A participação das mulheres na agricultura familiar é cada vez mais presente na Bahia. Atualmente, são atendidas pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, mais de 5.400 mulheres. Uma dessas organizações é a Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes).
Em Valença, no território Baixo Sul, a cooperativa organiza a Feira da Agricultura Familiar todas às sextas-feiras das 6h às 10h, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). São, no total, 90 mulheres na cooperativa, que vendem uma variedade de hortifruti e outros produtos beneficiados como bolos, biscoitos e bananas chips, de itens produzidos nos quintais agroecológicos dessas mulheres.
Além das barracas da Feira e da estrutura entregues pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), desde o início da Feira, em 2014, as mulheres agora vão receber investimentos para os seus quintais produtivos, por meio Bahia Produtiva. O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR