Parte do acervo do Museu do Mar, que conta a história do velejador Aleixo Belov, chega ao Shopping Barra, no bairro do Chame-Chame, em Salvador. Localizado no Barra Gourmet do empreendimento, no piso L1, a exposição itinerante pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 23 de janeiro de 2023.

No local, baianos e turistas podem admirar imagens e objetos que mostram as aventuras do comandante pelos continentes, inclusive as três voltas ao mundo que ele realizou, em solitário, a bordo do veleiro Três Marias. A embarcação é a peça central do Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no largo do Santo Antônio Além do Carmo.

A mostra, que agora pode ser admirada por mais pessoas, brinda duas datas importantes: a de um ano do museu, comemorado em 1º de dezembro de 2022, e do aniversário de 80 anos de Belov, que será festejado no dia 9 deste mês.

Radicado na Bahia, o comandante ucraniano foi naturalizado brasileiro aos 24 anos e, desde sempre, leva o Brasil pelas suas viagens pelo mundo. Ele, inclusive, foi o primeiro velejador, com a bandeira brasileira, a fazer a temida travessia completa pela Passagem Noroeste. A viagem teve início em 5 de fevereiro de 2022 e foi concluída em 12 de novembro do mesmo ano, após percorrer, com sua equipe, 20.000 milhas náuticas.

Belov – que recebeu também o diploma da Marinha do Brasil por ter sido o primeiro navegador a dar, em solitário, uma volta ao mundo em veleiro de bandeira brasileira – possui título de Cidadão Soteropolitano e tem, no currículo, a marca de cinco voltas ao mundo a bordo das embarcações construídas pelo próprio comandante, além de outras viagens pelos continentes.

Museu do Mar

Situado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas por Aleixo Belov durante as viagens que ele fez ao redor do mundo. O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

ASCOM