O prefeito de Salvador ACM Neto assinou na tarde desta quinta-feira (23), o decreto de retomada gradual das atividades econômicas estabelecendo a entrada da capital baiana de forma efetiva na Fase 1 nesta sexta-feira (24). Fica autorizada, neste caso, a reabertura dos shoppings centers, templos religiosos e comércio de rua acima de 200m². Nesta quinta-feira, a taxa de ocupação dos leitos na capital baiana foi de 73%, de acordo com o prefeito.
Conforme o protocolo estabelecido pela prefeitura de Salvador, as lojas do comércio de rua funcionarão das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira; os shopping das 12h às 20h, de segunda a sábado. Como regra geral, os comércios devem atender ao critério de uma pessoa a cada 9m², além da aferição de temperatura. No caso específico dos shopping centeres permanecem fora da escala de funcionamento as barbearias e salões de beleza sediadas nesses espaços, assim como as praças de alimentação, que funcionarão apenas na forma de delivery.
Os templos religiosos, por sua vez, poderão funcionar com a capacidade máxima de 20% de ocupação ou, no máximo, 50 pessoas. O funcionamento permitido é de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos sem restrição de horário.
O prefeito reforçou que a fiscalização continuará sendo feita e a partir de agora de maneira ainda mais enfática. Segundo ele, os estabelecimentos que descumprirem a regra estarão sujeitos ao pagamento de multa.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias