A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou na tarde de quarta-feira, dia 4, 2 pássaros silvestres na BR-135, em Barreiras, no Oeste da Bahia. Durante abordagem a um Hyundai/Creta, emplacado em São Paulo, foram solicitados os documentos de todos os ocupantes do carro para uma fiscalização detalhada. Após uma vistoria no interior do Creta, foram encontrados 2 cardeais que estavam aprisionados em uma pequena caixa de madeira.

As aves eram transportadas de forma precária e em ambiente escuro sem água e ventilação. O motorista confirmou aos policiais que não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Ele disse também que saiu da cidade de São José do Piauí (PI) e tinha como destino o estado de São Paulo.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previstos na normativa. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do INEMA de Barreiras, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: PRF