A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última segunda-feira, dia 2, o primeiro tratamento semanal para obesidade no Brasil. A semaglutida, que já era usada para o tratamento do diabetes, agora será disponibilizada para perda peso na dosagem de 2,4mg.

Chamada de Wegovy o tratamento consiste em uma injeção com um medicamento feito a base do Ozempic antes utilizado apenas para tratamento de diabetes tipo 2 no Brasil. Um estudo feito com o medicamento, e que contou com 4,5 mil participantes, mostrou resultados de perda de peso de 17%, em 68 semanas de tratamento.

Um em cada três pacientes do estudo perdeu 20% do peso corporal e 83,5% chegaram a uma redução de 5% ou mais, em comparação a 31,1% que utilizaram placebo. O medicamento demonstrou ainda melhora dos índices cardiometabólicos, como redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada, triglicérides e pressão arterial. Ainda não há previsão de quando o medicamento estará nas farmácias brasileiras nem qual será seu custo.

Metro1