O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, dia 13, e a ansiedade dos estudantes que pretendem fazer a prova não para de crescer. A pedagoga e professora do ecossistema Ânima Educação, do qual a UniFG faz parte, Ana Jacy Carneiro Leão Calasans explica que, faltando tão pouco para a prova, a melhor coisa a se fazer é revisar os conteúdos sem estudar profundamente.

“Estudar profundamente não dá mais, mas dar uma checada nos conteúdos que mais são sinalizados pelos professores, sim. Uma excelente estratégia é fazer umas questões de determinados conteúdos, como forma de fixar os assuntos”, explica a especialista.

Outro ponto importante que a professora levanta é que é preciso estar com a mente descansada na hora de estudar e de realizar a prova, então nada de perder noites ou se alimentar mal. “Dormir e se alimentar bem são pontos importantíssimos. Sempre que tenho oportunidade, oriento os alunos a desopilarem um pouco a mente… assistir algo interessante, sair um pouco… tudo isso revigora e reenergiza”, explica.

Como controlar a ansiedade?

Mais uma questão relevante sobre como controlar a ansiedade antes do Enem, é utilizar essa energia para planejar como será o dia da prova. Você pode montar um cronograma do que vai fazer no dia, o que vai comer e o que pretende levar.

Além disso, você pode preparar tudo que irá levar para o dia do Exame, como lanches, canetas pretas e separar a garrafa de água e outras coisas que achar necessário. Na hora da prova, Ana chama atenção ainda para as técnicas de respiração para acalmar e melhorar o desempenho na hora do exame.

“Já na hora da prova, uma boa dica é começar pelas questões mais fáceis, isso traz segurança e a sensação de que está dominado tudo… sem contar que as questões de menor dificuldade têm os maiores acertos, logo garante-se pontuações melhores”, completa a especialista da Ânima.

Por fim, é sempre importante dividir suas inseguranças e medos com pessoas de confiança. Assim, você não precisa saber como controlar a ansiedade antes do Enem sozinho, pois sempre pode pedir ajuda a seus familiares e amigos. Também é legal dividir experiências com pessoas que vão prestar o Exame ou já prestaram, pois elas entenderão melhor como você se sente.

FONTES: UniFG e Ânima Educação