Um novo ano começou e  trouxe com ele a oportunidade de recomeços e realizações. Esse é o momento de fazer planos e traçar novas metas, por isso nada melhor que um ambiente organizado e preparado para receber todas essas novidades. João Pedro Fidelis, responsável técnico da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial da América Latina, listou algumas dicas de como se organizar e preparar o lar para o ano que se inicia.

Limpeza especializada

A ajuda profissional para uma limpeza mais completa torna o processo mais eficiente. “Seja para limpeza de vidros, armários ou cômodos inteiros, a faxina profissional é mais eficiente. Por mais que haja uma rotina de limpeza semanal, investir em um serviço especializado para locais específicos é uma escolha inteligente para eliminar toda a sujeira acumulada”, diz Fidelis.

Passe para frente tudo aquilo que não te serve mais

Fica mais difícil manter um ambiente organizado quando ele apresenta uma série de objetos inúteis que só estão ali para fazer volume. O acúmulo de móveis e objetos pode apresentar uma sensação de desordem mesmo que tudo esteja em seu devido lugar. “Uma dica excelente para compor espaços mais elegantes e aconchegantes é se livrar de tudo aquilo que não tem mais serventia. Móveis que não são mais usados, por exemplo, podem ser vendidos ou doados. Neste período de planejamento para um novo ano, começar pelas doações é uma ótima escolha”, explica o responsável técnico.

Organize um cômodo de cada vez

Para que nada passe batido durante essa organização, a melhor saída é focar em um cômodo por vez. Uma lista com tudo que deve ser checado pode ser uma aliada neste momento, já que cada lugar da casa merece diferentes tipos de atenção. “Além de listar tudo vale dedicar um tempo específico para isso. Um dia por cômodo pode ser suficiente para que a atividade não se torne cansativa e o objetivo de organização seja concluído”, afirma Fidelis.

Lista de prioridades

Planos são ainda mais eficazes quando colocados no papel. “Pensar em tudo o que deseja organizar na casa de acordo com as necessidades e escrever uma lista pode ajudar muito. Traçar metas de organização, limpeza semanal de determinados cômodos, reparos e obras ou até mesmo aquisição de novos itens costuma surtir efeito e nortear corretamente para que as metas não fiquem só no papel”, completa o executivo.

Fonte: Maria Brasileira