Quando chegar o Carnaval, a Baía de Todos-os-Santos vai viajar. É que a segunda maior baía navegável vai ser tema do samba enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval de 2023. A terceira de samba mais antiga do Carnaval carioca escolheu contar no próximo ano a história de um dos principais pontos turísticos da Bahia. Em entrevista nesta quinta-feira, dia 06, contou os detalhes de como a Baía chegará no Rio de Janeiro.

“Tem quatro anos que eu tento fazer a Baía de Todos-os-Santos para ser reconhecida no mundo. Fui atrás, no Rio de Janeiro, bati na porta de várias escolas e a Unidos da Tijuca abraçou essa ideia”, explicou o presidente do Observatório da Baía de Todos-os-Santos, Moysés Cafezeiro, idealizador do projeto. A ideia é de que o enredo contemple e leve para a Marquês de Sapucaí a importância do cartão portal, seus 18 munícipios e 36 ilhas.

Entre os famosos portais da Bahia, vão virar carro alegórico, pontos como Farol da Barra, Elevador Lacerda. Ilha dos Frades e o Mercado Modelo. “Tudo que está sendo comprado para o desfile está sendo comprado aqui na Bahia, porque foi um acordo feito com eles para valorizar o artesanato do mundo. O que vai ser o samba a gente que é daqui conhece, mas o mundo não conhece”, defende Cafezeiro.

O samba enredo, que já está pronto, e deve começar a ser divulgado na TV aberta no próximo mês de novembro foi escolhido entre cerca de 30 composições, depois que equipes da escola estiveram no estado para uma visita. Agora, o projeto busca apoio financeiro para cumprir o acordo financeiro feito com a escola ao escolher o tema. O desfile da Unidos da Tijuca acontece em 19 de fevereiro de 2023 e está marcado para ás 01h45 da manhã. A apresentação será transmitida para 190 países e traduzida em 10 idiomas, levando ao mundo a Baía de Todos-os-Santos.

Redação: Metro1 | Reprodução: Rádio Metropole