergência nesta quarta-feira, dia 31, e retiraram um tumor de aproximadamente 46 kg de uma paciente.

A mulher vivia com o tumor há pelo menos 5 anos e, segundo o cirurgião geral, Glaucio Boechat, que realizou o procedimento, deu entrada na unidade após sentir falta de ar. Ainda de acordo com o profissional, a paciente é de Volta Grande (MG), tem 45 anos, 1,53 metros de altura e estava pesando 150 kg. Após verificar o caso a equipe decidiu fazer uma internação de emergência.

Participaram da operação, que durou duas horas, dois residentes e uma instrumentadora, dois anestesistas e um residente de anestesia, três auxiliares de enfermagem, além do cirurgião. Uma biópsia do material retirado irá identificar onde o tumor teria iniciado. A paciente foi internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital. Ela está lúcida e estável. De acordo com o cirurgião responsável, ela já conversa e está respirando melhor, sem a ajuda de aparelhos.

G1