No evento de lançamento da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, em Salvador, nesta quinta (31), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou para um auditório lotado sobre o carinho que tem pelo povo baiano. O presidente disse ter se surpreendido com o tamanho do evento e com a animação do público e destacou que Jerônimo, por sua trajetória, já é um herói do sertão.
“Quando fui avisado que deveria vir à Bahia para fazer a apresentação do companheiro Jerônimo, eu pensei que era aquele herói da televisão, Jerônimo, o herói do sertão. Quando eu cheguei aqui, descobri que era o secretário da Educação. Mas o cara que nasceu na cidade de Aiquara e vai ser candidato a governador da Bahia é um verdadeiro herói do sertão, porque conseguiu ultrapassar todas as barreiras”, brincou Lula, exibindo seu carinho pela alegria e pelo jeito baiano.
“Vocês outra vez me surpreenderam”, disse. “Eu gosto tanto da Bahia que eu desconfio que em alguma encarnação eu nasci na Bahia. Porque o carinho que vocês têm comigo é um carinho excepcional, assim como o carinho que eu tenho por vocês, a alegria, o jeito bonito de vocês falarem, o jeito bonito de vocês cantarem, as coisas que vocês falam. Eu quero dizer para vocês que a Bahia vai continuar sendo governada por gente decente”.
Em seu discurso, o ex-presidente reforçou que a fórmula para a recuperação do país passa pela inclusão dos mais pobres nas políticas públicas e deu um conselho para Jerônimo.
“Você não deixe o pobre por último no orçamento, porque se você for fazer o orçamento e atender todo mundo para deixar o pobre para o fim, quando chegar no pobre não tem mais dinheiro. Então, comece priorizando as pessoas mais necessitadas. Quem precisa do Estado não é o rico, são os pobres. Quando o pobre precisa de 10 reais, eles dizem que é gasto, quando o rico precisa de 1 bilhão, eles dizem que é investimento”, declarou, dando um recado para o atual governo: “se não sabe governar, pede para ir no banheiro e não volta mais, deixa quem sabe governar”.
Em um tom mais sério, ele falou dos desafios que a campanha irá enfrentar, mesmo com 16 anos de governos do PT na Bahia e com a alta popularidade do governador Rui Costa. “Se prepare, se você, Jerônimo, pensa que é moleza, não vai ser. Tem que estar de cabeça erguida, acreditar nesse povo para ganhar a batalha”, ressaltou.
Coordenador dos programas de governo de Costa desde 2014, Jerônimo Rodrigues defendeu o legado dos governos petistas na Bahia. “Vamos defender os sonhos de 15 milhões de baianos e baianas. Nossos sonhos não podem andar para trás. Vamos vencer o ódio e o atraso”, afirmou o pré-candidato.
No evento, além de Jerônimo Rodrigues, também foi confirmado o nome do pré-candidato a vice-governador: Geraldo Júnior, atual presidente da Câmara dos Vereadores de Salvador. O senador Otto Alencar (PSD-BA) é pré-candidato à reeleição na coligação formalizada entre PT, PSD, PSB, PV, PC do B e MDB.
Legado na Bahia
Emocionado, o governador Rui Costa falou sobre os desafios e o apoio de seu antecessor, o senador e ex-governador Jaques Wagner. “Sete anos atrás, você me pediu ‘siga e faça mais do que eu consegui fazer’, foi o que tentei. Temos que mostrar ao Brasil que este estado faz uma política de pé no chão, com humildade para dar oportunidade a todos”, destacou.
Para, Jaques Wagner, a tarefa de reconstruir o Brasil após o governo desastroso de Jair Bolsonaro é um trabalho que precisará ser feito por todos. “O Brasil vem sendo desmontado há 3 anos e meio, com pobreza, fome, inflação. A imagem do Brasil lá fora jogada na lata do lixo. Essa eleição não vai ser com a de 2018, não vai ser presidida pelo ódio, essa eleição vai ser presidida pela esperança, pela prosperidade. Nós acabamos com a tirania e não queremos a volta dela”, disse em seu discurso. “Vamos precisar muito da nossa militância”.
O senador Otto Alencar disse que cumpriu todos os compromissos no seu mandato e destacou que lutou contra as reformas que penalizaram o trabalhador. “Enfrentamos dificuldades, como o golpe que foi dado contra a presidente Dilma. Tivemos o golpe, mas não me tirou o norte de trabalhar e tenho orgulho de dizer, como senador, que lutei contra a reforma da Previdência que penalizou o trabalhador, lutamos, oferecemos emendas. Também contra a reforma trabalhista que precisa ser revista em vários pontos, como o trabalho intermitente que penaliza. A democracia é meu partido, a Constituição é meu respeito”, discursou o senador Otto.
ASCOM

Foto: Divulgação












Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Fabricio Macedo Fabrício do Pixabay
Imagem ilustrativa do KM 37 na Serra do Frio | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michael Schwarzenberger do Pixabay
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem de khamkhor por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de ivabalk por Pixabay
Imagem de Липцо Козерога do Pixabay
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Steve Buissinne from Pixabay


Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Video/ Bahia Noticias e Salvador FM
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de intographics por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Image by tomwieden from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video



Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de musiking por Pixabay

Foto: Tribuna do Recôncavo | Imagem Ilustrativa
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay