Um incêndio vem destruindo a vegetação da Serra do Abiá, zona rural de Valença (BA). Na tarde deste domingo, dia 17, a moradora Delma Pereira falou que a situação vem se agravando e ficando perigoso e desgastante para os bombeiros e voluntários que estão há cinco dias tentando controlar as chamas. “O calor do fogo está estourando as pedras e quebrando galhos e árvores, sem contar a subida íngreme sem oferecer nenhum tipo de apoio e segurança”.

Ainda segundo Delma a comunidade que está sendo atingida está precisando de voluntários e ajuda em água potável, alimentos, lanches e sugestões de como conter esse fogo. “Precisaremos de ajuda para fazer arrasto para o fogo não passar para a Serra do lado (onde ficam as torres); e não passar para o outro lado da Serra”.

Delma pede ajuda as comunidades da Várzea, Agosto, KM 52, KM 55, Serra Grande, Formiga, Entroncamento de Valença, Tabuleiro, Bonfim, Derradeira, Serra do Abiá, as cidades de Valença e Presidente Tancredo Neves e a todas as pessoas que tenham a sensibilidade humana de ajudar.

Até o fechamento dessa matéria, na noite deste domingo (17), o fogo continuava na Serra do Abiá. “Os esforços não param, porém, não estão sendo suficientes. Não podemos desistir, a Mata Atlântica está gritando pela nossa união”, concluiu Delma.

Fonte: Tribuna do Recôncavo