Dois anos após o crime, chegou ao fim o julgamento do empresário André de Camargo Aranha, denunciado por estupro pela promoter Mariana Ferrer, de 23 anos. Com o recurso de “estupro culposo”, o acusado foi considerado inocente. A decisão foi proferida em setembro deste ano, no entanto, ganhou as redes sociais após imagens da audiência serem divulgadas nesta terça-feira (03), pelo The Intercept Brasil. O crime aconteceu em 2018, durante uma festa no Café de La Musique Floripa, em Florianópolis, Santa Catarina.
O promotor responsável pelo caso, Thiago Carriço de Oliveira, alegou que o empresário não tinha como saber que Mariana não estava em condições de consentir com o ato sexual, sendo assim, ele teria cometido “estupro culposo”. Como o suposto “crime” não é previsto por lei e não há possibilidade de condenar quem cometeu um crime que não existe, o juiz decidiu absolver Aranha.
Imagens do julgamento mostram que Mariana ainda foi vítima de humilhações por parte do advogado do empresário, Cláudio Gastão da Rosa Filho. Ele chegou a apresentar cópias de fotos sensuais que foram feitas pela jovem quando ela trabalhava como modelo profissional. De acordo com ele, as imagens reforçariam o argumento de que o estupro tinha sido, na verdade, um ato consensual.
O advogado ainda tratou as imagens da vítima como “ginecológicas”, alegou que “jamais teria uma filha” do “nível” da influencer e ainda a repreendeu por chorar durante a sessão. “Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo”, disse. A fala foi rebatida por Mariana, que chegou a implorar por respeito ao juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis.
“Excelentíssimo, eu tô implorando por respeito, nem os acusados são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é isso?”, afirmou.
O caso
Em maio do ano passado, Mariana Ferrer utilizou as redes sociais para denunciar o estupro que sofreu no clube de alta classe Café de La Musique Floripa, em Florianópolis, Santa Catarina. O crime ocorreu em dezembro de 2018, mas a vítima decidiu se pronunciar para o caso ganhar visibilidade, mesmo o processo tendo corrido em segredo de justiça.
No relato, a influencer contou que foi deixada no local por algumas amigas. Segundo ela, as jovens se recusaram a voltar para busca-la, mesmo ela tendo avisado em mensagens que estava com medo e correndo perigo.
Após ser vítima do ataque sexual, Mariana conseguiu chegar em casa, ainda sob efeito de uma substância que teria sido utilizada para dopá-la. Ao chegar, a mãe tirou a roupa dela e descobriu que ela estava suja de sangue e esperma. A vítima conta que era virgem quando foi abusada sexualmente. Ela tinha 21 anos na época.
Revolta
A decisão proferida a favor do acusado gerou revolta na internet nesta terça. Movimentos sociais, clubes de futebol, famosos e internautas se posicionaram contra a absolvição de aranha. As atrizes Paolla Oliveira e Monica Iozzi, e a jornalista Ana Paula Araújo foram algumas das mulheres que criticaram a decisão.
Quem também se pronunciou foram os times de futebol. Nas redes sociais, Internacional, Fluminense, Cruzeiro, CSA, América, Atlético, Goiás Esporte Clube e Sport Club do Recife saíram em defesa de Mariana.
No Twitter, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, tratou as cenas da audiência como “estarrecedoras”. “O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram”, escreveu.
Na Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou a abertura de um procedimento preliminar para investigar a conduta do juiz Rudson Marcos, durante a audiência do caso Mariana Ferrer. A decisão foi tomada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, após pedido do conselheiro do CNJ, Henrique Ávila.
“As chocantes imagens do vídeo mostram o que equivale a uma sessão de tortura psicológica no curso de uma solenidade processual. (…) Causa-nos espécie que a humilhação a que a vítima é submetida pelo advogado do réu ocorre sem que o juiz que preside o ato tome qualquer providência para cessar as investidas contra a depoente. O magistrado, ao não intervir, aquiesce com a violência cometida contra quem já teria sofrido repugnante abuso sexual. A vítima, ao clamar pela intervenção do magistrado, afirma, com razão, que o tratamento a ela oferecido não é digno nem aos acusados de crimes hediondos”, afirmou o conselheiro em ofício enviado à Corregedoria.
Nas ruas
Os protestos contra a decisão não se limitam apenas às redes sociais. No final de semana, movimentos a favor de Mariana vão sair às ruas contra a absolvição de Aranha. Em Salvador, um protesto está marcado para acontecer no sábado (07), em frente à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), no Dois de Julho, às 15h.
Uma das organizadoras da manifestação, a bióloga Savitri Almeida, de 28 anos, afirmou que a decisão é perigosa para todas as mulheres, uma vez que outros agressores podem tentar utilizar o mesmo recurso de “estupro culposo” para serem inocentados das acusações.
“Eles passaram por cima das leis para poder isentar esse cara, que é branco e rico, então ele tem poder, justamente para poder livrar ele do crime de estupro. Isso é terrivelmente perigoso para todas nós, porque isso abre um precedente para que outros casos também utilizem desse recurso para que não sejam incriminados. Então, nos mulheres precisamos nos manifestar, nós precisamos fazer barulho. Nós não vamos no calar, não vamos admitir esse tipo de situação contra as mulheres. Nós já temos tantas coisas contra a gente. Quando a gente vai fazer uma denuncia são tantas pessoas contra a gente, para isso acontecer?”, questionou.
Outras manifestações foram confirmadas em Brasília, no sábado, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, todas no domingo. Outros protestos terão data e local divulgados durante a semana.
Reportagem e redação: Bahia.ba


Na foto, Mariana Ferrer | Rede Social

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay 
Imagem ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay 
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
PM
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valentinaalemanno do Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Video
Foto ilustrativa de Amanda Chung
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto - Erlon Santos - Sepromi
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Aline Queiroz
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: João Araújo
Foto _ Ianca Rocha.jpg
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luís Capellão
Imagem ilustrativa by HeungSoon from Pixabay
Imagem de pasja1000 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Foto: André Futuôso - Ascom/CAR
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
PM
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Lívia Villas Boas / CBF
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Foto: Arquivo Pesssoal
Imagem de Laura Artal por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
PM
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem Ilustrativa | Foto: lil_foot/ Pixabay
Foto: Milena Monteiro - Secti BA
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de spoiu23 por Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: André Fofano
Foto: André Frutuôso
Imagem ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
PRF
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Colin Behrens por Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Thomas G. de Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia