Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação no interior da Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou mais um Espaço Colaborar. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 17, de forma híbrida, contou com as presenças do diretor de Inovação e Inclusão da pasta, Paulo Santana, da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, e demais autoridades. Agora são 15 espaços entregues de um total de 26 previstos.

O ambiente, que, principalmente, beneficia os empreendedores da região, pode ser usado para discutir ideias, fazer encontros, reuniões, videoconferências, dentre outras ações. Em Juazeiro, o Espaço Colaborar fica localizado no centro da cidade, na rua Antônio Cursino. Diversos municípios do estado já tiveram seus espaços entregues pela Secti, como Salvador, Cruz das Almas, Alagoinhas, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, entre outras. A expectativa da secretaria é que Lauro de Freitas e Itapetinga sejam as próximas localidades a receberem o ambiente dinamizador.

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, é importante estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação local. “Essa é a 15º unidade que entregamos do Espaço Colaborar na Bahia, se integrando aos demais espaços já em funcionamento no estado, de forma a potencializar o empreendedorismo da região de Juazeiro. Sei que assim poderemos colher resultados como qualidade de vida, geração de renda, emprego e transformação da sociedade”.

O superintendente de Inovação da pasta, Agnaldo Freire, destaca como o lugar pode ser utilizado para promover a integração do ecossistema da região. “É um ambiente dinamizador de inovação e empreendedorismo. Temos certeza que um ecossistema pujante como o do Vale do São Francisco, em especial Juazeiro, vai trazer uma contribuição muito grande integrando os diversos atores como as universidades, institutos federais, escolas profissionais, o setor produtivo e a sociedade”.

ASCOM