A Feira da Liderança Feminina, realizada pela Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), no Centro de Valença (BA), teve uma programação especial nesta sexta-feira, dia 14. Foram entregues pelo Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), às mulheres vinculadas à Coomafes, máquinas trituradoras de ração.
Os equipamentos vão ajudar no desenvolvimento dos quintais produtivos implantados pelo projeto da CAR, Bahia Produtiva, e contribuir com a criação de aves e de animais de pequeno porte. A produção é comercializada na Feira, que acontece todas as sextas-feiras, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Baixo Sul.
Durante a atividade, que contou com a participação de parceiros (as) da gestão estadual e municipal e em que foi oficializada a parceria da Coomafes com o programa do Estado, Bahia Sem Fome. Também foi entregue um veículo utilitário, que viabilizará a comercialização da produção dos grupos de mulheres que fazem parte da Coomafes.
O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que essa é mais uma ação de entrega para fortalecer os empreendimentos, nesse caso, em especial, liderados por mulheres, “para que possam melhorar a produção nos quintais produtivos e a comercialização desses produtos, nesse território que é rico em diversidade da agricultura familiar. Seguimos na articulação para continuar fortalecendo o empreendedorismo e os empreendimentos familiares femininos no Baixo Sul e em todo o estado”.
Para a agricultora Clara da Silva de Jesus, os investimentos da CAR possibilitaram novas perspectivas de renda e de qualidade de vida, a partir do seu quintal produtivo, onde pode produzir alimentos para a família e para comercializar, com melhores condições de trabalho. “Estou me sentindo muito feliz mesmo por ter conseguido esse equipamento e por fazer parte da Coomafes e do Bahia Produtiva”.
Só por meio do projeto Bahia Produtiva foram investidos recursos da ordem de R$ 371,6 na implantação de quintais produtivos com aviários, sistema de irrigação, incluindo aquisição de máquinas e equipamentos. Entre os investimentos feitos pelo Governo do Estado, via CAR, estão ainda a entrega de 20 barracas de feira padronizadas e ações de formação.
Francildes dos Santos Souza, que é técnica agrícola e responsável pela parte de comercialização do espaço colaborativo da cooperativa, destacou o quanto o veículo vai contribuir com esse trabalho. “Hoje tivemos a surpresa da chegada desse veículo que vai ajudar nos trabalhos da Coomafes, nas entregas dos produtos, porque o nosso depósito fica distante. Vai agilizar o nosso trabalho e vamos deixar o nosso cliente mais satisfeito. Estamos muito felizes com essa conquista”.
Aprimoramento
A Coomafes também está desenvolvendo o Projeto Cooperativismo e Comercialização: Aprimoramento do trabalho feminino para geração de renda, que conta com o apoio CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Políticas para Mulheres. As secretarias são parcerias na execução de Edital voltado para empreendimentos Econômicos Liderados por Mulheres na Bahia. Entre as ações previstas estão a aquisição de equipamentos e a melhoria das embalagens dos produtos.
Sobre a Feira
Quem visita a feira, que acontece todas as sextas-feiras, das 6h às 10h30, tem a oportunidade de levar para casa uma diversidade de produtos, que inclui hortaliças, frutas, raízes, bolos, beijus, doces, ervas medicinais e muito mais.
ASCOM
Foto: SDR/CAR








Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Cleomário Alves/SJDH
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
Image by Adriano Gadini from Pixabay
PM
Imagem ilustrativa gerada por IA
Reprodução - Tino Alves
Imagem gerada por IA
Imagem ilustrativa gerada por IA
Video 
Fotos: André Frutuôso
Foto: Elisabeth Guerra
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por Inteligência Artificial
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil
Imagem de
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de skeeze por Pixabay
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Arquivo Pessoal
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: PM
Arte ilustrativa criada por IA
Foto: Jackson Santos
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arte ilustrativa criada por IA
Reprodução/ Vídeo
Foto: PASCOM
Arquivo Pessoal
Foto: Telma Galino
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Ney Santos
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Dandara Melo Saeb | GOVBA
Arte ilustrativa / IA
Foto: Douglas Amaral
Foto: Amo Animais
Imagem gerada por IA
Imagem ilustrativa gerada por IA
Arte: Tribuna do Recôncavo
Image by Michal Jarmoluk from Pixabay
Image by Kaufdex from Pixabay
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Foto: Klebe Lobo - Equipe Fred Pontes
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação 
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Adelson Menezes