O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira, dia 9, no município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, kits produtivos, contendo insumos e equipamentos, para agricultores e agricultoras familiares do território de identidade Baixo Sul. A ação é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra).
Os kits produtivos são compostos por itens como calcário, gesso agrícola, e mudas de cacau, selecionadas pela Biofábrica da Bahia. Está incluída também a análise de solo, para que o manejo seja adequado, resultando na qualificação da produção e aumento da produtividade. Essas iniciativas são continuidade de uma ação que vem sendo desenvolvida desde 2019 e está beneficiando 2.400 famílias de agricultores familiares de municípios do Baixo Sul que integram o Ciapra, no âmbito do projeto Cacau Mais.
No Baixo Sul, o Governo do Estado, via SDR, está investindo mais de R$ 73 milhões. Os recursos são aplicados em uma diversidade de sistemas produtivos. Só no município de Ituberá estão sendo investidos R$ 7,5 milhões, em nove associações e cooperativas da agricultura familiar.
Cacau Mais
O Cacau Mais inclui o suporte de assistência técnica e extensão rural (Ater), serviço prestado por meio de 40 técnicos das prefeituras que integram o Ciapra. A ação conta com a participação da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e busca a renovação de áreas de cacaueiros em decadência produtiva, em propriedades da agricultura familiar, com a aplicação de novas técnicas de manejo, visando aumentar a produtividade média do cacau.
Sistema produtivo do guaraná fortalecido
Ainda em Ituberá, foi assinado um convênio entre a SDR, por meio do projeto Bahia Produtiva, e a Central Mata Atlântica. O objetivo é implantar uma agroindústria de beneficiamento de guaraná, com previsão de beneficiar 80 toneladas de guaraná por safra. Também serão beneficiados outros produtos como cacau, cravo, cupuaçu e urucum. A iniciativa beneficiará diretamente 100 agricultores familiares e indiretamente mais de cinco mil famílias em todo o Baixo Sul.
Mercado Municipal de Ituberá
A programação contou ainda com a visita técnica ao Mercado Municipal de Ituberá, que está sendo reformado e requalificado, para trazer mais conforto tanto para quem compra quanto para quem vende. O novo espaço deverá ser inaugurado até o próximo mês de julho. Foram visitados também a sede da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI) e o local onde será implantado um galpão para o beneficiamento de produtos como a amêndoa do cacau, da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), ambas de Ituberá.
O evento contou com a participação de representantes da agricultura familiar de diversos municípios do território Baixo Sul, além de prefeitos, representantes de Prefeituras e secretarias municipais de Agricultura e das Câmaras de Vereadores de municípios do Baixo Sul.
Bahia Produtiva
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR


Foto: SDR/CAR


Foto: Paulo Cesar Amaral 
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de bobbycrim por Pixabay
Foto: Mariana Guimarães
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti2