Os próximos meses são marcados pelas provas dos principais vestibulares do país e, mesmo nesta reta final, ainda há muitas dúvidas entre os que estão se preparando para os testes. Pensando nos estudantes que devem encarar a segunda fase de provas, Écia Sales, coordenadora pedagógica da Luminova, rede de escolas do Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, esclarece pontos recorrentes para os candidatos, confira:

Organize um cronograma de estudos

Sabendo o que deve cair na prova, é hora de programar os horários de estudos: “É necessário prever quanto tempo por dia vai dedicar aos livros e ser disciplinado, cumprindo as horas estipuladas. O estudante pode, por exemplo, dividir as matérias por dias”, explica a coordenadora.

Dedicação

Se vai estudar sozinho ou durante as aulas de um cursinho pré-vestibular, não importa. O que conta é o nível de empenho: “Nas aulas, o ideal é que o estudante não falte e, em casa, se concentre para cumprir a rotina. Mesmo frequentando cursinho ou com um cronograma individual, alguns professores acham interessante o estudo em grupos, desde que exista uma organização”, esclarece.

Priorize as matérias que têm mais dúvidas

Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. “É importante listar os conteúdos mais complexos, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias”, informa.

Treine a redação

Outra possibilidade de treino é por meio das redações. O peso dessa etapa da prova em algumas seleções é muito grande, por isso, é preciso estar bem preparado. “O aluno precisa ver quais são as modalidades exigidas na prova que pretende fazer e testar suas argumentações”, alerta.

Cuide da saúde

Ninguém consegue se dar bem nos estudos se estiver doente, então, o cuidado com a saúde é outro aspecto fundamental. “Faça pausas, alimente-se bem e pratique atividades físicas. Tente relaxar e renovar os ares, sobretudo nos últimos dias, quando a tensão aumenta”, conclui a profissional.

Fonte: www.franquia.escolaluminova.com.br