Foi concluída neste domingo 25 de maio, a I FLITAN – Feira Literária e Cultural de Presidente Tancredo Neves que teve início no dia 22, com curadoria da escritora Luzitânia Silva e organização da Associação de Mulheres LIBERINAS através do Projeto contemplado pelo Edital de apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários, Bahia Literária.
A homenageada da FLITAN foi Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora e poetisa que viveu na favela do Canindé em São Paulo, sustentando a sua família como catadora de papéis, cuja voz ecoou por justiça e dignidade através dos seus escritos de resistência, destacando-se dentre estes a obra QUARTO DE DESPEJO – DIÁRIO DE UMA FAVELADA.
Uma diversificada e vasta Programação composta por Roda de conversa com escritores, lançamentos de livros, apresentações culturais, oficinas e palestras temáticas, exposição de produtos da culinária local e artesanais, contação de histórias, atividades inclusivas, desfiles temáticos, estandes com produções literárias de alunos, dentre outras atividades, integraram o evento.
Autoridades, estudantes, professores, escritores, leitores, artistas de diversas áreas, visitantes e a população em geral prestigiaram a FLITAN durante os quatros dias de evento, promovendo um grande interação literocultural.
A poeta, escritora e colunista do TRIBUNA DO RECÔNCAVO Maria do Carmo Silva participou da FLITAN apresentando o seu novo livro em lançamento COLHEITAS ANCESTRAIS & PRIMAVERAS composto por textos poéticos, que conduz os leitores a reflexão acerca de questões humanas, naturais, sociais, raciais, culturais, ressaltando a força da ancestralidade que fortalece nossa existência e nossas vivências. As poesias que integram este livro são pautadas nas memórias do passado, nos acontecimentos da atualidade, expressando o desejo de um futuro promissor.
Os escritores Aurineide Thethê e José Boa Morte, editor da Revista cultural ARTPOESIA também expuseram suas produções literárias. A escritora Luzitânia Silva, curadora da FLITAN e fundadora da Associação MULHERES LIBERINAS, fez o lançamento de mais uma obra literária ‘UM BILHETE PARA SEUL’.
Matéria: Maria do Carmo Silva