Banhos curativos para prevenir e tratar doenças, água para combater a febre, faixa úmida para tratar desconfortos intestinais e diversos outras doenças, imersão em água quente e fria para tratar espasmos musculares e doenças reumáticas, banho de assento para patologias ginecológicas. Estes são só alguns exemplos do uso terapêutico da água, que será o tema central do Curso Hidroterapia. As aulas serão ministradas de forma remota pelo médico Aureo Augusto e pela enfermeira Maria Helena Santana, com quem partilha práticas de naturopatia no Vale do Capão, na Chapada Diamantina. “A hidroterapia pode ser usada em qualquer tipo de enfermidade. Seja qual for a questão de saúde que uma pessoa estiver enfrentando, ela sempre será beneficiada por este sistema terapêutico”, assegura Aureo Augusto, que há mais de quatro décadas dedica-se à promoção da saúde de forma natural.
Método terapêutico milenar, a Hidrotepia é um sistema terapêutico que usa a água como forma de cuidar da saúde. Menosprezada pelos acadêmicos, sobrevive na atualidade graças à sabedoria popular de benzedeiras, raizeiros, parteiras, pessoas idosas que guardam o que aprenderam com seus ancestrais, adeptos de religiões de matriz africana e também de estudiosos das práticas de medicina tradicionais. A Hidroterapia foi usada muito frequentemente por Hipócrates e seus discípulos e vem sendo utilizada nos dias de hoje, embora sem a devida atenção de quem se dedicada aos cuidados com a saúde. “Infelizmente, a maioria dos profissionais de saúde e a população desaprendeu o uso das terapêuticas populares, tais como, a fitoterapia (que o tratamento com as plantas medicinais), a geoterapia (que é o tratamento com argila), e a hidroterapia (tratamento com o uso da água)”, lamenta a enfermeira e naturopata Maria Helena Santana.
Com uma abordagem introdutória sobre a situação de saúde no mundo e destacando a importância das práticas naturais, o curso debaterá o organismo como ecossistema, o vitalismo, os conceitos da Hidroterapia e – o mais importante – resgatará práticas simples e eficazes para quem deseja aprender a utilizar a água de forma curativa. “Considerando-se que é isenta de efeitos colaterais, evidentemente quando feita de forma adequada e indicada, vai ser muito bom que a população tenha mais conhecimento da prática. Conhecendo o básico da metodologia e da maneira de usar, isso vai contribuir com a redução da procura dos postos e hospitais, melhorando assim as condições de atendimento nestes locais”, defende Aureo Augusto, com conhecimento de quem já atendeu muitos pacientes em situações que poderiam ser resolvidas em casa com a orientação adequada.
O curso será on-line, mas ministrado pelos dois profissionais em tempo real, com carga horária de 12 horas. Os encontros teóricos e práticos acontecerão através da plataforma Zoom, das 9 às 17 horas, nos dias 03 e 04 de fevereiro, sábado e domingo. “O curso não é só para profissionais de saúde. Podem participar todos que desejam adquirir conhecimento de como se cuidar ou cuidar do próximo de forma natural, simples e efetiva”, destaca Maria Helena Santana.
SERVIÇO:
O QUE? Curso Hidroterapia, com Dr. Aureo Augusto e Enfa. Maria Helena Santana
QUANDO? De 3 a 4 de fevereiro de 2024
ONDE? Remoto (via Zoom)
QUANTO? R$ 480,00 (com possibilidade de parcelamento no cartão de crédito)
COMO? Mais informações através do link ou do telefone (75) 99848-4520.
Texto: Fernanda Carvalho/ Frente & Verso Comunicação Integrada.



Arquivos pessoais
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Laila Brito-SDR
Foto: Letícia Oliveira
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Image by andrey_barsukov from Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem: Ellen Guimarães
Imagem de Engin Akyurt do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Video
Foto: PC
Foto: João Neto/ Pascom diocesana
Foto: Divulgação
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Nico Wall por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Video
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Arquivo Pessoal
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Divulgação
Video
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Edson Andrade
Image ilustrativa by TuendeBede from Pixabay
Imagem de Olya Adamovich do Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Arquivo pessoal
Imagem: Jair Medrado
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por OpenClipart-Vectors do Pixabay
Foto: André Fofano
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Illustrative Image by Gerd Altmann from Pixabay
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Ag. Brasil
Imagem de
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Imagem de Skeeze por Pixabay
Imagem de Memin Sito do Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de jun yang por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Divulgação
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
PM
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valentinaalemanno do Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Video
Foto ilustrativa de Amanda Chung
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto - Erlon Santos - Sepromi
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Aline Queiroz
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri