A cidade de Itaparica realiza pelo segundo ano uma programação especial para baianos e turistas durante as comemorações pela Semana Santa 2023. As festividades foram iniciadas na última sexta-feira, dia 24, com a inauguração da Casa da Páscoa, e segue até 9 de abril com uma agenda artística e cultural para todas as idades, incluindo espetáculo de encenação da Paixão de Cristo e shows dos artistas Sandra de Sá, Sergio Loroza e Jeanne Lima. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Itaparica com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Com cenário recheado de ovos decorados e cheirinho de chocolate, a Casa da Páscoa já é um sucesso entre os visitantes. No espaço, as crianças são recepcionadas pelos personagens da Trupe da Páscoa e participam de atividades lúdicas com pinturas e brincadeiras. Na área externa, o jardim do “Senhor Coelho” possui uma cenografia temática com a presença de coelhinhos de verdade, que encantam e oferecem uma experiência única aos visitantes. A Casa da Páscoa funciona no Salão Tupinambá da Secretaria de Turismo do Município, na praça Manoel Silvino dos Reis. O local está aberto para visitação das escolas e do público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h e aos sábados das 15h às 21h.
O ponto alto da programação da Semana Santa de Itaparica acontece no Sábado de Aleluia, dia 8. Para a criançada, o destaque será a tradicional brincadeira de caça aos ovos, com o comando do recreador infantil Tio Pimenta, na Casa da Páscoa, às 15h. Já as apresentações artísticas e culturais movimentam e animam a Praça da Quitanda, no centro da cidade, a partir das 20h30.
A primeira apresentação será do espetáculo “A Paixão de Cristo – Uma história de Amor”, estreando na Bahia uma montagem com esse cunho realizada apenas por bailarinos, com destaque para representação de um Jesus negro. Unindo dança e dramaticidade, serão 13 atos, com duração total de 30 minutos, que contam a história de vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e os acontecimentos que marcaram a formação de toda humanidade segundo os costumes e preceitos da fé cristã. O espetáculo é assinado pela Cia. Tradições e traz no elenco 35 profissionais, com direção de Denys Silva e assistência e coreografia de Sivaldo Tavares.
Às 21h30, a cantora Sandra de Sá, dona de uma voz marcante e de hits como “Joga Fora no Lixo” e “Olhos Coloridos”, sobe ao palco para fazer uma dobradinha com o cantor, ator e compositor Sérgio Loroza. No show, os artistas prometem transformar Itaparica em uma verdadeira festa, passeando por ritmos da MPB, Soul, Funk e Samba. A cantora Jeanne Lima, ex-Integrante da banda de forró Limão com Mel fecha a noite com show dançante que inclui vários sucessos, regravações e canções autorais, às 23h30.
No Domingo de Páscoa, dia 9, a diversão é da criançada. A Prefeitura de Itaparica realiza a distribuição de 500 ovos da Páscoa, para crianças de até 12 anos, através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social, Agricultura e Pesca e Secretaria de Educação. Para fechar com chave de ouro, o grupo infantil Gato Multicores se apresenta na Praça da Quitanda, às 18h.
Segundo o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, a realização, pelo segundo ano, de uma programação ampla durante a Semana Santa tem o objetivo de promover uma festa para as famílias e intensificar o fluxo de turistas na cidade durante o período. “A Semana Santa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. Nossa intenção é oportunizar uma festa para toda a família neste momento de reflexão, fomentando também a geração de renda e o turismo para a nossa cidade”, afirma.
ATRAÇÕES MUSICAIS:
Sandra de Sá
Dona de uma personalidade marcante e um timbre de voz singular, Sandra Sá interpreta canções que se tornaram verdadeiros hits da nossa música e não só fazem parte da sua identidade como também contam um pouco da realidade vivida, com uma visão alegre e otimista. No show, a artista toca todos os ritmos, com MPB, Soul, Samba ao Funk. No repertório, clássicos como “Retratos e Canções”, “Vale Tudo”, “Joga Fora”, “Bye Bye tristeza” e “Olhos Coloridos”.
Sérgio Loroza
O cantor, ator e compositor Sérgio Loroza promove uma verdadeira festa, levando o Baile do Loroza para as principais casas de show do Brasil e exterior. Com muita animação, o artista interpreta sucessos de vários gêneros musicais no ritmo do samba. O cantor traz no repertório canções como “O que é o que é?”, “A Novidade”, “Pescador de Ilusões”, “Taj Mahal” e “Descobridor dos Sete Mares”, além de sambas-enredo das escolas de samba de Madureira, bairro onde Loroza nasceu e foi criado. Também fazem parte do set list as autorais “É, Nóis”, “Moprê” (feat. Doralyce) e “O Afronauta”, composição feita pelo artista durante o período em que participou como astronauta da primeira temporada do “The Masked Singer Brasil” e que foi lançada logo após sua saída do programa.
Jeanne Lima
Ex-cantora da banda de forró Limão com Mel, Jeanne Lima recebeu o título de melhor cantora de forró em 2008 e foi a responsável por emplacar grandes sucessos, como “A Princesa e o Plebeu”, “Din Din Don”, “Ladainha”, “Tô Fora”, entre outros. Em 2015, partiu para carreira solo, resultando na gravação de cinco CDs, incluindo regravações e canções autorais. Em 2020, lançou o projeto “Xote das Meninas”, em homenagem a grandes cantoras/intérpretes da música popular brasileira. Neste mês de março, ela lançou seu primeiro projeto audiovisual em carreira solo intitulado ”Simplesmente Jeanne Lima”, com 10 canções, incluindo a regravação do hit “Onde Deus Possa Me Ouvir”, sucesso consagrado na voz do saudoso Vander Lee.
SERVIÇO:
24/03 a 9/4 – Casa da Páscoa
Local: Salão tupinambá da Secretaria de Turismo do Município, na praça Manoel Silvino dos Reis.
Horário: Segunda a sexta das 9h30 às 17h e aos sábados das 15h às 21h.
8/4 – Sábado de Aleluia
15h Caça aos ovos
Local: Casa da Páscoa
Shows Praça da Quitanda:
20:30 – Ballet Cia Tradições – Encenação da Paixão de Cristo
21:30 – Sandra de Sá e Sergio Loroza
23:30 – Jeanne Lima
9/4 – Domingo de Páscoa
Distribuição de Ovos de Páscoa
Local: Casa da Páscoa
18h – Grupo infantil Gato Multicores
Local: Praça da Quitanda
ASCOM
Casa da Páscoa - Crédito: Jean Pereira









Imagem ilustrativa de uma bola de futebol em campo durante partida em estádio
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Skeeze from Pixabay
Helbert, conhecido como Bob, morava no bairro Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus.
Imagem criada por IA
Registro de Augusto Junior, morador de Valença, no Baixo Sul da Bahia.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem gerada por IA
Psicólogo Jorge Soares apresenta a obra "O Homem e Seus Feitos: Para Humanizar-se ao Longo da História". Foto: Divulgação.
Descrição:
Imagem de Michael Wedermann por Pixabay
Força-tarefa com cerca de 20 homens resgatou um boi que caiu em um poço na localidade do Lajedo Batista, em Elísio Medrado. Reprodução/Recôncavo no Ar.
Aline morreu após sofrer um grave acidente e permanecer internada no HRSAJ. Foto: Saj Sem Filtro.
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Agência Dudes – Júnior Simas
Reprodução/Band RN | Cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina, morreu aos 42 anos.
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de torcedor acompanhando uma partida de futebol pela televisão.
Fotos: Divulgação | Carmem Sabin e Neto exibem peças da SABIN.ARTES que representarão a Bahia na 26ª Fenearte, em Olinda (PE).
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Ádila Raira retorna ao comando da Superintendência de Atendimento Municipal (SAM) de Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo Pessoal.
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Reprodução/Vídeo: Jessica Ketlin. Deputados Robinson Almeida e Zé Neto durante agenda que marcou a entrega de ambulância do SAMU e micro-ônibus TFD para Santo Antônio de Jesus.
Imagem Ilustrativa de Dean Moriarty por Pixabay
Portal de entrada do São Pedro da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus. Foto: Luciano Almeida.
Crédito: Lucas Batista
Ditinho da AviVip, Jordávio Ramos, Neto Caroba e vereadores durante agenda política em Presidente Tancredo Neves. Foto: Divulgação.
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
A festa de São Pedro de São Miguel das Matas acontece nesta quarta-feira (1º), a partir das 19h, na Praça Maria Madalena, com shows de Devinho Novaes, Neguinho da Pegada, Virgílio Forrozeiro e É o MT.
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Divulgação
Imagem de
Ilustração representa as previsões astrológicas para os signos do zodíaco em julho de 2026.
Danniel Vieira se apresenta em Amargosa e Salvador neste fim de semana. Foto: Gabriel Lordelo.
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Ditinho da AviVip durante cerimônia em Catu, onde recebeu o título de cidadão catuense.
Ditinho da AviVip ao lado do vereador Genivaldo Souza, de Camamu, durante encontro divulgado nas redes sociais.
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
ACM Neto, Ditinho da AviVip e o prefeito Genival Deolino durante agenda realizada em Santo Antônio de Jesus.
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Ditinho da AviVip e Binho de Mota participaram da Cruzada de Fé e Milagres, realizada no Centro de Convenções de Salvador, com a presença do Apóstolo Valdemiro Santiago.
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
VW SpaceFox foi tomado de assalto na região da Areia Fina, zona rural de São Miguel das Matas, na tarde desta segunda-feira (29).
Imagem de Yotsapat Sintoosing por Pixabay
Ilustração representando oportunidades de publicidade, guest posts e banners no Tribuna do Recôncavo.
Unidade de beneficiamento de pescado entregue em Plataforma, Salvador. Foto: Rebeca Falcão/Seagri.
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Moondance por Pixabay
Foto: Fábio Cruz/ Recôncavo no Ar
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Jan Vašek de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa. Foto: Tumisu/Pixabay.
Imagem ilustrativa de trabalhadores em atividade de reposição de mercadorias em ambiente de loja
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Bruno e Marrone se apresentam no São João de Santo Antônio de Jesus 2026. Crédito: Ananias Barreto.
José Jorge de Souza faleceu aos 64 anos em Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo da família.
Imagem de uma mulher em um estádio durante uma partida de futebol.
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto Abda Carvalho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa sobre o crescimento do fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia em voos domésticos e internacionais entre janeiro e maio de 2026, segundo dados da Anac. Foto: Ascom/Setur-BA.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Foto: Douglas Amaral
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Viny tinha 18 anos, morava na zona rural de Santo Antônio de Jesus e morreu após um acidente na BR-420, em Laje.
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Imagem Ilustrativa | Foto: PMBA
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de ivabalk por Pixabay