A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) irá entrar com representação contra o vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriota), do município de Caxias do Sul, junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual. O órgão pretende também dar entrada numa ação indenizatória de reparação, de natureza compensatória, por dano moral.

A procuradoria foi acionada pelo governador Jerônimo Rodrigues que emitiu repúdio ao pronunciamento do parlamentar. Na terça-feira, dia 28, o vereador ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores da cidade gaúcha e destilou diversos preconceitos contra o povo da Bahia, ao comentar a descoberta da exploração de trabalho análogo à escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul.

O parlamentar pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia e afirmou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”. A situação ocorreu na última sexta (24), quando uma operação da Polícia Rodoviária Federal resgatou centenas de trabalhadores que estavam sendo explorados nas vinícolas. A imensa maioria das vítimas era oriunda da Bahia.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias