A segunda edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico com produções do Brasil, Angola e Cabo Verde, oferecerá uma programação presencial e on-line para o público adulto e infantil, em Salvador, entre os dias 16 e 29 de janeiro.

O festival será palco de diversas ações artísticas e educativas que promoverão a cena local e proporcionará um intercâmbio entre culturas lusófonas. O evento debaterá temas contemporâneos sob a ótica de diferentes culturas. Diversos artistas lusófonos farão apresentações cênicas, palestras, shows, rodas de conversa, leituras dramáticas, performances e oficinas durante o mês de janeiro.

Ganham os holofotes do festival a estreia da “Poeformance”, com Alex Simões e Antenor Cardoso, no dia 19 de janeiro, às 19h, e o espetáculo “Sankofa BeatKillin”, inspirado nas danças urbanas de diferentes países da África, como Costa do Marfim, Nigéria, Cabo Verde e África do Sul, que leva a sabedoria ancestral ao público no dia 21 de janeiro, às 20h. Ambas as atividades serão realizadas no Teatro Sesc Pelourinho.

O espetáculo inédito “Espontaneamente”, da Cia. de Teatro Improviso Salvador, dirigido por Daniela Chávez, será apresentado no Teatro Sesc Pelourinho nos dias 27 e 28 de janeiro, às 19h.

O show “Navegar é Preciso”, com Sandra Simões, Janaína Carvalho e Pedro de Rosa Morais, será uma das apresentações mais aguardadas pelo público do festival no dia 27 de janeiro, às 20h, na arena do Teatro Sesc Pelourinho.

Outro destaque é a Mostra Literária, que contará com mesas literárias, performances e contação de histórias para crianças no Teatro Sesc Pelourinho. O evento ainda reunirá diversos artistas consagrados, incluindo o poeta e escritor angolano Ondjaki, no dia 28 de janeiro, às 22h, na Casa da Mãe, no Rio Vermelho.

O projeto é assinado por Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro; João Guisande, da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador, com apoio da Associação Agroecológica Jaqueira, Casa da Mãe e Teatro Castro Alves, parceria da Biz Comunicação Integrada e Multi Planejamento Cultural e coprodução do Sesc Pelourinho.

Obedecendo aos decretos estaduais e aos protocolos de segurança, será obrigatório apresentar a carteira de vacinação e uso de máscaras para idosos, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades para ter acesso às atividades.

Serviço

Festival Lusoteropolitana

Data: 16 a 29 de janeiro

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia)

Vendas: Bilheteria do Teatro Sesc Pelourinho

ASCOM