Não é novidade para ninguém que as mulheres têm de lidar, todo mês, com a incômoda visita da menstruação. Muitas delas sofrem com a temida TPM (Tensão Pré-Menstrual). Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. Cólica, inchaço, ansiedade, tensão, irritabilidade, dificuldade para dormir e alterações de humor são alguns dos sintomas.

Por conta de tudo isso, o período menstrual pode desanimar a mulherada na hora de se movimentar. Especialistas alertam que para amenizar os sintomas que aparecem nesse período, uma das dicas é justamente fazer atividade física. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como caminhada, bicicleta, boxe e dança.

“A atividade aeróbica é mais indicada porque libera hormônios do bem-estar, como a dopamina e endorfina; e diminui os hormônios do estresse, como o cortisol”, explica Igor Castro, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Apesar de toda a interferência dos hormônios, o período menstrual não é motivo para a mulher deixar de treinar. Além de todos os benefícios, a perda de líquido e a ativação da circulação ajudam a diminuir o inchaço característico do período. Outros sintomas que são minimizados: dor de cabeça, irritação e cólica.

“No período menstrual, é ideal realizar exercícios de intensidade média. Mas vale ressaltar que cada mulher responde de forma diferente ao treino e intensidade. Algumas podem treinar em intensidade alta, já outras necessitam de treinos mais leves. O importante é que se sintam confortáveis no treino”, complementa o coordenador da Alpha Fitness.

Pipa Comunicação Integrada