O advogado baiano Gamil Föppel foi anunciado, na última segunda-feira (16), como o novo diretor jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, o também baiano Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Föppel já vinha atuando como assessor jurídico do presidente da CBF antes mesmo de sua eleição, em março de 2022.

Agora ele substituirá Samantha Mendes Longo, que ficou oito meses no cargo e saiu na semana passada. Além de Gamil, Ednaldo anunciou a chegada de outros dois novos diretores à entidade: Alcino Reis, como novo Secretário Geral da CBF, e Hélio Santos Menezes Júnior, que será responsável pela Diretoria de Governança e Conformidade. O cargo de secretário-geral da entidade, ocupado agora por Alcino Reis, estava vago desde a demissão de Edu Zebini, em meio a uma crise política em março do ano passado.

Já o cargo que será assumido agora por Helio Santos Menezes Junior também estava vago desde junho de 2022, quando André Megale deixou o cargo. Gamil Föppel é doutor em Direito Penal Econômico e mestre em Direito Público. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, onde leciona Direito Penal na graduação e mestrado. Já Helio Santos Menezes Júnior é graduado em Direito pela UFBA e foi o primeiro negro a presidir o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol na Bahia (TJDF-BA).

Metro1