Por Paula Moraes – Redatora Freelancer

A torcida é ponto fundamental para o futebol! E em tempos em que tudo é praticamente digital, é indispensável que os times tenham comunidades virtuais e se façam presentes nas mesmas. Algumas pesquisas colocam o Flamengo como o clube mais engajado e de presença nas redes sociais. 

Levando em consideração o mundo digital e a quantidade aproximada de pessoas, o time tem uma presença de aproximadamente 21,8%. Sendo seguido do Corinthians com 15,5% e do São Paulo com 8,2%. Ao longo desse conteúdo será possível entender melhor sobre esses times que mais se destacam. Fique de olho nessa bolada!

Futebol brasileiro e equilíbrio de times

A principal característica do futebol brasileiro sempre foi o equilíbrio entre os clubes, ou seja, nunca contou com protagonistas e favoritos fixos, como o que acontece na Europa. Entretanto, alguns times começam a apresentar potenciais mais elevados para que essa estatística mude no país. São os clubes que se destacam no quesito finanças. A possibilidade de diminuir as atividades e ocorrer investimentos apenas em um único elenco, ainda é assunto que demanda muita decisão.

2 times brasileiros com maior destaque nacional

Alguns times brasileiros se destacam mais do que os outros quando o assunto é o futebol nacional. Pensando nisso separamos dois que estão fazendo com que isso aconteça. Ressaltamos que se trata de uma projeção e que novas situações podem surgir com o passar do tempo e modificar esses destaques. Mas, os números mostram um futuro bem positivo para esses dois clubes, veja quais são eles:

#1 Flamengo

O time Rubro Negro é o grande destaque na lista. Atualmente o Flamengo está na final da Copa do Brasil e da Libertadores. Somando grandes disputas ao longo do seu repertório. Para a nação rubro-negra, os títulos do times são relíquias das disputas conquistadas e esses grandes momentos são eternizados no Museu do Flamengo na Gávea. 

No primeiro trimestre de 2019, o superávit do time carioca foi de quase R$44 milhões, números que nos ajudam a entender o potencial do time. Desde 2013 o Flamengo vem apostando forte nos campeonatos brasileiro, com isso ótimos resultados estão sendo colhidos. Junto a uma equipe competitiva e pronta para disputar os melhores jogos do mercado.

#2 Palmeiras

Considerado o segundo clube mais rico do Brasil, o Palmeiras vem investindo forte no elenco desde 2015. Com um patrocínio que beira os R$400 milhões, permite que o verdão tenha uma folha salarial bem recheada em relação aos demais adversários do Brasileirão. 

Conta essa que fez com que o time construísse o estádio Allianz Parque. Atualmente o time se transformou em uma enorme força do futebol nacional, aparecendo como favorito na maioria dos torneios. Deixando muitas vezes o Flamengo em segundo plano.

Times brasileiros e sua comunidade digital

De acordo com um estudo do Ibope Repucom, o volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes no primeiro semestre de 2022 foi de 31%. Sendo maior que no primeiro semestre de 2021. Esse dado mostra um reflexo da retomada do calendário regular das competições. 

Registrando de janeiro a junho de 2022 15,6 milhões de novas inscrições nas comunidades oficiais dos clubes. As redes apostam na publicação de informações sobre os jogos e novas contratações, se mostrando grandes aliadas na conversão de torcedores em sócios. Por exemplo, o Palmeiras registrou mais de 70% de aumento na base de sócios torcedores nos primeiros seis meses de 2022, tendo atualmente mais 77 mil sócios Avanti.

Ranking de times brasileiros e engajamentos nas redes sociais

Um estudo feito pelo site Olhar Digital, identificou o Flamengo como o clube do Brasil com a maior presença nas redes sociais. Esse levantamento considerou a soma total de seguidores nas contas oficiais dos 13 principais clubes do Brasil. As redes sociais foram o Facebook, Instagram e Twitter. A seguir, confira o ranking dos times brasileiros e seus seguidores nas plataformas digitais.

  • Flamengo – 36,3 milhões;
  • Corinthians – 24,8 milhões;
  • São Paulo – 15,2 milhões;
  • Palmeiras -11,6 milhões;
  • Grêmio – 8,2 milhões;
  • Atlético Mineiro – 7,8 milhões;
  • Santos – 7,8 milhões;
  • Cruzeiro – 7,4 milhões;
  •   Vasco da Gama – 7,4 milhões
  • 10º Internacional – 5,4 milhões;
  • 11º Fluminense – 3,4 milhões;
  • 12º Bahia – 3,4 milhões;
  • 13º Botafogo – 3,1 milhões.

Essas informações só nos mostram como as coisas mudaram principalmente a maneira com que o torcedor busca se informar sobre seu time do coração. Antes as contratações, datas de jogos e tudo o que acontecia com os clubes eram avisadas por rádios e jornais. Atualmente, basta um clique na rede e todas as informações estão na palma da mão e em tempo real.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer os novos torcedores da era digital e a interação com o futebol!