Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Valença, no Baixo Sul da Bahia, membros do Projeto de Robótica da instituição, participaram da Semana de Computação – SEMCOMP 2019 da Universidade Federal da Bahia – UFBA, na qual obtiveram Medalha de Prata no Campeonato de Robótica.

O IFBA campus Valença possui um programa de robótica educativa há quase uma década. O grupo foi criado pelo Professor Dr. Eduardo Cambruzzi. Este programa envolve alunos de todos os cursos técnicos e superiores, porém, é mais evidente a participação de alunos dos cursos técnicos de informática. Nos últimos anos os alunos têm participado de competições estaduais e nacionais.

Em 2018, os alunos Américo Pestana, Jéssica Godinho e Everaldina Guimarães, do Ensino Médio Técnico, receberam medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Américo e Everaldina também receberam medalhas de ouro na etapa nacional desta Olímpiada, que aconteceu em João Pessoa na Paraíba.

As duas equipes de robótica formadas pelos alunos Jéssica Godinho, Danilo Prazeres, Américo Pestana, Diego Henrique Teles, Edmilson Viana de Santana, Caíque de Lima, Everaldina Guimarães e Luiz Eduardo, competiram com outras 15 equipes do Estado.

Além de participar de competições, o laboratório de robótica e os alunos que dele fazem parte, oferecem cursos de robótica e automação embarcada para alunos da comunidade e de escolas municipais.

Ao longo dos últimos anos a robótica educativa tem se tornado uma importante ferramenta de incentivo ao aprendizado e divulgação da ciência e tecnologia, sendo este um dos objetivos dos IFBA campus Valença, que ano após ano vem oferecendo cada vez mais cursos gratuitos e de qualidade para a comunidade valenciana e de toda a região, seja no nível técnico como no nível superior.

Informações: ASCOM/ IFBA