Após permanecer quatro dias fora do ar, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil, afirmou, na tarde desta terça-feira (27), ter diagnosticado a causa do problema em seu sistema. Desde o último sábado (24), pesquisadores de todo o Brasil não conseguem acessar a Plataforma Lattes – Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes.
Por meio do perfil oficial no Twitter, o CNPq garante que procedimentos para a reparação já foram iniciados e que já dispõe de novos equipamentos de TI para que seja realizada a “migração” dos dados. Reforça que, “independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas” e que “não há perda de dados da Plataforma Lattes”.
Segundo o conselho, apesar do problema persistente, o pagamento das bolsas implementadas não será afetado. “Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados”, acrescenta.
Bahia Noticias