Itamaraju: Homem diz que matou adolescente por influência de espíritos

Itamaraju: Homem diz que matou adolescente por influência de espíritos - itamaraju, destaque, bahiaFoto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

O acusado de matar um adolescente de 15 anos com golpes de faca foi preso na última segunda-feira, dia 10, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Nesta quarta-feira, dia 12, a Polícia Civil informou que, em depoimento, o homem disse ter cometido o crime por influência de espíritos.

O crime ocorreu na última sexta-feira, dia 07. A vítima, identificada como Alisson Jesus, foi atacada enquanto andava em uma via pública da cidade. O suspeito também afirmou à polícia que os espíritos o incentivaram a atacar o adolescente.

Ainda conforme as investigações, o homem tem u histórico de agressões e já havia sido preso em 2020 pelo crime de lesão corporal em contexto de violência doméstica. O suspeito será encaminhado ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde ficará à disposição da Justiça.

Redação: Bahia Noticias | Informações: G1/ Bahia

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Alagoinhas: SAC oferece atendimento gratuito nestas quinta e sexta

Alagoinhas: SAC oferece atendimento gratuito nestas quinta e sexta - bahia, alagoinhasFoto: Alberto Coutinho/ GOVBA

O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Alagoinhas (BA), a 108 km de Salvador. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, atendimento Procon e divulgação de ações, apoio, orientação e informações de órgãos que prestam serviços a mulheres pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM); além de recadastramento para aposentados e pensionistas do Estado e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A equipe do SAC Itinerante está em uma estrutura montada no Estádio Carneirão, e o atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, na quinta (22) e sexta-feira (23). A ação do SAC Itinerante faz parte do projeto Saúde Mais Perto, promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento ou estado civil original e o número do CPF.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). (mais…)

Terreiros de candomblé são recuperados para estimular turismo religioso de matriz africana

Terreiros de candomblé são recuperados para estimular turismo religioso de matriz africana - bahiaFoto: Tatiana Azeviche SeturBA

A ordem de serviço para a recuperação de nove terreiros de candomblé, em Salvador; e um templo, em Camaçari, foi assinada, nesta terça-feira, dia 20, pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com a presença de lideranças do povo de santo. Serão investidos R$ 268,5 mil nas obras, que integram as ações do projeto Agô Bahia, voltado para o incremento do turismo religioso de matriz africana. Durante o ato, foram entregues certificados de capacitação a integrantes dos templos beneficiados, que participaram de cursos da Setur-BA sobre atendimento turístico.

Para a iyakekerê do Terreiro do Gantois, Ângela Ferreira, “essa iniciativa é uma vitória da comunidade de santo, um reconhecimento do nosso potencial religioso, espiritual e cultural, que vai nos ajudar na manutenção da nossa casa, que recebe milhares de turistas todos os anos”.

“É muito bom quando o governo se preocupa com as comunidades religiosas. Esse projeto nos faz acreditar que estamos no caminho certo. É importante o turismo estar preocupado com a religiosidade e preparar esse turista, no sentido de ele tenha mais conhecimento sobre as nossas tradições”, disse a ekede do Terreiro da Casa Branca, Cinha Brandão.

(mais…)

Cícero Dantas: Duas mulheres morrem e 4 pessoas ficam feridas em batida de carro

Cícero Dantas: Duas mulheres morrem e 4 pessoas ficam feridas em batida de carro - transitoFoto: Reprodução / Redes Sociais

Duas mulheres morreram e cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-110, em Cícero Dantas, no Nordeste baiano.

As vítimas foram identificadas como Mônica Maria dos Santos Menezes, de 50 anos, e Josefa Luciene de Carvalho Lima, de 53. Ambas trabalhavam como babás de uma filha do prefeito de Antas, na mesma região, Sidônio Nilo (PSB).

As vítimas estavam em um carro que colidiu com um caminhão que seguia no sentido contrário, via Cícero Dantas. O motorista do veículo, Ricardo Vilas, ficou preso às ferragens e teve fratura nas duas pernas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Portal Alerta via Bahia Noticias.

SAJ: Prefeitura, em parceria com Instituto, realiza mutirão de catarata, pterígio e limpeza de lentes

SAJ: Prefeitura, em parceria com Instituto, realiza mutirão de catarata, pterígio e limpeza de lentes - saj, destaqueImage by Martin Lutze from Pixabay

A Secretaria Municipal de Saúde, em Santo Antônio de Jesus (BA), em parceria com o Instituto de Olhos Adi Nascimento, realizará mais um mutirão de catarata, pterígio e limpeza de lentes.

O mutirão acontecerá entre os dias 25 e 29 de abril, através do Instituto Adi Nascimento, e realizará cirurgias de catarata, pterígio e limpeza de lentes.

Para participar do mutirão é preciso realizar o pré-cadastro na Unidade de Saúde de referência do seu bairro, até o dia 10 de abril. Os documentos necessários para o pré-cadastro são: Cartão do SUS, RG, CPF, e comprovante de residência.

Ascom PMSAJ.

Morre aos 72 anos Kokó da Banda Lordão

Morre aos 72 anos Kokó da Banda Lordão - noticias, bahiaReprodução/ Rede Portal

Morreu na tarde dessa segunda-feira, dia 19, o vocalista da banda Lordão Clóvis Figueiredo Leite. ‘Kocó’, como era conhecido, tinha 72 anos e estava internado em um hospital na capital baiana enfrentando complicações após um transplante de fígado.

Além de ser um dos vocalistas, Kocó foi o criador da banda, onde estava no comando há mais de 50 anos. Clóvis Figueiredo nasceu no Rio de Janeiro, mas escolheu à Bahia como endereço desde os anos 60, e na década 70 chegou em Itabuna, onde formou sua família.

Em 2009 o músico perdeu um dos seus filhos e também integrante da banda, Clóvis Leite Júnior. Kocó havia passado por um transplante de fígado e vinha enfrentado complicações de saúde. Ele deixa sua esposa Sônia Leite, o filho Marcus Vinícius e uma legião de fãs pela Bahia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Itiruçu Online.

Enfermeira do HRSAJ fica ferida e filha morre após capotamento de veiculo em Nazaré

Enfermeira do HRSAJ fica ferida e filha morre após capotamento de veiculo em Nazaré - nazare, destaque, transitoImagem ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Um acidente de trânsito ocorrido na tarde dessa segunda-feira, dia 19, na BA-001, trecho pertencente a Nazaré, no Recôncavo baiano, deixou uma mulher ferida e uma adolescente morta. Sandra Teixeira conduzia um veículo da marca Pajero, quando ao passar na entrada da Matinha perdeu o controle da direção e capotou.

Sandra, que é natural da cidade de Varzedo, é enfermeira no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e funcionária do SESC, foi socorrido e levada pelo SAMU para o Hospital Gonçalves Martins em Nazaré. Já a sua filha de 15 anos morreu presa às ferragens. Sandra sofreu o acidente no dia de seu aniversário.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Sesab e SEC lançam projeto para vacinar estudantes nas escolas da rede estadual

Sesab e SEC lançam projeto para vacinar estudantes nas escolas da rede estadual - bahiaFoto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Na abertura do ano letivo de 2024, a Secretaria estadual da Educação (SEC) lançou o projeto Vacinação nas Escolas. O objetivo é erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, ampliando a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino da Bahia.

Devido às baixas coberturas vacinais apresentadas em todo o país e da possibilidade do retorno de doenças antes controladas por meio da imunização, a SEC, em parceria com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), elaborou estratégias para ampliar a proteção de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Para alcançar o maior número de estudantes, serão encaminhadas equipes capacitadas às escolas. Os profissionais vão avaliar a caderneta e atualizar o esquema vacinal do público-alvo. (mais…)

SAJ: Prefeitura realizará 3ª etapa de cadastramento para castração de Cães e Gatos

SAJ: Prefeitura realizará 3ª etapa de cadastramento para castração de Cães e Gatos - saj, noticiasImagem de Katrin B. por Pixabay

Com a intenção de promover o Controle Populacional de Cães e Gatos, a Secretaria Municipal de Saúde em Santo Antônio de Jesus (BA), realizará a 3ª etapa de cadastramento para castração de cães e gatos. Os tutores dos animais devem se dirigir à Secretaria de Saúde (Avenida Luiz Viana, nº 439), entre os dias 05 e 07 de março, das 8h às 12h ou das 14h às 17 horas, para realizar o cadastramento. Não é necessário levar o animal nesta ocasião.

Os documentos necessários para o cadastro são: carteira de identidade, comprovante de endereço, número do NIS, cartão do SUS e comprovante de renda do tutor e cartão de vacinação do animal. Vale ressaltar que apenas pessoas maiores de idade podem realizar o cadastramento.

A SMS informa ainda que as vagas são limitadas, que a prioridade de vagas será definida através de critérios sociais, e pede que a população confira os documentos necessários para a realização do cadastro.

Ascom PMSAJ.

Sefaz-BA oferece desconto de 8% para quem quitar o IPVA 2024 à vista

Sefaz-BA oferece desconto de 8% para quem quitar o IPVA 2024 à vista - bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOVBA

Os proprietários de veículos licenciados na Bahia ainda podem pagar o IPVA 2024 com um desconto atrativo, de 8% para quitação à vista, oferecido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). Os prazos de vencimento, com início em março, desta vez variam de acordo com o número final da placa do veículo, e podem ser consultados no Calendário do IPVA 2024, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, clicando-se em Inspetoria eletrônica –> IPVA –> Calendário. De acordo com a Sefaz-Ba, trata-se de nova oportunidade para quem perdeu o desconto de 15% oferecido aos contribuintes até o último dia 7 de fevereiro.

Para as placas terminadas com os números 1 e 2, o pagamento deve ser realizado até os dias 27 e 28 de março, respectivamente. Em abril, vencem as placas de final 3 (29/04) e 4 (30/04). Em maio, é a vez das placas 5 (28/05) e 6 (29/05). Já em junho, encerram os prazos para as placas 7 (27/06) e 8 (28/06). O calendário de desconto se encerra em julho para as placas terminadas em 9 (30/07) e 0 (31/07).

O abatimento é calculado de forma automática na hora do pagamento, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Outra possibilidade é pagar via pix, também em cota única, o DAE Integrado (Documento de Arrecadação Estadual), que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Este novo procedimento, que pode ser feito por meio do portal www.ba.gov.br, foi implantado em 2023 em uma parceria entre a Sefaz-Ba, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb).} (mais…)

Usina de Pedra do Cavalo realiza testes sonoros em sirenes a partir dessa quarta, 21

Usina de Pedra do Cavalo realiza testes sonoros em sirenes a partir dessa quarta, 21 - destaque, cachoeiraFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A partir desta quarta-feira, dia 21, a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo inicia a manutenção periódica das sirenes localizadas nos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Felix, na região do Recôncavo Baiano. A ação visa verificar o funcionamento dos equipamentos e prevê testes sonoros em todas as 25 sirenes instaladas nos três municípios.

Durante os testes as sirenes podem tocar a qualquer momento em horário comercial, de segunda a sexta entre 8:00 e 17:00, enquanto as equipes da empresa Televale estiverem manuseando os equipamentos. Ao serem acionadas, as sirenes emitirão a mensagem: “Atenção, este é um teste da sirene de alarme”, e em seguida tocam o som de alarme. Não há necessidade de as pessoas saírem de suas casas ou pararem o que estiverem fazendo. A previsão é que os testes sejam finalizados em meados de março de 2024.

A manutenção programada das sirenes faz parte das atividades de prevenção do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Pedra do Cavalo, que opera sob concessão da Votorantim Cimentos. É importante destacar que a barragem está segura e a Usina mantém todas as suas atividades e controles dentro da normalidade. (mais…)

Diálogo e reflexão marcam primeiro Seminário de Políticas Territoriais na Bahia

Diálogo e reflexão marcam primeiro Seminário de Políticas Territoriais na Bahia - bahiaFoto: CAR

Nesta segunda-feira, dia 19, teve início, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em Salvador, o 1º Seminário Estadual de Políticas Territoriais para o Desenvolvimento Territorial na Bahia, um evento organizado pela Coordenação Estadual dos Territórios (CET-BA), em parceria com a Superintendência do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar na Bahia (MDA-BA).

O objetivo do seminário, que segue até esta terça-feira (20/02), é proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões pertinentes às políticas territoriais para o desenvolvimento rural, reunindo profissionais, gestores públicos, representantes de consórcios públicos e dos 27 Colegiados Territoriais da Bahia e interessados na promoção do desenvolvimento territorial.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, esteve presente e destacou a importância do evento para a organização das políticas públicas nos 27 territórios. “Estamos aqui para organizar ainda melhor as políticas públicas. A CAR tem grandes projetos em execução e outros serão iniciados. Viemos aqui não só discutir esses projetos, mas também escutar o que precisamos melhorar enquanto eficiência da política pública. Levar política pública de forma qualificada é a nossa missão”. (mais…)

Camaçari: Estudantes utilizam cascas de frutas para tratar água contaminada

Camaçari: Estudantes utilizam cascas de frutas para tratar água contaminada - noticias, camacari, bahiaFoto: Gabriel Pinheiro

A prática de atividades industriais gera diversos tipos de resíduos poluentes que, ao serem lançados na natureza, geram ações tóxicas em toda cadeia alimentar dependente da vida marinha. Na busca por soluções para a crise hídrica, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, avaliaram a eficácia das cascas de frutas no tratamento da água poluída.

As jovens Karen Ribeiro e Kevillyn da Silva, sob orientação do professor Gabriel Luiz dos Santos, explicam que esses estudos são fundamentais, já que o descarte de substâncias tóxicas na água causa um problema de contaminação mundial. “Ao compreender que os metais pesados têm características como elevados níveis de reatividade e bioacumulação, buscamos uma solução com custo-benefício para remoção deles”, afirma Karen.

O projeto, que até o momento constatou êxito com cinco cascas de frutas, como banana nanica, laranja, maçã, coco verde e abacaxi, apresentou maior valência com a banana. Para o desenvolvimento do biossorvente, as cascas são selecionadas, cortadas em tiras e expostas à secagem orgânica. Em seguida, são trituradas e o Ph é avaliado. (mais…)

Inscrições para concurso da Adab já estão abertas

Inscrições para concurso da Adab já estão abertas - destaque, bahiaImagem de jannoon028 no Freepik

Começou nessa segunda, dia 19, o período de inscrições para o concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Realização da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Adab, o certame do Edital Saeb 01/2024 está oferecendo 120 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, e outras 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.

Os interessados em concorrer a uma das oportunidades oferecidas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário podem escolher entre duas áreas de atuação: Defesa Sanitária e Inspeção Animal ou Defesa Sanitária Vegetal. No primeiro caso, é preciso ter graduação em Medicina Veterinária e, no segundo, em Agronomia. Com remuneração inicial de R$ 6.513,00, os aprovados obedecerão a um regime de trabalho de 40 horas semanais.

Já os candidatos ao cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária devem possuir formação de nível técnico em Agropecuária, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, fixadas por meio de Resolução da Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).  A remuneração para a classe inicial do cargo será de R$ R$ 2.442,00, também para 40 horas semanais.

Trinta por cento das vagas serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas exclusivo para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente.

Inscrições – As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico da FGV (conhecimento.fgv.br), empresa responsável pelo certame.  O período de inscrições se encerra às 16h do dia 04 de abril de 2024. Os candidatos devem observar o regramento e as exigências no Edital Saeb 01/2024.

As provas serão realizadas em Salvador. Os endereços dos locais para a aplicação das provas serão enviados para os candidatos pelo e-mail informado no momento da inscrição no certame. A seleção contará com três etapas: provas objetivas (caráter eliminatório e classificatório); prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (caráter classificatório, somente para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário).

ASCOM.

Cachoeira: Casarão tombado pelo Iphan desaba

Cachoeira: Casarão tombado pelo Iphan desaba - destaque, cachoeira, bahiaFoto: Reprodução/ Video

O casarão que abrigou o Hotel Colombo, em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, desabou neste domingo, dia 18, e atingiu carros que estavam perto do imóvel. Não há informações sobre feridos. Destroços ficaram espalhados pela rua, próxima a Praça 25 de Junho.

Parte do imóvel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já havia caído em 2019. Na época, o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo. Por meio de nota, a prefeitura de Cachoeira destacou que os proprietários foram notificados repetidas vezes sobre os riscos de desabamento, porém as advertências não foram atendidas.

Ainda na nota, a gestão municipal informou que tomou todas as medidas necessárias, acionando os órgãos competentes como Coelba, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

G1.

Morre aos 87 anos o empresário Abílio Diniz

Morre aos 87 anos o empresário Abílio Diniz - brasilFoto: Reprodução/ Video

A família de Abílio Diniz divulgou nota na noite deste domingo (18) para confirmar o falecimento do empresário de 87 anos. De acordo com a nota, ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein há cerca de duas semanas.

“O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz o texto, divulgado pela assessoria da família.

Desde 1959, com afastamentos pontuais, Abílio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro. Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Edição: Juliana Cézar Nunes/ Agência Brasil.

Cabaceiras do Paraguaçu: Comerciante é assassinado dentro de madeireira

Cabaceiras do Paraguaçu: Comerciante é assassinado dentro de madeireira - destaque, cabaceiras-do-paraguacuFoto: Arquivo Pessoal

O proprietário de uma madeireira foi assassinado no início da noite de sábado, dia 17, em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano.

Edson de Almeida Teodoro, de 51 anos, estava em seu estabelecimento comercial, quando foi surpreendido por homens armados, que efetuaram disparos de arma de fogo em sua direção.

Uma equipe do SAMU chegou a encaminhar Edson para a Unidade de Saúde mais próxima, mas o mesmo não resistiu aos ferimentos evoluindo a óbito. A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O comerciante era casado e tinha 3 filhos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.

Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama divulga calendário de atendimento no interior

Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama divulga calendário de atendimento no interior - bahiaImagem de Foundry Co do Pixabay

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já começou as suas atividades em 2024, ampliando a possibilidade de mulheres de 50 a 69 anos realizarem mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com carretas equipadas com mamógrafos, o programa leva a diversos municípios a estratégia que tem contribuído no acesso das mulheres às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A expectativa da Sesab é que, até o final do ano, as carretas percorram 131 municípios, todos selecionados com base em critérios técnicos e aprovados nas reuniões das comissões Intergestores Regional (CIR), realizando exames em cerca de 200 mil mulheres.

“É uma ação extremamente importante que já mostrou sucesso em 2023. Com esse trabalho de rastreamento, a possibilidade de identificação do câncer de mama de forma precoce é maior, o que aumenta as chances de cura da doença”, ressalta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

(mais…)

Socorrista do SAMU em Ubaitaba morre vítima de acidente na BR-101

Socorrista do SAMU em Ubaitaba morre vítima de acidente na BR-101 - ubaitaba, destaque, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Uma socorrista do SAMU da cidade de Ubaitaba (BA) morreu atropelada na noite deste domingo, dia 18. Poliana Souza trafegava pela BR-101 numa moto pilotada pelo marido, quando ao passar por uma ponte no trecho entre Ubaitaba e Aurélino Leal, foram atingidos na traseira por uma caminhonete S10. O condutor da S10 fugiu do local com receio de ser linchado. Não há informações sobre o estado de saúde do marido de Poliana. Ela deixa dois filhos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Mídia Bahia.

Uneb disponibiliza mais de 100 vagas em licenciaturas para estudantes indígenas

Uneb disponibiliza mais de 100 vagas em licenciaturas para estudantes indígenas - bahiaFeijão Almeida/GOVBA

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) disponibilizou as inscrições para o Processo Seletivo Especial Indígena 2024, com vagas para os cursos das Licenciaturas Intercultural em Educação Escolar Indígena (Liceei) e em Pedagogia Intercultural em Educação Escolar Indígena (PIEEI).

O processo oferta 172 vagas, sendo 100 oportunidades para o Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Paulo Afonso e as outras 72 vagas para o Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, em Teixeira de Freitas.

Os interessados devem preencher formulário de inscrição disponível no site portal.uneb.br, até sexta-feira (23). O resultado final da seleção será divulgado no dia 25 de março. As vagas são destinadas à formação de professores indígenas em exercício da Bahia, e aos demais indígenas pertencentes aos povos e comunidades identificadas no estado que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente.

Metro1.

Laje: Temporal com ventania derruba árvores e postes na zona rural

Laje: Temporal com ventania derruba árvores e postes na zona rural - noticias, lajeFoto: Reprodução/ Midia Bahia

O temporal que caiu na noite do último sábado, dia 17, no Vale do Jiquiriçá, e que veio acompanhado de fortes rajadas de vento, provocou estragos na zona rural de Laje (BA).

Na localidade do Borges várias árvores caíram e pelo menos dois postes foram derrubados deixando a comunidade sem energia elétrica. Plantações de bananas foram devastadas. Em vários pontos a estrada vicinal ficou completamente obstruída. Não há relato de feridos.

A região está em alerta meteorológico amarelo há três dias, o aviso foi prorrogado neste domingo (18), por mais 24h. Uma sinalização de que chuva persistirá.

Edição: tribuna do Recôncavo | Fonte: Mídia Bahia.

Chuvas intensas devem atingir 12 estados e DF nesta segunda-feira

Chuvas intensas devem atingir 12 estados e DF nesta segunda-feira - brasilImagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, afirmando que chuvas intensas e ventos fortes podem atingir, entre domingo (18) e segunda-feira (19), 12 estados e o Distrito Federal.

A Bahia é um dos estados citados no alerta. Em Salvador, a previsão do Inmet para esta segunda-feira é de tempo nublado, chuvoso e com trovoadas isoladas.

Mesmo assim, o calor na capital baiana não deve dar trégua, já que a temperatura mínima prevista para esta segunda é de 25°C e máxima de 33°C. Ainda de acordo com o Inmet, devido aos ventos fortes, há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos ao longo dia.

Metro1.

Ruy Barbosa: Sacas de milho garantirão alimento para rebanhos de agricultores familiares

Ruy Barbosa: Sacas de milho garantirão alimento para rebanhos de agricultores familiares - ruy-barbosa, bahiaFoto: Marta Medeiros / ASCOM CAR

Foram entregues pelo Governo da Bahia neste domingo, dia 18, no município de Ruy Barbosa, mais de quatro mil sacas de milho destinadas a agricultores e agricultoras de 20 municípios dos territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina. Na ação, que integra o Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Seca, serão entregues para esses dois territórios, aproximadamente sete mil sacas de milho nos próximos dias.

A iniciativa é executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo da distribuição das sacas de milho é garantir alimentação animal para rebanhos caprinos, ovinos e bovinos.

“Por meio da CAR, estamos entregando a prefeituras de municípios com Decreto de Emergência um total de 212 mil sacas de milho de 60 quilos para serem distribuídas entre 21.210 famílias agricultoras cadastradas no Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Seca. No município de Ruy Barbosa estão sendo entregues 6.933 sacas para 20 municípios dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, que são fundamentais para a alimentação animal dos rebanhos caprinos, ovinos e bovinos dos nossos agricultores que sofreram com esse fenômeno climático extremo”, ressaltou o diretor geral da CAR, Alexandre Simões. (mais…)

Vitória vira para cima do Bahia no Barradão e vence o 1º clássico Ba-Vi de 2024

Vitória vira para cima do Bahia no Barradão e vence o 1º clássico Ba-Vi de 2024 - noticias, esporteFoto: Victor Ferreira/ EC Vitória

O Vitória ganhou o primeiro clássico Ba-Vi da temporada de 2024. Em jogo movimentado e com apenas com a sua torcida nas arquibancadas do Barradão, o Leão bateu o Bahia por 3 a 2, de virada, na tarde deste domingo (18), pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Osvaldo abriu o placar para os donos da casa, enquanto Thaciano e Everton Ribeiro viraram para o Tricolor, todos no primeiro tempo. Mas na etapa final, o camisa 11 voltou a marcar e Alerrandro decretou a vitória do Rubro-Negro.

Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a terceira colocação na tabela ao somar 13 pontos, mesma pontuação do Tricolor, que segue na vice-liderança, por causa do saldo de gols. Com 14, a Juazeirense ocupa o primeiro lugar, enquanto o Barcelona de Ilhéus, também com 13, fecha o G-4 na quarta posição.

Agora, a dupla Ba-Vi muda a chave do Campeonato Baiano. Na próxima quarta-feira (21), o Vitória recebe o Náutico, a partir das 19h, novamente no Barradão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O Leão ocupa a quinta posição da tabela do Grupo A com quatro pontos, um a menos do G-4, que é fechado pelo Ceará. No mesmo dia, mas às 20h, o Bahia estreia na Copa do Brasil, no jogo único contra o Moto Club-MA, no Nhozinho Santos, pela primeira fase. O Tricolor precisa de um empate para se classificar. Pelo estadual, os dois gigantes jogam no domingo (25), pela oitava jornada. O Esquadrão de Aço pega a Juazeirense, às 16, no Adautão. Enquanto o Rubro-Negro encara o Atlético de Alagoinhas, às 18h30, também na sua casa.

Bahia Noticias.

Rodovia entre Maragogipe e São Roque do Paraguaçu está bloqueada após queda de pontilhão

Rodovia entre Maragogipe e São Roque do Paraguaçu está bloqueada após queda de pontilhão - sao-roque-do-paraguacu, noticias, maragojipe, destaqueFoto: Reprodução/ Video

Uma cratera se abriu na BA-420, interrompendo o tráfego na rodovia que liga Maragogipe ao distrito de São Roque do Paraguaçu e a BA-001. O incidente ocorreu após as fortes chuvas que atingiram a região no último sábado, dia 17.

O pontilhão sobre o Rio Cachoeirinha foi levado pela água. A situação já representava um risco imediato para a segurança viária, desde o dia 5 de fevereiro, quando parte da via cedeu.

O tráfego de veículos está bloqueado em ambos os sentidos da rodovia e uma passagem alternativa também se encontra intransitável, aumentando ainda mais a dificuldade de locomoção na área.

Jornal Zero75.

SEC divulga resultado da segunda etapa do sorteio eletrônico para 3.690 vagas de cursos técnicos gratuitos

SEC divulga resultado da segunda etapa do sorteio eletrônico para 3.690 vagas de cursos técnicos gratuitos - bahiaFoto: Emerson Santos

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou na sexta-feira, dia 16, o resultado da segunda etapa do sorteio eletrônico para 3.690 vagas de cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. A lista dos contemplados está disponível no Portal da Educação, através do endereço encurtador.com.br. Os candidatos deverão efetuar matrícula na unidade escolar para a qual foram selecionados, nos dias 19 e 20 de fevereiro. As aulas serão iniciadas no dia 21 de fevereiro.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância desses cursos para a juventude. “A oferta dos cursos na modalidade subsequente propicia aos que já concluíram o Ensino Médio uma melhor formação e, ao mesmo tempo, uma melhor ocupação no mundo do trabalho. É uma diversidade de cursos que a SEC oferta e que permitem uma boa escolha pela comunidade”.

No ato da matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: via original do histórico escolar; via original e cópia legível do RG ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do CPF; via original e cópia legível do comprovante de residência com data recente de emissão; via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; e cópia legível do RG da mãe do estudante e/ou do responsável legal. (mais…)

SAJ: Obra de pavimentação da Sapucaia será inaugurada nessa terça (20)

SAJ: Obra de pavimentação da Sapucaia será inaugurada nessa terça (20) - saj, noticiasFotos e arte: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizará a inauguração da obra de pavimentação da Sapucaia.

O evento, que será realizado em frente à Unidade de Saúde da Sapucaia, acontecerá na próxima terça-feira (20), a partir das 17 horas.

O poder executivo municipal reforça a importância da participação de todos os veículos de comunicação, para que a informação de mais esta importante entrega seja levada a todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

ARTIGO – Ivete já cantava o Apocalipse muito antes de Baby falar sobre

ARTIGO - Ivete já cantava o Apocalipse muito antes de Baby falar sobre - noticias, artigosFotos: Reprodução/ Vídeo - Band Folia

Por Dimas Roque

Em uma “polemica” criada a partir de uma interação entre as cantoras, Baby do Brasil e Ivete Sangalo durante o Carnaval 2024 em Salvador/Ba, após a primeira saldar a segunda e anunciar que o “apocalipse está voltando” e ver isto se transformar em uma disputa de espaço na avenida entre os que acham que uma Cristã não deveria estar ali e os que acham que “a palavra de Deus deve ir a todos os lugares” é que começamos um papo ao celular, eu e meu amigo Jorge Papapá, compositor de vários sucessos, interpretados por Ivete, entre outros artistas da Bahia e do Brasil.

Papapá, muito cirúrgico em suas falas, me lembrou que há que se respeitar a história das duas cantoras. A Baby, que participou do grupo “Novos Baianos”, aquele mesmo que tem o disco “Acabou Chorare” escolhido entre os dez melhores já produzidos no mundo até hoje. Há que se respeitar isto!

E a Ivete, que muito antes da Baby já cantava sobre o Apocalipse em uma de suas músicas. Ou você não lembra de “Minha Pequena Eva?” Você é uma daquelas pessoas que acham, ainda hoje, que a canção dos italianos Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi é sobre “Erva?” Pois estás engado(a). A letra é sobre o fim dos tempos, o mesmo que a Baby falou e a Ivete não gostou.

Vamos a letra para entendermos melhor a situação: (mais…)

SAJ: Moradores do Calabar sofrem transtornos após valetas feitas pela Embasa

SAJ: Moradores do Calabar sofrem transtornos após valetas feitas pela Embasa - saj, noticias, destaqueFoto: Internauta do Tribuna

Moradores da Rua do Calabar em Santo Antônio de Jesus (BA) estão sofrendo transtornos por conta de valetas que foram cavadas por prepostos da Embasa.

“Fizeram essas valetas no meado de janeiro. Isso causa engarrafamento, danifica os veículos e pode causar acidente”, disse um morador.

A Rua é asfaltada e após a realização do serviço a equipe da Embasa tampou as valetas apenas com terra. Com isso o local acabou cedendo. São 15 valetas novas, além das valetas antigas.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Instituições de ensino divulgam lista de espera do Sisu 2024

Instituições de ensino divulgam lista de espera do Sisu 2024 - brasilFoto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Os candidatos que se inscreveram na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 podem conferir, a partir desta sexta-feira, dia 16, o resultado da relação através dos sites das respectivas instituições selecionadas.

Apesar das convocações da lista de espera serem realizadas a partir do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), elas não contam com o acompanhamento do Sisu, portanto, é responsabilidade do candidato conferir as atualizações nos portais das universidades.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a lista de espera é um documento que poderá ser utilizado ao longo do ano letivo de 2024 pelas instituições parceiras do Sisu, para que haja “preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”.

Metro1.

SAJ: Motocicleta é tomada de assalto no São Benedito

SAJ: Motocicleta é tomada de assalto no São Benedito - sajFoto: Divulgação

Uma motocicleta foi roubada no Bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus (BA). O proprietário passava pela Rua do Gravatá quando foi assaltado.

O ladrão levou a moto Honda CG Fan, placa NZO-1B85 e um celular. O proprietário está desempregado e a moto estava sendo seu meio de trabalho.

Qualquer informação acione a Polícia Militar pelo 190 ou a Delegacia de Polícia Civil mais próxima.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Salvador tem previsão de chuvas neste final de semana

Salvador tem previsão de chuvas neste final de semana - salvador, bahiaFoto: Jefferson Peixoto/ Secom

Quem pretendia ir à praia em Salvador deve mudar os planos, pois a previsão aponta que este fim de semana será de tempo nublado e chuvoso.

De acordo com as informações são do aviso meteorológico da Defesa Civil municipal (Codesal), pode haver chuvas fracas e moderadas, a qualquer hora do dia, no sábado (17) e domingo (18).

A probabilidade é de 60% de chances de chuva para os dois dias, mas não há risco de deslizamentos de terra. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pela discagem 199.

Metro1.

SAJ: Prefeitura inaugura obras no Canal do Mutum

SAJ: Prefeitura inaugura obras no Canal do Mutum - saj, bahiaFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizou na última quinta-feira, dia 15, a inauguração das obras no Canal do Mutum. Após mais de uma década da assinatura do convênio, a obra, que contou com: pavimentação, sinalização, iluminação, guarda corpo, recomposição dos passeios e drenagem, foi entregue, pela gestão, à população.

Durante o evento, o prefeito Genival Deolino falou sobre a importância de ter resgatado o convênio e concluído esta obra. “Nossa gestão trabalha para que a cidade se desenvolva de forma igualitária. Por isso, temos obras ativas e sendo entregues nos quatro cantos da cidade. No caso deste canal, tivemos que resgatar o convênio, que há mais de 10 anos estava esquecido, para nós é muito gratificante poder concluir a obra e melhorar a qualidade de vida para os moradores de toda essa região”, finalizou o prefeito.

Ascom PMSAJ.

Jogos do Baianão movimentam o interior do estado neste final de semana

Jogos do Baianão movimentam o interior do estado neste final de semana - esporteFoto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Campeonato Baiano está na reta final da primeira fase e neste sábado, dia 17, quatro equipes entram em campo. Às 16h, no Estádio Adauto Moraes, a Juazeirense recebe o Jacobina de olho na liderança da competição. Com 11 pontos, o Juazeirense precisa vencer e torcer para que o Bahia perca o clássico Ba-Vi de domingo (18). Já o Jacobina, que tem como principal a permanência na elite, quer se afastar da zona de rebaixamento. Atualmente a equipe está em 6º com oito pontos, dois a mais que o Itabuna, 9º colocado.

Quem também tenta se distanciar do rebaixamento é o Jacuipense, que encara o Jequié às 18h30 na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe. O atual vice-campeão aparece na 8ª posição com apenas seis pontos, mesma pontuação do Itabuna, que está dentro da zona de rebaixamento. O Jequié, por sua vez, tenta voltar ao G-4 para se aproximar de uma das vagas na semifinal. O time comandado por Gabardo Júnior é o 5º colocado com 10 pontos.

O jogo que encerra a 7ª rodada do Campeonato Baiano é o clássico Ba-Vi, marcado para as 16h de domingo (18), no Barradão, e será a primeira vez dos times se enfentarem pela série A em 2024, duelo que acontecerá pelo menos outras três vezes.

Metro1.

Maragogipe: PM prende mulher e apreende mala com mais de 31 mil reais

Maragogipe: PM prende mulher e apreende mala com mais de 31 mil reais - maragojipe, destaqueFoto: Divulgação

Uma mulher foi detida e mais de R$ 31 mil de procedência incerta foram apreendidos por Policiais Militares da 27ª CIPM, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, nesta sexta-feira, dia 16.

Enquanto realizavam rondas na localidade, os oficiais receberam uma denúncia de que havia uma mulher em atitude suspeita nas proximidades dos estabelecimentos comerciais situados na região. De acordo com informações, a suspeita teria recebido um pacote das mãos de um indivíduo que conduzia uma motocicleta de placa não identificada e que, após a entrega, a mulher teria deixado o local a bordo de um carro vermelho.

As buscas foram iniciadas e o automóvel, localizado e abordado. Com a suspeita, foram encontrados R$ 31.179,00 em espécie, além de quatro cartões bancários de instituições financeiras diferentes. Em razão da grande soma de dinheiro e das dúvidas quanto à procedência do valor, a mulher e todo o montante foram encaminhados à delegacia que atende à região, onde a ocorrência foi registrada.

Bahia Noticias.

Trânsito é alterado neste final de semana em Salvador

Trânsito é alterado neste final de semana em Salvador - bahiaFoto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

O trânsito será alterado neste final de semana em dois pontos de Salvador devido a intervenções que serão realizadas. A primeira ocorre neste sábado, dia 17, na Avenida Centenário, na região dos Barris. O trânsito será interditado entre o final da Av. Vasco da Gama, no sentido Dique do Tororó, e a rotatória da Praça João Mangabeira, nos Barris, na altura do viaduto Rômulo Almeida. A interdição do tráfego deve permanecer até 22h da terça-feira (20). A obra é de responsabilidade da Embasa.

Por causa do bloqueio do trecho, os motoristas que saem da Avenida Vasco da Gama vão três alternativas para seguir em direção aos Barris. A primeira delas será utilizar o viaduto Juscelino Kubitschek, seguir pela Praça Lord Cochrane, Av.Reitor Miguel Calmon, Av. Centenário e Praça João Mangabeira.

Quem preferir pode continuar pela Av. Vasco da Gama, no Dique do Tororó, e utilizar o retorno da altura do restaurante A Porteira/Arena Fonte Nova para seguir no sentido Barris. Os condutores ainda terão a opção de utilizar um trecho sob o viaduto Rômulo Almeida que vai funcionar como sentido duplo. (mais…)

Acusado de matar homem em Ubaíra é preso em São Paulo

Acusado de matar homem em Ubaíra é preso em São Paulo - ubaira, destaqueImage by WikimediaImages from Pixabay

Um foragido da Justiça baiana foi preso nesta sexta-feira, dia 26, em São Carlos (SP). O acusado, de 58 anos, é suspeito de decapitar um homem que havia saído com a ex-companheira dele, em agosto de 2022, em Ubaíra (BA), no Vale do Jiquiriçá. O  homem foi detido nesta sexta quando saía para o trabalho.

À época do crime, a mulher do acusado foi presa por envolvimento no crime. O corpo da vítima, identificada como Railton da Silva, de 55 anos, ficou desaparecido por cinco dias, sendo encontrado decapitado e em estado avançado de decomposição.

Ainda segundo informações, a vítima foi atraída para uma emboscada logo após o acusado descobrir que a ex-companheira tinha estabelecido uma relação com a vítima. No curso das investigações, os policiais identificaram os suspeitos e localizaram a residência do casal. (mais…)

Governo da Bahia anuncia plano para enfrentamento da dengue

Governo da Bahia anuncia plano para enfrentamento da dengue - bahiaFoto: Carol Garcia/ AGECOM

O Governo da Bahia anunciou um plano de ação para enfrentamento da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Uma das principais medidas discutidas foi a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação de epidemia, risco e alerta da dengue, e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença.

Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, nesta sexta-feira (16), com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir estratégias emergenciais no combate à doença.

As equipes irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), a fim de promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telessaúde. A programação visa aprimorar os protocolos de atendimento e monitoramento da dengue. (mais…)

SAJ: Vaqueiro morre após ser atingido por parede

SAJ: Vaqueiro morre após ser atingido por parede - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um vaqueiro morreu em Santo Antônio de Jesus (BA) após a parede de uma casa cair em cima do mesmo. O corpo da vítima, de prenome Juscelino, foi encontrado nessa sexta-feira, dia 16.  ‘Galego’, como era conhecido, trabalhava em uma fazenda localizada em frente ao Frigosaj.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Ministério prorroga inscrições para rádios comunitárias em 88 cidades da Bahia

Ministério prorroga inscrições para rádios comunitárias em 88 cidades da Bahia - brasilFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira, dia 16, edital para prorrogar o prazo da seleção pública para as entidades interessadas em prestar serviço de radiodifusão comunitária em 88 municípios do estado da Bahia. O novo prazo vai até o dia 22 de março de 2024.

“As rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. A ampliação do prazo vai permitir uma maior participação da sociedade e assim aumentar o número de rádios comunitárias no país”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O edital também altera o endereço do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (SIAFI) para a geração de GRU referente à taxa de despesas de cadastramento. Acesse o novo site: Link . (mais…)

Carreta do SAC atenderá em Maragogipe, Salinas, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Taperoá e Nilo Peçanha

Carreta do SAC atenderá em Maragogipe, Salinas, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Taperoá e Nilo Peçanha - maragojipe, destaqueFoto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

O SAC Móvel inicia a sua verdadeira jornada da cidadania, percorrendo municípios baianos em 2024. As primeiras visitas são em Maragogipe, Amélia Rodrigues e Taperoá, que fica a 282 km de Salvador. Nestas cidades, a carreta atende desta sexta (16) até a próxima segunda-feira (19). Em seguida, o destino do SAC Móvel é nas cidades de Salinas da Margarida, Terra Nova e Nilo Peçanha, e o atendimento é de 21 a 24 de fevereiro.

Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, recadastramento de aposentados e pensionistas do Estado e Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Nas cidades de Taperoá e Nilo Peçanha também tem atendimento inicial do Procon. O funcionamento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada. Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento ou estado civil original e o número do CPF. A 1ª via é gratuita. A partir da 2ª via, é preciso pagar uma taxa de R$ 48,35.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). (mais…)

Cruz das Almas: Seminário aborda desafios da cadeia produtiva do cravo

Cruz das Almas: Seminário aborda desafios da cadeia produtiva do cravo - cruz-das-almas, bahiaFoto: Marcela Nascimento

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, é uma das instituições que apoiam o Seminário da Cadeia Produtiva do Cravo, que será realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Baiano/campus Valença na manhã de quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório do IF.

O cultivo de craveiros contribui com a geração de trabalho e renda para milhares de famílias no campo e no comércio do Baixo Sul da Bahia. “Embora não trabalhe diretamente com o cravo-da-índia, a Embrapa Mandioca e Fruticultura tem compromisso com o desenvolvimento regional, e o Baixo Sul é uma das nossas regiões prioritárias. Não poderíamos deixar de apoiar as articulações em prol dessa cadeia produtiva tão importante para a região. Além disso, 100% do cravo produzido no Brasil vem dessa região baiana”, explica o chefe-geral Francisco Laranjeira.

A fim de minimizar a grande ameaça da mortalidade de craveiros que vem dizimando plantações, está sendo estruturado um arranjo institucional formado por pesquisadores, agricultores, políticos, profissionais liberais e instituições para identificar agentes causadores e medidas recomendadas para o controle. O seminário visa apresentar estes trabalhos e engajar produtores, pesquisadores e novos parceiros nesse desafio. (mais…)

Prazo para inscrições vai até 20 de março para o Garantia-Safra

Prazo para inscrições vai até 20 de março para o Garantia-Safra - bahiaFoto: Mateus Pereira/ GOVBA

Seguem até 20 de março de 2024 as inscrições para o Garantia-Safra 2023/2024. O benefício, ação do Governo Federal, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é executado na Bahia pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) e garante renda para produtores e produtoras que têm perda de safras por seca ou excesso hídrico, principalmente os que vivem no semiárido.

Para realizarem a adesão, os interessados devem procurar o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Sindicatos de Trabalhadores Rurais ou prefeituras cadastradas, com documentos de identificação em mãos. O produtor ou produtora precisa levar identidade, CPF, comprovante de endereço, documentação de que é detentor daquela terra e a intenção de plantar feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. Caso não tenha documento da terra, o vínculo deve ser autodeclarado no momento da inscrição. Só é permitido um benefício por família.

Dentre os estados que aderem ao programa, a Bahia é o único que subsidia em 50% os aportes municipais e as contribuições dos agricultores familiares. Podem participar do Garantia-Safra famílias com renda bruta mensal de até 1,5 salários-mínimos, excluindo a aposentadoria rural, com área máxima de quatro módulos fiscais e que atendam ao requisito de cultivar, no regime de sequeiro, 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Caso seja comprovada a perda de no mínimo 50% dessa produção, o beneficiário receberá R$ 1.200,00. (mais…)

Baixa Grande, Ipirá e Itaberaba recebem obras de esgotamento sanitário

Baixa Grande, Ipirá e Itaberaba recebem obras de esgotamento sanitário - ipira, bahiaFoto: Divulgação

A Embasa está realizando obras de esgotamento sanitário em Baixa Grande, Ipirá e Itaberaba. As cidades pertencem à bacia hidrográfica do rio Paraguaçu, importante manancial que beneficia cerca de 50 municípios baianos, dentre os quais Salvador. Com a conclusão das obras, em Baixa Grande, o índice de cobertura de esgotamento sanitário vai se elevar de 60% para 84%; em Ipirá de 48% para 55% e, em Itaberaba, de 64% para 66%

Na sede de Itaberaba, mais 500 domicílios terão acesso a coleta e tratamento de esgoto. Há dois meses, operários a serviço da Embasa estão implantando, em várias ruas da cidade, a infraestrutura com tubulações e caixas de inspeção dos novos pontos de ligação dos imóveis à rede de esgoto. A previsão é que, ainda em março deste ano, as novas ligações estejam prontas para receber o esgoto dos imóveis e, por isso, os proprietários ou moradores deverão ser notificados para fazer a ligação na rede pública.

Em Ipirá, a Embasa vai implantar mais 1.000 pontos de ligação na rede pública de esgoto que atende a sede do município. Já, no segundo semestre deste ano, é o município de Baixa Grande que receberá obras para beneficiar outros 1.000 domicílios com acesso a esgotamento sanitário. (mais…)

Confira os desfalques e retornos do Vitória para encarar o Bahia nesse domingo

Confira os desfalques e retornos do Vitória para encarar o Bahia nesse domingo - bahiaFoto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Nesta sexta-feira, dia 16, o Vitória faz o seu penúltimo treino antes de enfrentar o Bahia, no domingo (18), às 16h, no Barradão, pela 7ª rodada do Campeonato Baiano. Com 10 pontos em seis rodadas do Baianão, o Rubro-Negro pode igualar a pontuação do rival, que soma 13 pontos e lidera a competição. Para o clássico, o técnico Léo Condé contará com desfalques, dúvidas e uma novidade: pela primeira vez, o meia Luan estará na lista de relacionados.

DESFALQUES

Ausência do Vitória nas duas últimas partidas, contra ABC e Juazeirense, o lateral-esquerdo Patric Calmon iniciou ontem a fase de transição após lesionar a coxa. Apesar da sua presença no gramado do Centro de Treinamento Manoel Ponte Tanajura, Patric, também conhecido como PK, deve seguir fora de combate. Dessa forma, Lucas Esteves permanece na lateral-esquerda rubro-negra.

Outra ausência no Ba-Vi será o atacante Everaldo, que machucou a parte anterior da coxa direita no treino da última segunda-feira (12). Além deles, o centroavante Léo Gamalho e o lateral-esquerdo Felipe Vieira, esses lesionados mais tempo, também são desfalques. (mais…)

SAJ: Câmara Municipal realiza sessão de abertura do ano legislativo na segunda (19)

SAJ: Câmara Municipal realiza sessão de abertura do ano legislativo na segunda (19) - saj, noticiasFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus começa, na próxima segunda-feira, o ano legislativo de 2024. A abertura dos trabalhos será marcada pela sessão especial durante a qual o Poder Legislativo recepciona o chefe do Poder Executivo.

De acordo com a Lei Orgânica Municipal, na sessão de abertura do ano legislativo, a Câmara deve receber o prefeito da cidade para que ele faça a leitura da mensagem oficial que dá início aos trabalhos legislativos. Durante a mensagem, o gestor costuma listar ações realizadas pelo governo, grande parte delas a partir de projetos aprovados na Câmara Municipal dando ao Poder Executivo as condições para aplicar os recursos públicos nas diversas áreas de governo.

Na sessão de abertura não há apreciação nem votação de projetos, o que só deverá acontecer na primeira sessão ordinária após o início do ano legislativo. A sessão desta segunda-feira será exclusiva para a leitura da mensagem do prefeito. (mais…)

5ª Conferência de CT&I terá eixos temáticos voltados para desenvolvimento científico e tecnológico territorial

5ª Conferência de CT&I terá eixos temáticos voltados para desenvolvimento científico e tecnológico territorial - bahiaFoto: Divulgação/ SECTI

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) busca compreender as demandas científicas, tecnológicas e inovadoras dos municípios baianos para promover políticas públicas mais eficazes em CT&I. Organizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a primeira etapa incluirá 11 Conferências Macroterritoriais, que serão realizadas de 27 de fevereiro a 14 de março. As plenárias abordarão quatro eixos temáticos, formulados em âmbito nacional, destinados a atender às necessidades das regiões do estado e do país, contribuindo para impulsionar a inovação em toda a Bahia.

O primeiro eixo foca na recuperação e expansão do Sistema Nacional de CT&I, com ênfase na modernização da infraestrutura, formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Já o segundo, se concentra na reindustrialização, promovendo a inovação nas empresas por meio da ampliação do número de empresas inovadoras, aumento de investimentos em pesquisa e colaboração entre instituições de CT&I e empresas. Ambos visam impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável no cenário estadual, nacional e global da inovação.

O terceiro eixo destaca a ampliação da autonomia tecnológica em áreas como o programa espacial, nuclear e a defesa nacional, além de reduzir vulnerabilidades em cadeias produtivas estratégicas. O quarto eixo foca em promover bem-estar e reduzir desigualdades através da difusão da ciência, apoio em políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias sociais. Essas medidas visam garantir que os benefícios da ciência e tecnologia sejam acessíveis a toda a população. (mais…)

Castro Alves: Prefeito Thiancle Araújo aparece com 84% de aprovação, diz pesquisa BN/Séculus

Castro Alves: Prefeito Thiancle Araújo aparece com 84% de aprovação, diz pesquisa BN/Séculus - noticias, castro-alvesFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O atual prefeito de Castro Alves (BA), Thiancle Araújo, iniciou o ano eleitoral com um total de 84,67% de aprovação entre os munícipes, é o que aponta o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto à empresa Séculos Análises e Pesquisas. O pré-candidato a sucessão na prefeitura, Jádson, aparece como o favorito na corrida eleitoral de 2024.

Ainda com relação à administração municipal, 14,82% dos eleitores a classificam como ótima; 55,54% como boa; 17,21% regular; 8,01% ruim; 2,56% como péssima e outros 1,87% não opinaram. Na corrida eleitoral, 54,51% dos entrevistados afirmaram que votariam no candidato apoiado por Thiancle Araújo. 24,02%, disseram que depende do candidato; 14,99%, não votariam de jeito nenhum; 4,77%, talvez votem e outros 1,70% não opinaram. 89,44% dos municipes sugeriram que Jádson seria o indicado a sucessão.

Jádson aparece como a primeira opção de cerca de 76,32% dos eleitores entrevistados no levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Agostinho aparece com 17,04%; Diego com 1,87%; 0,51% não votariam e 4,26% não opinaram. (mais…)

Uesc aprova concessão de título Doutor Honoris Causa para Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil

Uesc aprova concessão de título Doutor Honoris Causa para Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil - destaque, bahiaFoto: Fred Pontes

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc) aprovou, em sua 79ª reunião ordinária, a primeira do ano de 2024, a concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa para os cantores Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, Francisco Buarque de Holanda e Gilberto Passos Gil Moreira.

O reitor da Uesc, professor doutor Alessandro Fernandes, lembra que no próximo mês de abril a universidade comemora 50 anos de implantação do seu campus. Nesta ocasião, também será feita a cerimônia de concessão dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao baterista Sabará, ao músico Kokó e ao memorialista José Nazal.

Alessandro Fernandes explica que, em 2023, a nossa universidade, por meio do Consu, fez a opção de entregar o título a três personalidades regionais. “Este ano, nós estamos indicando três personalidades em nível nacional e internacional, mas com relações muito fortes com a nossa cultura. Entre as justificativas para concessão dos títulos está a importância dos laureados para sociedade brasileira, não apenas como dos cantores, compositores e escritores, mas também como defensores das diversas causas humanitárias”, justifica o reitor. (mais…)

Feira de Santana: Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo para agentes de endemias

Feira de Santana: Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo para agentes de endemias - feira-de-santana, destaque, bahiaFoto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A prefeitura de Feira de Santana (BA) convocou nesta sexta-feira, dia 16, os candidatos aprovados no processo seletivo para vagas a agentes de endemias, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A medida foi publicada no Diário Oficial do Município.

Os convocados devem comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração, situado na Avenida Sampaio, no Centro. Eles têm até 15 dias corridos para comparecer ao local e devem estar munidos dos documentos listados no edital de convocação. Pelo documento, a convocação leve em conta as necessidades atuais da administração municipal.

Fonte: Acorda Cidade via Bahia Notícias.

Itacaré: Homem é encontrado morto atrás de palco onde ocorreu show

Itacaré: Homem é encontrado morto atrás de palco onde ocorreu show - destaque, bahiaFoto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem de 38 anos foi encontrado morto em uma praia de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia. Até a manhã desta sexta-feira (16) não havia informações sobre prisão de acusados. A vítima identificada como Jair Cardoso dos Santos apresentava ferimento na cabeça e estava atrás de um palanque usado para shows.

O fato ocorreu na localidade de Coroinha na última quarta-feira (14). Horas antes de o corpo ser encontrado, o cantor de reggae Edson Gomes se apresentava no local e o ambiente estava cheio. A autoria e a motivação do crime são apuradas pela delegacia de Itacaré.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

SAJ: Prefeitura implanta aplicativo Mais Saúde Cidadão

SAJ: Prefeitura implanta aplicativo Mais Saúde Cidadão - sajFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Representada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), está implantando o aplicativo Mais Saúde Cidadão. Através do aplicativo, a população poderá agendar consultas na sua Unidade de Saúde, ter acesso à carteira de vacinação, acessar histórico de medicamentos prescritos e diversas outras ações.

O aplicativo já está funcionando em cinco unidades de saúde, sendo elas: USF Amparo, USF Aurelino Pereira Reis, USF Irmã Dulce, USF Bela Vista e USF Calabar Urbis I. Assim que todos os testes forem realizados, o aplicativo será incorporado em todas as unidades do município e ficará disponível para download para todos os munícipes.

A gestão executiva municipal reforça o seu compromisso em seguir investindo na melhora da saúde pública, promovendo ações que qualifiquem a estrutura, a capacitação dos profissionais e diminua o tempo de espera para os atendimentos.

ASCOM.

Bahia vence o América-RN e assume liderança do Grupo B da Copa do Nordeste

Bahia vence o América-RN e assume liderança do Grupo B da Copa do Nordeste - esporteFoto: Rafael Machaddo/E.C. Bahia

Após perder no último final de semana, o Bahia reencontrou o caminho dos triunfos na noite desta quinta-feira, dia 15. Na Arena Fonte Nova, a equipe tricolor bateu o América-RN por 3 a 0, em jogo válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Santiago Arias, Caio Alexandre e Ademir marcaram a favor do Esquadrão.

Com o resultado, o Bahia fecha a rodada na liderança do Grupo B da competição, com seis pontos conquistados. Já o América continua sem vencer e na lanterna do Grupo A. Agora o foco é o Ba-Vi. No próximo domingo (18), o Esquadrão visita o Vitória no Barradão, em jogo válido pela sétima rodada do estadual.

Bahia Noticias.

SAJ: Prefeitura inaugura Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)

SAJ: Prefeitura inaugura Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

Representada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou na quinta-feira, dia 8, a inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

O Centro POP é um local que visa promover o convívio grupal social, com a finalidade de assegurar acompanhamento especializado, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de novos projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo de saída da situação de rua desta população.

Presente no evento, o prefeito Genival Deolino enalteceu o novo equipamento. “Sempre ressaltamos que a nossa gestão cuida de todos os santoantonienses, mas tem um cuidado especial para quem mais precisa. A inauguração do Centro POP é mais uma mostra deste cuidado. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesta realização, e reforçar que estamos trabalhando sem parar para proporcionar ainda mais melhorias para Santo Antônio de Jesus”, finalizou Deolino.

Ascom PMSAJ.

Caixa inicia pagamento do bolsa família e auxílio gás de fevereiro nesta sexta-feira (16)

Caixa inicia pagamento do bolsa família e auxílio gás de fevereiro nesta sexta-feira (16) - brasilFoto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

A CAIXA inicia nesta sexta-feira, dia 16, o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás referente ao mês de fevereiro. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem poderão continuar movimentando os recursos pelo aplicativo. Os beneficiários com final de NIS 1 são os primeiros a receber, conforme calendário escalonado. O pagamento é feito de acordo com o final do NIS do beneficiário, com término previsto para o dia 29.

Confira o cronograma deste mês:

Os canais para movimentação dos valores e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

Auxílio Gás:

O benefício foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, mais de 5,5 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em fevereiro, o valor será de R$ 102. (mais…)

Corpo encontrado em Vera Cruz era do lajista Cosme Pereira

Corpo encontrado em Vera Cruz era do lajista Cosme Pereira - laje, destaque, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Foi identificado nessa quinta-feira, dia 15, o corpo do homem que foi localizado boiando na praia de Cacha Pregos, em Vera Cruz (BA).

Trata-se do morador da cidade de Laje (BA) Cosme Pereira dos Santos. O corpo foi encontrado na quarta, dia 14. Cosme estava desaparecido desde domingo, dia 11, após descer de um barco em Morro de São Paulo, no município de Cairu.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Fluxo na BR-324 aumenta 4%

Fluxo na BR-324 aumenta 4% - bahiaImage ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay

Durante o período do Carnaval, a BR-324 teve um aumento de 4% no fluxo de veículos chegando e saindo da capital baiana. O índice corresponde à expectativa divulgada pela VIABAHIA, concessionária que administra a rodovia. Além disso, durante a festa de momo, houve redução de 4% de acidentes na BR-324, comparado ao mesmo período do ano passado. Não houve registro de acidentes com vítimas fatais.

“Efetuamos um monitoramento contínuo das rodovias para garantir a segurança e a fluidez do tráfego na BR-324. Na operação especial de carnaval, ampliamos o efetivo nas praças de pedágio e disponibilizamos ‘papa-filas’ para agilizar o fluxo de veículos nos horários de pico e evitar retenções”, afirmou Elio Nogueira, supervisor de operações da concessionária.

No período do Carnaval, na BR-324, foram realizados cerca de 400 atendimentos mecânicos e pré-hospitalares aos usuários. A BR-116 também registrou redução de 13,3% no número de acidentes, em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 300 atendimentos mecânicos e pré-hospitalares aos usuários foram realizados pela VIABAHIA nesta mesma rodovia.

ASCOM.

SAJ: Moradores da 7ª Travessa da Bela Vista cobram solução para alagamentos

SAJ: Moradores da 7ª Travessa da Bela Vista cobram solução para alagamentos - saj, noticiasFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Moradores da 7ª Travessa da Bela Vista, em Santo Antônio de Jesus (BA), cobram do poder público municipal uma solução para os alagamentos ocasionados pelas chuvas.

Ao Tribuna do Recôncavo, o morador Raimundo dos Reis falou que a tubulação da rede pluvial não é suficiente para absorver a água da chuva, que vem da rua principal e da Marita Amâncio, além disso as bocas de lobo estão danificadas. “A água vem, não tem pra onde escoar, vai entrar pra dentro das casas”, disse Reis.

Os moradores também reivindicam a construção de uma praça e o reparo em uma boca de lobo que cedeu formando um buraco. No local já aconteceu alguns acidentes de moto.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

ASSISTA:

Delegacias de polícia incluem atendimento de oitivas no Portal de Serviços do Estado

Delegacias de polícia incluem atendimento de oitivas no Portal de Serviços do Estado - bahiaImage by Steve Buissinne from Pixabay

Os cidadãos agora podem agendar oitivas em Delegacias de Polícia Civil da Bahia, além do atendimento cartorial e boletim de ocorrência. Com isso, a capacidade de atendimento semanal sobe de 456 para 2.280, acrescentando 1.824 vagas, o que representa um aumento de 400% na oferta. Para agendar o atendimento é só baixar o aplicativo ou acessar o Portal de Serviços do Estado www.ba.gov.br.

Entre as unidades estão Delegacias Territoriais situadas em Salvador e Região Metropolitana (RMS), além de cidades do interior do estado. Também vão oferecer serviços agendados Delegacias Especializadas, situadas na capital e no interior. A plataforma disponibiliza horários com atendimento das 14h às 17h. Nas delegacias especializadas são oferecidos serviços específicos como o Registro de Violência Doméstica contra a Mulher, Violência contra o Turista, dentre outros.

A implantação dos serviços agendados nas delegacias é resultado da parceria entre a Polícia Civil do Estado da Bahia e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia, por meio da Rede SAC. A superintendência da SAC disponibilizou o Sistema Atende (sistema de gerenciamento do atendimento), além de ter capacitado delegados e agentes para atuar dentro do Modelo SAC. (mais…)

Vera Cruz: Mulher morre atropelada em Barra do Gil

Vera Cruz: Mulher morre atropelada em Barra do Gil - vera-cruz, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 24 anos morreu na noite de segunda-feira, dia 12, após ser atropelada por um carro na BA-001, em Barra do Gil, no município de Vera Cruz (BA). A suspeita é que o condutor do veículo estava embriagado.

Um motociclista também foi atropelado e ficou ferido. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral de Itaparica. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

A vítima fatal foi identificada como Brenda Miranda de Jesus. Ela estava em um ponto de ônibus quando foi atropelada. O motorista atropelador foi preso em flagrante.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Informe Baiano.

Davi pode receber festa com trio elétrico em Salvador caso ganhe o BBB

Davi pode receber festa com trio elétrico em Salvador caso ganhe o BBB - noticias, bahiaFoto: Divulgação/TV Globo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) afirmou que Davi, participante da 24ª edição do Big Brother Brasil pode receber uma festa com trio elétrico em Cajazeiras caso ganhe neste ano. A declaração foi feita em coletiva de imprensa no Camarote Brahma na noite da terça-feira, dia 13.

Davi sendo campeão, se a galera pedir, vai ter trio elétrico em Cajazeiras. A gente bota um trio em Cajazeiras, no Campo da Pronaica, para fazer uma grande festa”, afirmou Bruno Reis.

O mandatário baiano ainda relembrou a subida do Vitória para a Série A e vencedor do título da Série B. “Eu tenho uma boa sugestão, quando o Vitória subiu, eu consegui o trio, os artistas foram voluntariamente. Quando o Bahia permaneceu na primeira divisão, se a galera tivesse pedido, a gente conseguia também”.

Davi Brito é soteropolitano, morador de Cajazeiras e é um dos favoritos a vencer o programa. Motorista de aplicativo, ele já influenciou músicas que circularam no carnaval como o “Calma, Calabreso”, pela banda La Furia.

Metro1.

Motociclista é atingido por árvore na BR-420 entre Mutuípe e Jiquiriçá

Motociclista é atingido por árvore na BR-420 entre Mutuípe e Jiquiriçá - mutuipe, destaqueImagem ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Um motociclista ficou ferido na manhã de terça-feira, dia 13, ao trafegar pela BR-420, no trecho entre Mutuípe e Jiquiriçá. Uma árvore caiu no momento em que Daniel Barreto passava pelo local. A vítima estava de capacete, o que evitou maiores ferimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu e levou Daniel para o hospital improvisado de Jiquiriçá.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Vitória perde para a Juazeirense e segue sem vencer fora de casa

Vitória perde para a Juazeirense e segue sem vencer fora de casa - noticias, esporteFoto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória perdeu para a Juazeirense pela terceira rodada da Copa do Nordeste e manteve o jejum de cinco jogos sem vencer fora de casa. Na noite desta quarta-feira, dia 14, Romarinho e Suéliton marcaram para o Cancão de Fogo. Do lado Rubro-Negro, o destaque negativo foi o goleiro Maycon Cleiton, que falhou nos dois gols.

Com o resultado no Estádio Adauto Moraes (BA), o Leão permaneceu com quatro pontos e caiu para a quinta colocação do Grupo A no Nordestão. O próximo compromisso do Vitória é pelo Campeonato Baiano. No domingo (18), a equipe rubro-negra recebe o Bahia no Barradão, às 16h, pela sétima rodada do Estadual.

Metro1.

Vem aí a Festa Literária Internacional de Nazaré

Vem aí a Festa Literária Internacional de Nazaré - noticias, nazare, literatura, destaque, bahiaArte e foto: Divulgação

Com o tema MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE ONTEM E DE HOJE, a cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, será palco da FLINA – Festa Literária Internacional, que acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de março de 2024. O evento é uma iniciativa do Museu de Nazaré, tendo como curadora Ana Lúcia dos Santos Soares, que junto com colaboradores e apoiadores estarão realizando a segunda edição da FLINA, fomentando a interação da Literatura com outras linguagens artísticas, promovendo o diálogo entre o local e o global, o erudito e o popular, permeando a aproximação entre leitores e escritores.

Com uma vasta e diversificada Programação, a FLINA congregará escritores, poetas, jornalistas, pesquisadores, professores e estudantes que estarão interagindo com o público presente através de palestras, oficinas temáticas, declamação de poesias, encenações teatrais, conferências, shows musicais e outras atrações. Atividades como visitação ao Museu, exposição de livros e de artesanato, capoeira, culinária local, cultura religiosa e afro-brasileira e artes plásticas estarão integradas ao evento.

Constará também na programação homenagens as Instituições de Educação reconhecidas pelo relevante serviço prestado a comunidade nazarena: Escola Normal de Nazaré que completaria 90 anos de fundação, prestando homenagem póstuma a educadora Guiomar Muniz Pereira e o CECOE – Centro Educacional Comunitário Evangélico que completa 25 anos de existência, sendo homenageado o Pastor Tácito Pacheco Maia, presidente da Instituição. (mais…)

‘Macetando’ vence o troféu Bahia Folia 2024

‘Macetando’ vence o troféu Bahia Folia 2024 - noticias, bahiaFoto: Juracy Feitosa / Ag. Fred Pontes

Com mais de três milhões de votos, a música “Macetando”, da cantora Ivete Sangalo, venceu o Troféu Bahia Folia e é a música do Carnaval 2024. O anúncio foi feito durante o telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, nesta quarta-feira (14). O hit é interpretado por Ivete, com a participação especial da cantora Ludmilla.

Composição de Ivete Sangalo, Luciano Chaves e Samir Pereira, a música alcançou 52,87% dos votos na disputa que teve exatos 3.122.047 votos. Com essa conquista, Ivete Sangalo se consagra pentacampeã, já que também venceu em 2002, com o hit ‘Festa’; em 2009, com ‘Cadê Dalila’; em 2020, com ‘O Mundo Vai’; e em 2021, com ‘Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha’.

ILÊ AIYÊ

Homenageado no Carnaval deste ano pelos seus 50 anos de fundação, o bloco afro Ilê Aiyê foi premiado pela música ‘Herança e Crença’, com 34,58% dos votos do público.  Composição de Julinho Magaiver e Marco Poca Olho, a música obteve 85.924 votos. O bloco afro mais antigo do Brasil disputou o prêmio com outros 14 concorrentes.

Bahia Noticias.

Miguel Calmon: Jovem morre após ser atingida por carro empurrado por amigos

Miguel Calmon: Jovem morre após ser atingida por carro empurrado por amigos - miguel-calmon, destaque, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Uma jovem de 23 anos morreu após um acidente incomum ocorrido na noite de terça-feira, dia 13, em Miguel Calmon (BA), no Piemonte da Diamantina. A vítima, identificada como Paloma Barbosa Lima, estava na companhia de amigos quando o fato ocorreu.

Segundo um irmão de Paloma de prenome Ismael, o carro que estavam parou de funcionar em uma estrada que dá acesso a um bar que fica próximo da saída de Miguel Calmon, sentido Piritiba. Ainda de acordo com o irmão dela, as pessoas que estavam no carro teriam descido para empurrar o veículo. Nesse momento, Paloma estaria na frente do veículo e o pessoal não viu, os amigos empurraram o carro que passou por cima dela, sendo que o veículo não deu partida e voltou de ré, passando novamente por cima da vítima.

Paloma, que morava no bairro José Lucio, chegou a ser socorrida para o Hospital Português em Miguel Calmon, mas faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 14. Ela deixa um filho de 5 anos de idade.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Calmon Notícias.

Hemoba coleta 1.053 bolsas de sangue durante o Carnaval

Hemoba coleta 1.053 bolsas de sangue durante o Carnaval - bahiaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Durante o Carnaval, de 08 a 13 de fevereiro, a Hemoba recebeu 1.372 candidatos à doação e coletou 1.053 bolsas de sangue nas unidades da capital e do interior. A Fundação funcionou em horário especial no período da folia para atender as demandas regulares de hemocomponentes, como cirurgias programadas, tratamentos de hemodiálise e quimioterapia, e garantir estoques seguros para situações de emergência durante as festividades. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador esteve aberto todos os dias, menos no domingo (11). Já a unidade móvel de coleta (Hemóvel) atendeu no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas.

Após o fim do Carnaval, a Hemoba volta a funcionar em seu horário habitual. Nesta semana, em Salvador, há o reforço da coleta com os hemóveis no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, de 14 a 16/02, das 8h às 16h; no Colégio Militar da Pituba (Exército), em 15/02, e no Salvador Shopping, nos dias 16 e 17/02, das 8h às 17h. O atendimento acontece de 08h às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço. A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, reforçando o estoque estratégico da Hemoba para atender com segurança os pedidos das unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 100 doadores ao dia.

Horário de atendimento – As unidades fixas da Hemoba funcionam com o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, pode ser consultado o site da Hemoba: hemoba.ba.gov.br . (mais…)

Barcelona de Ilhéus vence o Itabuna e pula para vice-liderança do Campeonato Baiano

Barcelona de Ilhéus vence o Itabuna e pula para vice-liderança do Campeonato Baiano - ilheus, esporte, bahiaImagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

A 7ª rodada do Campeonato Baiano começou nesta quarta-feira (14) com um novo vice-líder. Jogando contra o Itabuna, no Estádio Mário Pessoa, o Barcelona de Ilhéus venceu por 1 a 0 e chegou aos 13 pontos, na 2ª colocação do certame estadual. A Onça está apenas atrás do Bahia, que também tem 13 pontos, mas é melhor nos critérios de desempate.

O gol da vitória do Barça foi marcado por Ramires. Agora, o time do técnico Betinho faz mais dois jogos pela 1ª fase do Baianão: primeiro contra o Bahia de Feira, também no Mário Pessoa, na próxima quarta-feira (21) e depois contra o Atlético de Alagoinhas, no Carneiro, no domingo (3).

Além de Bahia e Itabuna, no momento, o G4 do Campeonato Baiano tem Juazeirense com 11 e Vitória com 10 pontos. A 7ª rodada ainda será completada com Bahia de Feira x Atlético de Alagoinhas, Juazeirense x Jacobina, Jacuipense x Jequié e o clássico BaVi, no domingo (18), às 16h, no Barradão.

Bahia Noticias.

Candidatos do Concurso Nacional Unificado têm até sexta-feira para pagar taxa de inscrição

Candidatos do Concurso Nacional Unificado têm até sexta-feira para pagar taxa de inscrição - brasilImagem de jannoon028 no Freepik

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado podem pagar a taxa de inscrição do exame até esta sexta-feira, dia 16. O valor para cargos de nível superior é R$ 90, já vagas para nível médio têm taxa de R$ 60.

Para concluir a inscrição, os interessados devem realizar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) em banco ou via PIX, por meio de QR Code.

Após concluir o pagamento, os candidatos devidamente inscritos poderão ter acesso aos dados finais da inscrição a partir do dia 29 de fevereiro, através do site da Cesgranrio, administrado do processo seletivo.

A consulta do local de prova está prevista para ser liberada no dia 29 de abril. Em seguida, os resultados das provas objetivas e discursivas devem ser divulgados no dia 3 de junho. A lista de aprovados está marcada para ser anunciada dia 30 de julho.

Metro1.

Mutuípe: Homem é encontrado morto na Água Fria

Mutuípe: Homem é encontrado morto na Água Fria - mutuipe, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem foi encontrado morto por volta de meio da última segunda-feira, dia 12, na zona rural de Mutuípe (BA).

‘Bilisquinho’, como era conhecido, saiu de casa montado em um burro, passado algum tempo, o animal retornou sozinho, posteriormente ele foi encontrado morto, com várias perfurações de faca.

O crime aconteceu na região da Água Fria, distante 23 quilômetros de sede do município. A Delegacia Territorial vai investigar a autoria e motivação do crime.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Mídia Bahia.

A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval 2024 de São Paulo

A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval 2024 de São Paulo - brasilPaulo Pinto/ Agência Brasil

A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano passado. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

Com uma homenagem, na avenida, ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez. Com 268,7 pontos, a Tom Maior e a Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1, conforme as regras estipuladas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Este ano, a Mocidade Alegre competia com a Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi. (mais…)

SAJ: Avenida Ursicino Pinto de Queiroz seguirá interditada para conclusão das obras 

SAJ: Avenida Ursicino Pinto de Queiroz seguirá interditada para conclusão das obras  - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através das Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA) e Trânsito e Transporte (SMTT), informa a população acerca da manutenção do fechamento de trecho da Avenida Ursicino Pinto de Queiroz.

O fechamento, que teve início na última segunda-feira, dia 12, na altura da Praça Felix Gaspar, será estendido, pois, devido as chuvas fortes, o cronograma da obra foi alterado.

A gestão municipal reitera que, assim como em etapas anteriores desta importante obra de drenagem, o principal foco será a instalação da tubulação com precisão e segurança, garantindo uma obra funcional e duradoura.

Ascom PMSAJ

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue - brasilFoto: Tony Winston/ Agência Brasília.

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Em seguida aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (2.286,2 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3).

VACINAÇÃO

Neste momento, somente o Distrito Federal iniciou a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos contra a dengue. No primeiro dia da campanha, 3.633 doses foram aplicadas em todos os 15 pontos disponíveis. Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.

Fonte: Agencia Brasil via Bahia Noticias.

SAJ: Prefeitura realiza inauguração das obras no Canal do Mutum nessa quinta (15)

SAJ: Prefeitura realiza inauguração das obras no Canal do Mutum nessa quinta (15) - sajFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizará a inauguração das obras no Canal do Mutum.

Após cerca de 14 anos da assinatura do convênio, a obra será entregue à população na próxima quinta-feira (15), a partir das 17 horas, tendo como ponto de encontro a Rua do Humildes.

O poder executivo municipal reforça a importância da participação de todos os veículos de comunicação, para que a informação de mais esta importante entrega seja levada a todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

Após explosão, Corpo de Bombeiros proíbe uso de CO2 em trio de Ivete Sangalo

Após explosão, Corpo de Bombeiros proíbe uso de CO2 em trio de Ivete Sangalo - bahiaFoto: Pedro Moraes/ GOV-BA

O trio de Ivete Sangalo passou por reparos, vistoria e foi liberado para uso nesta terça-feira, dia 13, após um tubo de gás carbônico explodir e deixar duas pessoas feridas na segunda-feira (12). O artefato teve a utilização proibida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, responsável pela vistoria, foram verificados todos os itens de segurança relacionados ao incêndio e pânico.

No entanto, o gás carbônico não poderá ser usado. O trio ainda segue sem os tradicionais adereços, modificado desde o último desfile.

Bahia Noticias.

SAJ: Árvores caem na Rua da Linha

SAJ: Árvores caem na Rua da Linha - saj, noticias, destaqueFoto: Jorge Batista

Uma arvore caiu na Rua da Linha em Santo Antônio de Jesus (BA) na manhã desta terça-feira, dia 13, próximo ao Posto da Cidade.

Alguns moradores falaram que já solicitaram ao poder público municipal a manutenção dessas arvores, mas ainda não foi tomada nenhuma providência.

Por pouco um motociclista não foi atingido pela arvore que caiu nessa terça. Estava chovendo no momento. Uma outra árvore caiu na Rua da Linha na noite de segunda-feira, dia 12. O trânsito está fluindo, mas com lentidão.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Danniel Vieira confirma mais um ano no Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas

Danniel Vieira confirma mais um ano no Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas - bahiaFoto: Fred Pontes

O cantor Danniel Vieira confirmou mais um ano de participação no Arrastão da Quarta-feira de Cinzas e promete uma festa para agitar todo o público, inclusive aqueles que trabalharam durante os dias de folia e só conseguem curtir na quarta. “É uma oportunidade para que todo mundo que trabalhou na festa venha atrás do trio, curta, pule seu Carnaval, de divirta! É uma honra muito grande fazer parte do Arrastão”, conta.

O Arrastão do Gordinho, que chega ao 8º ano (começou em 2015 e parou nos dois anos de pandemia) é o fechamento em grande estilo, de um Carnaval para lá de movimentado, do artista. Antes, Danniel ainda tem compromissos na capital, Salvador. Nesta terça (13), os shows serão em dose tripla; em um trio para a Pipoca, no Campo Grande, no bairro do Rio Vermelho e no Camarote Club.

Danniel Vieira iniciou seu carnaval no Camarote Villa, em Ondina, na quinta, dia 08. Na sequência, arrastou o folião pipoca na passagem do seu trio, no último sábado, dia 10 de fevereiro, no Circuito Dodô (Barra-Ondina). No domingo, 11, fez a festa em Vera Cruz e no Camarote Salvador. Ontem (segunda, dia 12 de fevereiro), o cantor se apresentou no Carnaval dos Bairros, no Palco da Boca do Rio e ainda no Camarote Brahma, em Ondina.

Pipa Comunicação.

SAJ: Prefeitura realizou cerimônia de posse dos Conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional

SAJ: Prefeitura realizou cerimônia de posse dos Conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

Através das Secretarias de Agricultura (SEAGRI), Assistência Social (SMAS) e Governo (SEGOV), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou a cerimônia de posse dos Conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado na última quarta-feira (08), no Paço Municipal. O Conselho atuará principalmente na defesa do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Após o ato de posse, os Conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional escolheram a mesa diretora do Conselho, que ficou composta de seguinte forma: assumindo como presidente, Raimundo Walter Reis dos Prazeres, e como secretários: Zoraide de Matos Muniz Pereira e David Raimundo Moura Leal.

Focado em melhorar a qualidade vida de todos os santoantonienses, o prefeito Genival Deolino falou sobre a importância do conselho. “Realizar essa cerimônia de posse é um passo importante para fomentar e ampliar as políticas voltadas para o acesso ao alimento de qualidade e em quantidade suficiente. Vai fomentar também o PAA Municipal, este programa tão importante que incentiva a agricultura familiar e ajuda as famílias que estão em situação de vulnerabilidade econômica. Temos que ressaltar ainda que, pela excelência na realização do programa, receberemos em 2024, através do Governo do Estado, mais R$ 128.000,00 para investirmos no programa. Um prêmio para mais esse grande projeto que tiramos do papel”, finalizou o chefe do poder executivo municipal.

Ascom PMSAJ.

O Impacto dos Cassinos Online na Economia e Entretenimento: Uma Análise Abrangente

O Impacto dos Cassinos Online na Economia e Entretenimento: Uma Análise Abrangente - jogosImagem de StockSnap por Pixabay

Os cassinos online como o Hellspin Brasil, têm desempenhado um papel significativo em diferentes esferas, influenciando não apenas o entretenimento, mas também a economia global. 

Neste artigo, exploraremos a extensão do impacto dessas plataformas, destacando sua contribuição econômica e como transformam o cenário do entretenimento no Brasil.

Economia Digital: Contribuições e Desafios

Com o crescimento dos cassinos online, a economia digital ganhou destaque, impulsionando receitas e criando empregos em um setor virtualmente interconectado.  (mais…)

SAJ: Morre Daniel Santos Nogueira após ser pisoteado por um animal

SAJ: Morre Daniel Santos Nogueira após ser pisoteado por um animal - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem morreu em Santo Antônio de Jesus (BA) nesse domingo, dia 11, após ser pisoteado por um boi. Daniel Santos Nogueira estava filmando um gado em Conceição do Almeida, quando foi pisoteado.

‘Cawboy’, como era conhecido, foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu evoluindo a óbito.

O sepultamento será nesta segunda-feira às 16h. Encantado pela zona rural, Daniel costumava falar “A Roça Venceu”.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Comunicadores norte-americanos conhecem o Carnaval da Bahia

Comunicadores norte-americanos conhecem o Carnaval da Bahia - bahiaFoto: Divulgação/ Embratur

Cinco jornalistas e influenciadores digitais norte-americanos participaram do Carnaval de Salvador e conheceram os principais blocos afro que desfilam nos circuitos da festa, além de atrativos naturais e históricos da cidade e da Baía de Todos-os-Santos. Eles permaneceram na capital baiana, durante uma semana, e retornaram para os Estados Unidos, na segunda-feira (12). A iniciativa da press trip foi da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), parceira do Governo da Bahia em ações de incremento do setor, com foco no afroturismo.

“Sempre foi um sonho vir à Bahia, por conta da força da cultura negra. Foi uma ótima experiência estar no Carnaval e visitar lugares históricos, como o Pelourinho. Adorei ver os blocos afro e fiquei surpresa com a diversidade da gastronomia”, disse a influenciadora Kinya Claiborne, de Los Angeles.

“Achei o Carnaval fantástico e a comida maravilhosa. Fiquei encantada com Ilha dos Frades”, completou a jornalista Shea Peters, de Nova Iorque.

“O grupo chegou, estrategicamente, antes do Carnaval, para conhecer equipamentos turísticos da cidade, que resgatam a história de Salvador e também da sua população negra. Para falar da cultura desse povo, nada melhor do que mostrar símbolos da resistência, encontrados nos blocos afro “, explicou a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tânia Neres.

(mais…)

Comunidade Católica Anawin realiza retiro de carnaval em Cabaceiras do Paraguaçu

Comunidade Católica Anawin realiza retiro de carnaval em Cabaceiras do Paraguaçu - noticias, destaque, cabaceiras-do-paraguacuFoto: Jocinere Soares

Nos dias 10 a 13/02 está acontecendo na quadra poliesportiva do Colégio Militar Poeta Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, o Reviver com Cristo – retiro de carnaval da Comunidade Católica Anawin cujo tema deste ano é: “Vocação: antídoto para um mundo ferido.”

A Comunidade Católica Anawin, pertencente à Diocese de Cruz das Almas, realiza todos os anos esse retiro durante o período de carnaval, evento gratuito e destinado a todas as idades, sendo que contempla também o público infantil através do Reviverzinho.

O Reviver com Cristo iniciou no sábado (10) com a Santa Missa; já no domingo (11), seguiu com momentos de pregações, louvor, oração, Adoração ao Santíssimo e Santa Missa com Oração por Cura e Libertação, celebrada pelo padre Jurandir Paz, da  Paróquia Nossa Senhora do Bom sucesso, em Cruz das Almas; contou também com a presença de padre João Carlos e diáconos.

O retiro prosseguirá na segunda e terça, abrangendo um público de várias cidades e contando com o apoio e colaboração de grupos de oração e pastorais da região.

Matéria: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo.

Turistas chegam de cruzeiro no porto de Salvador nesta segunda

Turistas chegam de cruzeiro no porto de Salvador nesta segunda - bahiaFoto: Mateus Pereira/ GOV-BA

O cruzeiro MSC Seaview, com capacidade para 5.210 passageiros, chegará com turistas no porto de Salvador, na manhã dessa segunda-feira, dia 12.

Na oportunidade, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizará a partir das 11h30, um receptivo especial, com rixô elétrico, baianas e confecção de turbantes.

Tribuna do Recôncavo.

Moradores de Laje, Amargosa, São Miguel e região relatam tremores de terra

Moradores de Laje, Amargosa, São Miguel e região relatam tremores de terra - mutuipe, destaque, amargosaImage by Tumisu from Pixabay

A terra voltou a tremer na madrugada deste domingo, dia 11, em cidades do Vale do Jiquiriçá na Bahia. Moradores notaram os tremores após às 2h. O primeiro às 2h06, o segundo as 2h17 e o último 2h20min.

“Tremeu tudo aqui em casa, só que não sabia se era carro ou tremor, quando eu consegui pegar o celular era 2h15, meu coração quase sai”, disse Jicy Lima, morador de Laje.

Relatos indicam que os tremores foram sentidos em Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas, Brejões Brejões e Amargosa.

Fonte: Mídia Bahia.

Oh Polêmico é notificado pelo MP-BA para esclarecer fala supostamente homofóbica

Oh Polêmico é notificado pelo MP-BA para esclarecer fala supostamente homofóbica - bahiaFoto: Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) notificou neste domingo, dia 11, a banda “Oh Polêmico” e o vocalista Davison Nascimento para que esclareça, no prazo de 24h, a fala supostamente homofóbica feita no trio elétrico no circuito Dodô (Barra-Ondina) na última sexta-feira (9).

“Conforme se verifica em vídeo divulgado nas redes sociais, durante sua apresentação no carnaval de Salvador. Em sua apresentação, na última sexta-feira, dia 9, o cantor teria parado o trio para supostamente criticar homens que estariam se beijando durante a festa”, diz o MP-BA.

Após ser acusado de homofobia nas redes sociais, o cantor postou sua justificativa para declaração feita. O artista apontou para um “alerta de briga” e que estaria vendo uma “briga muito feia”, e realizou o alerta, utilizando “uma gíria da favela”. (mais…)

Mutuípe: Rajada de vento destelha várias casas

Mutuípe: Rajada de vento destelha várias casas - mutuipeFoto: Maria do Carmo

O município de Mutuípe (BA) foi atingido por uma forte ventania durante tempestade neste domingo, dia 11. Era por volta de 11h45min quando rajadas de vento começaram a destelhar casas, derrubar muros, árvores e arrancar coberturas.

No bairro do Alto da Cajazeira os estragos estão espalhados por diversos pontos. Na rua projetada 49 uma cobertura foi totalmente derrubada, e uma casa teve paredes derrubadas na rua Projetada 46.

No Centro da cidade fachadas de lojas foram parcialmente danificadas e árvores arrancadas na Orla.

Texto: Midia Bahia.

Bruno Reis fala sobre o fechamento dos pontos de acesso ao circuito Barra-Ondina após superlotação

Bruno Reis fala sobre o fechamento dos pontos de acesso ao circuito Barra-Ondina após superlotação - bahiaFoto: Betto Jr/ Secom

Os pórticos de acesso ao circuito Dodô, na Barra-Ondina foram fechados neste sábado, dia 10, após a superlotação do circuito. O prefeito Bruno Reis comentou, neste domingo (11), o ocorrido e definiu a ocorrência como “histórica”.

“O dia do sábado é o dia que mais as pessoas vão aquele circuito. A gente, por mais que esteja preparado para oferecer o serviço, quando há uma superlotação como ontem, dificulta e muito a nossa operação. Pela primeira vez na história do carnaval, os postos de acesso, tiveram que ser fechados”, declarou Bruno.

As entradas dos circuitos foram fechadas no sábado por volta das 18h30. “Nunca antes na história da cidade teve tanta gente como ontem. O carnaval com maior participação popular da história da cidade”, ressaltou o prefeito. Segundo a contagem da Polícia Militar, cerca de 2 milhões de foliões passaram pelo circuito Barra-Ondina no sábado.

Bahia Noticias.

SAJ: Homem morre durante operação policial no Santa Madalena

SAJ: Homem morre durante operação policial no Santa Madalena - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem morreu em Santo Antônio de Jesus (BA) na tarde desse sábado, dia 10, durante uma operação policial realizada pela Rondesp Recôncavo.

‘Xincharo’, como era conhecido, estava no Bairro Santa Madalena, quando foi atingido por disparos de arma de fogo. O mesmo chegou a ser levado pela guarnição para o Hospital Regional, mas não resistiu evoluindo a óbito.

Segundo a PM, o suspeito entrou em confronto com a polícia, houve revide e foi baleado. Ainda segundo a PM, com o suspeito foi encontrado drogas e uma arma de fogo.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos em Salvador

Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos em Salvador - salvador, bahiaFoto: Jefferson Peixoto/ Secom

Na sexta-feira, dia 9, Salvador está sendo atingida por fortes chuvas, causando alagamentos e deslizamentos em diversos bairros da cidade. Uma casa foi demolida por motivos de segurança e o fluxo de veículos na Avenida General Graça Lessa, no Vale do Ogunjá, precisou ser interditado.

O imovél já havia sido desocupado há cerca de duas semanas devido a um deslizamento de terra em uma encosta da região. A Superintendência de Obras Públicas (Sucop), informou que o deslizamento foi ocasionado pelo rompimento de uma rede de drenagem que passava pelo local. Ainda segundo a Sucop, uma nova linha de drenagem para desviar a água da chuva do local e uma contenção já estão sendo realizadas.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), nas últimas seis horas os bairros que registraram o maior índice pluviométrico foram: Barra (46,0 mm), Ondina (45,8 mm), Brotas (31,6 mm), Engenho Velho de Brotas (31,6 mm) e Campo Grande (27,6 mm). (mais…)

Médico é flagrado pela PRF com pistola na cintura e 44 munições em Santo Antônio de Jesus

Médico é flagrado pela PRF com pistola na cintura e 44 munições em Santo Antônio de Jesus - saj, destaqueFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal realizava patrulhamento preventivo da Operação Carnaval, nesta sexta-feira (09), no km 259 da BR 101, trecho do município de Santo Antônio de Jesus (BA), quando flagrou o condutor de um VW/T Cross, realizando ultrapassagens indevidas na rodovia.

De imediato, a equipe deu ordem de parada e durante os procedimentos de fiscalização e abordagem, os policiais verificaram que o motorista portava na linha da cintura uma arma de fogo municiada e pronta para uso.

A pistola apreendida foi identificada como uma Taurus, calibre 380, contendo 8 munições intactas. Além disso, o homem tinha outro carregador suplementar no bolso com mais 18 munições no bolso da bermuda e 8 munições intactas que foi encontrada dentro de uma mochila, totalizando 44 munições. (mais…)

Hemoba funciona em horário especial durante o Carnaval

Hemoba funciona em horário especial durante o Carnaval - bahiaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Carnaval é uma época de enorme demanda por sangue em decorrência de acidentes e pelo fluxo de turistas em território baiano. Motivos que levam a Hemoba a funcionar em horário especial deste sábado (10) até a quarta-feira de cinzas (14), para ampliar a capacidade de assistência. A principal necessidade é dos tipos sanguíneos A+, B+ e todas as tipagens negativas.

Segundo Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba, apesar da demanda específica, a necessidade é constante para todos os tipos sanguíneos. “Durante o Carnaval, a gente sai dos procedimentos hospitalares de rotina, e a quantidade maior de solicitação é para situações de urgência. Portanto, todos os tipos sanguíneos são importantes e fundamentais para salvar vidas. Então, a gente faz esse convite para que os doadores continuem vindo até o Hemoba, pois a gente precisa manter essa coleta durante todo esse período”, reforçou o médico hematologista.

O técnico de processos Edvaldo Gomes é doador desde 1997 e precisa fazer apenas três doações para completar sua meta de 100 doações. Para ele, a doação de sangue deve ser uma constante de solidariedade. “É um período complicado, que a gente precisa ter esse cuidado de estar ajudando as pessoas. É um sentimento de Cristo mesmo, de ser irmão, e esse é o objetivo principal, de eu estar aqui hoje, abdicar um pouco do Carnaval, mas fazer com que o próximo esteja bem também”, partilhou sua motivação. (mais…)

Homem com mandado de prisão em Capim Grosso é preso em Gavião

Homem com mandado de prisão em Capim Grosso é preso em Gavião - saj, bahiaFoto: Divulgação/ SSP

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na sexta-feira, dia 9, em Gavião (BA), um homem de 39 anos, por haver em seu desfavor um mandado pelo crime de ameaça.

O motorista de um Hyundai/HB20 realizava uma ultrapassagem indevida na altura do KM 380 da BR 324 e quando abordado pelos policiais foi constatado a existência de um mandado de prisão preventiva com validade até dezembro/2025.

Diante dos fatos, a equipe cumpriu o mandado de prisão e encaminhou o homem para a  Delegacia de Polícia Civil de Capim Grosso (BA).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: PRF.

Secretaria da Saúde do Estado registra 28 ocorrências no Carnaval de Salvador

Secretaria da Saúde do Estado registra 28 ocorrências no Carnaval de Salvador - bahiaImage by Chokniti Khongchum from Pixabay

O segundo dia de Carnaval chegou ao fim com 21 ocorrências médicas registradas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nos circuitos da folia. Desde a última quinta-feira (8) até às 6h da manhã deste sábado (10), houve um total de 28 ocorrências, sendo 16 no Circuito Dodô, na Barra; sete no Osmar, no Campo Grande; duas na Praça Castros Alves, duas no Circuito Batatinha, no Pelourinho, e uma no Circuito da Liberdade.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca os investimentos do Governo do Estado no reforço da saúde durante a folia momesca. “Investimos R$ 3,7 milhões, com especial atenção no reforço dos plantões em unidades de saúde da capital e interior. Durante todos os dias de festa, três postos de testagem, sendo dois em Salvador e um em Porto Seguro, possibilitam que os foliões façam em 20 minutos testes de sífilis, hepatites B e C, bem como HIV, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos. Vamos brincar o Carnaval com saúde e responsabilidade”, disse.

Mais de 2.200 testes de IST realizados

Neste segundo dia de folia, 2.208 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B foram realizados nos postos de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Do total, seis foram positivos para HIV, 45 para sífilis e um para hepatite c. (mais…)

Veículo locado no Espírito Santo e não devolvido é recuperado em SAJ

Veículo locado no Espírito Santo e não devolvido é recuperado em SAJ - saj, noticiasFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na noite de sexta-feira, dia 9, um carro de locadora, durante uma abordagem no Km 265 da BR 101, trecho do município de Santo Antônio de Jesus (BA). Um homem foi preso. Em fiscalização ostensiva na rodovia, policiais abordaram uma caminhonete Fiat/Toro, placas de Minas Gerais, conduzido por um homem de 42 anos.

Durante a checagem do CRLV apresentado pelo motorista, os policias constataram que se tratava de um documento com indícios de falsificação. Foi verificado também que a caminhonete é de propriedade de uma locadora de automóveis que atua em todo o Brasil.

O veículo foi locado em dezembro/2023 e deveria ter sido devolvido no dia 13/01/2024, porém foram feitas várias tentativas de contato com o locatário, sem sucesso. Foi registrado um BO no estado do Espírito Santo, onde inclusive foi relatado que o equipamento de rastreamento do carro não enviava sinais e possivelmente pode ter sido retirado. (mais…)

Associação registra picos de 100% de ocupação na rede hoteleira em Salvador

Associação registra picos de 100% de ocupação na rede hoteleira em Salvador - bahiaImagem de Jesse Bridgewater no Pixabay

O Carnaval da Bahia 2024 vive a expectativa de um resultado histórico na economia, previsto pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o trade turístico já comemorando a movimentação nas principais atividades. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA) registra picos de 100% de ocupação na rede hoteleira, em Salvador e outras cidades do interior onde a festa acontece, e estima faturamento de R$ 360 milhões no setor, somente com diárias.

“No início do Carnaval, as expectativas já se confirmam, com percentuais entre 95% e 100% de ocupação, nos meios de hospedagem que ficam no entorno dos principais circuitos das festas”, relata o presidente da Abih-BA, Wilson Spagnol. Além da capital, o fluxo de hóspedes é intenso em Porto Seguro, Prado, Ilhéus, Itacaré, Morro de São Paulo, Boipeba, Praia do Forte e Chapada Diamantina.

Para o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), Júlio Calado, “na parte turística, está melhor do que o esperado, com movimentação 30% superior a do ano passado, desempenho que já vinha em crescimento desde dezembro de 2023”. (mais…)

SAJ: Saiba como será o funcionamento do comércio nesse período de Carnaval

SAJ: Saiba como será o funcionamento do comércio nesse período de Carnaval - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O comércio de Santo Antônio de Jesus (BA) não funcionará nos dias 12 e 13 de fevereiro. O fechamento na segunda de Carnaval se refere ao Dia do Comerciário. Neste sábado (10) o comércio segue com o funcionamento normal.

Na segunda-feira de Carnaval, comemora-se o Dia do Comerciário em Santo Antônio de Jesus, seguindo acordo coletivo entre sindicatos. Os supermercados não funcionarão na segunda-feira (12), mas irão funcionar normalmente no domingo (11) e na terça-feira (13).

Segundo Júnior Fonseca, Presidente do Sindicato dos Comerciários, os supermercados podem funcionar até as 20hrs na terça de Carnaval (13).

Edução: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.

Daniela Mercury celebra os afoxés em noite histórica no Pelourinho

Daniela Mercury celebra os afoxés em noite histórica no Pelourinho - bahiaFoto: Matheus Landim/GOVBA

Uma sexta feira de Carnaval, dia 9, para entrar na história. A cantora Daniela Mercury, acompanhada por blocos afros, fez um show primoroso no Pelourinho. O circuito Batatinha estava tomado por baianos e turistas na expectativa da apresentação da Rainha do Axé, que, este ano, homenageia os afoxés da Bahia.

Para Rosely Rocha, turista do Pará, em Salvador pela primeira vez, curtir o Carnaval no Pelourinho tem um sabor especial. “O Pelourinho carrega consigo a ancestralidade, os batuques e a diversidade que são a cara da Bahia”, afirmou. Para Helio Ferreira, de Sergipe, o Carnaval no Pelourinho é uma mistura perfeita de todos os ritmos e possibilidades que a cidade possui. “Escolhi estar no Pelourinho, neste centro histórico tão repleto de memórias e fatos, para celebrar a alegria”, disse.

Com mais de 40 anos de carreira, Daniela celebra sua trajetória, destacando que a liberdade e a autonomia profissional lhe trouxeram até aqui, possibilitando assumir o protagonismo da própria história, sobretudo por ser mulher. “Escolhi homenagear as mulheres neste Carnaval, especialmente as mulheres pretas, que fazem a cultura, que fazem a arte acontecer”, ressaltou. (mais…)

Porto Seguro: Helicóptero cai no distrito de Caraíva

Porto Seguro: Helicóptero cai no distrito de Caraíva - porto-seguro, destaque, bahia

Um helicóptero caiu na tarde desta sexta-feira, dia 9, em Porto Seguro (BA), na Costa do Descobrimento. Uma forte rajada de vento pode ter provocado o acidente. O fato ocorreu no distrito de Caraíva, um dos destinos turísticos da cidade. A bordo da aeronave estavam o comandante e três passageiros. Não houve mortos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias e Radar News.

Magary Lord agita multidão no Pelourinho

Magary Lord agita multidão no Pelourinho - bahiaFoto: Jefferson Dias

Música, alegria e muita dança marcaram a apresentação de Magary Lord no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, na noite desta sexta-feira, dia 9. O público lotou o espaço para aproveitar o som da batucada contagiante do Black Semba.

Com raízes no Pelourinho, para Magary, ser uma das atrações do circuito é como estar em casa. “O melhor carnaval sempre foi no Pelourinho, é um lugar onde pode trazer a família para curtir. Além do resgate cultural, foi daqui que eu vim e é sempre uma honra tocar aqui. Muito obrigado ao Governo do Estado pelo convite”, comentou. No repertório, o artista baiano apostou em canções dançantes, como “Joelho”, “Circulou”, além de releituras de clássicos da música baiana, a exemplo de “Raiz de Todo Bem”.

A filha do cantor, a jovem Kalinde Maiara, surpreendeu o público ao interpretar “Inventando Moda”. O artista aproveitou a oportunidade para comentar sobre a parceria antiga com a menina. “Quem lembra da gente há 10 anos atrás? Agora, não aguento mais carregar”, brincou. (mais…)

Cantora baiana Joyce França se apresenta pela segunda vez no Galo da Madrugada

Cantora baiana Joyce França se apresenta pela segunda vez no Galo da Madrugada - saj, destaqueFoto: Divulgação

A cantora Joyce França, natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, volta ao Recife para mais uma participação no Galo da Madrugada, que se intitula o “maior bloco de rua do mundo”. Neste sábado, dia 10, Joyce será a convidada especial da cantora pernambucana Cristina Amaral que, junto com outras artistas, comanda um dos Trios do Galo.

Essa é a segunda vez que Joyce participa da folia pernambucana. Em 2019, ela participou do Galo a convite da cantora Nádia Maia. Além de cantora, Joyce França é compositora e radialista e foi eleita revelação do São João da Bahia em 2017. Consolidada como artista de forró, ela vai cantar grandes sucessos do frevo em Recife.

“Tenho muito orgulho de levar a música da Bahia para esse lugar que me acolhe com tanto amor e afeto. Vamos misturar de novo a Bahia e Pernambuco”, declarou. Em 2024, o Galo da Madrugada homenageia Reginaldo Rossi.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Justiça sentencia que termo erro médico não pode mais ser usado em processos por denotar pré-julgamento

Justiça sentencia que termo erro médico não pode mais ser usado em processos por denotar pré-julgamento - brasilImagem de Darko Stojanovic de Pixabay

Uma colaboração histórica entre o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Associação Médica Brasileira (AMB) torna-se concretamente um marco para as releçoes em saúde no país. A Justiça, provocada por questionamentos das entidades, acaba assinar o atestado de óbito do termo “erro médico” em todos os processos legais. A partir de agora, a equivocada conceituação usada até os dias de hoje deve ser substituída por “serviços em saúde” – uma designação mais neutra e imparcial.

A mudança foi desencadeada a partir de uma análise criteriosa feita pelo CBC e sua área jurídica, que apresentou um pedido de mudança da nomenclatura ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após identificar uma imprecisão na classificação dos processos relacionados à saúde.

Tradicionalmente rotulados como “erro médico”, eles geravam pré-julgamentos contra os profissionais envolvidos, associando seus nomes a equívocos – antes de uma deliberação final ou mesmo depois de comprovada a sua inocência – em serviços de busca e plataformas como o Jusbrasil, que possibilitam o acesso a documentos legais e a informações sobre tramitações em andamento. (mais…)