A frente fria que se instalou em parte da Bahia nesta semana, além de trazer muita chuva, elevou a incidência de raios no estado. Segundo dados divulgados do Climatempo, divulgados pela Coelba, apenas na última quarta-feira, dia 18, foram registradas mais de 12 mil descargas elétricas no território baiano.

No último final de semana, entre sexta-feira, dia 15, e domingo, dia 17, a incidência de raios no estado também foi grande. Cerca de 73 mil raios foram registrados em todo o estado, segundo dados do Climatempo. Esse grande volume de descargas elétricas, associado aos fortes ventos, elevou o número de atendimento realizados pela Coelba. Mas, segundo a empresa, 65% dos problemas de interrupção de energia já foram normalizados.

Só no último no final de semana, foram 5.439 ocorrências atendidas pela Coelba, uma elevação de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo a empresa, além dos raios, as rajadas de ventos de maior intensidade e as fortes chuvas aumentam a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica, além de obstruir e alagar vias de acessos a bairros e municípios.

Metro1