A Bahia não só lidera a produção de amêndoas de cacau, o estado passou a ser produtor de chocolate, a partir do volume expressivo de investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que ultrapassa R$ 60 milhões. Os recursos foram destinados, nos últimos anos, para associações e cooperativas de regiões produtoras de cacau. Motivo de celebração neste domingo, dia 26 de março, Dia do Cacau.
Por meio de projetos como o Bahia Produtiva, a CAR investiu em melhorias no cultivo, manejo da produção, no acesso ao mercado e na Identificação Geográfica (IG) do cacau, entre outras ações. Além disso, também foram destinados recursos para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), agroindustrialização da produção e em projetos produtivos.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca que, neste cenário, grandes oportunidades foram oferecidas pelo mercado, que começou a entender que chocolate é um alimento. “A agricultura familiar pode bater no peito e afirmar: Somos produtores de cacau e de chocolate de qualidade, pois temos tecnologias para isso. Na Bahia, temos marcas consolidadas como Bahia Cacau, Natucoa e Terra Vista. Além disso, as fábricas de chocolate que se instalaram na região produtora em torno dessa rotina do cacau se avolumaram”.
A Natucoa, marca da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), localizada em Ilhéus, já é referência na produção de chocolates veganos. A cooperativa recebe o apoio em assistência técnica e extensão rural (ATER), na aquisição de máquinas para produção e de kits de beneficiamento do cacau, entre outras ações. Os produtos são comercializados no mercado estadual e nacional, a exemplo das barras de chocolate 56%, 70%, 80% e 100%, além das barras com frutas desidratadas como banana, abacaxi, cupuaçu e jaca, entre outros produtos.
Já na Bahia Cacau, os investimentos em equipamentos como cocho, casa de fermentação, kits contendo roçadeira, podão, medidor de unidade e temperatura, entrega de mudas de qualidade, serviço de ATER e acompanhamento dos técnicos foram essenciais para o aumento e melhoria da produção. Um resultado contabilizado em números. De acordo com o presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, a expectativa só melhora. “Em 2022, foram cerca de 6.000 arrobas. A perspectiva para este ano de 2023 é de colher cerca de 8.000 arrobas, um aumento de mais de 30% na produção”.
Já a Cooperativa Agrícola de Pau Brasil, produz o chocolate Terra Vista, um produto orgânico, produzido por jovens do Assentamento Terra Vista, em Arataca na Bahia. Lá os investimentos da CAR foram aplicados em equipamentos de monitoramento do cacau, kit de beneficiamento de cacau, de secagem, kit manejo agroecológico da cabruca e no serviço de ATER.
Produção diferenciada
A Bahia é o estado que tem um modelo de produção de cacau único e exclusivo que é o cacau cabruca. “Um cacau que preserva o meio ambiente, uma atividade produtora que convive com o meio ambiente sem agredi-lo, muito pelo contrário, eles estão abraçados, emanados, produzindo, gerando emprego e renda e conservando o meio ambiente”, explica Jeandro.
Nesse contexto, a CAR vem fazendo mais investimentos neste sistema produtivo e, neste ano de 2023, vai iniciar a execução do Parceiros da Mata, projeto voltado para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica da Bahia. O projeto visa a transformação produtiva sustentável para a melhoria da qualidade de vida de 100 mil famílias de comunidades rurais dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá.
Serão US$150 milhões de dólares investidos diretamente em 61 municípios da Bahia que produzem cacau. “Vamos seguir trabalhando nesse contexto de preservação, sem exploração de mão de obra e de produção de cacau de qualidade para transformá-lo em chocolate de qualidade”, enfatiza o diretor-presidente da CAR.
CAR
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo








Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Ádila Raira retorna ao comando da Superintendência de Atendimento Municipal (SAM) de Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo Pessoal.
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Reprodução/Vídeo: Jessica Ketlin. Deputados Robinson Almeida e Zé Neto durante agenda que marcou a entrega de ambulância do SAMU e micro-ônibus TFD para Santo Antônio de Jesus.
Imagem Ilustrativa de Dean Moriarty por Pixabay
Portal de entrada do São Pedro da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus. Foto: Luciano Almeida.
Crédito: Lucas Batista
Ditinho da AviVip, Jordávio Ramos, Neto Caroba e vereadores durante agenda política em Presidente Tancredo Neves. Foto: Divulgação.
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
A festa de São Pedro de São Miguel das Matas acontece nesta quarta-feira (1º), a partir das 19h, na Praça Maria Madalena, com shows de Devinho Novaes, Neguinho da Pegada, Virgílio Forrozeiro e É o MT.
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Divulgação
Imagem de
Ilustração representa as previsões astrológicas para os signos do zodíaco em julho de 2026.
Danniel Vieira se apresenta em Amargosa e Salvador neste fim de semana. Foto: Gabriel Lordelo.
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Ditinho da AviVip durante cerimônia em Catu, onde recebeu o título de cidadão catuense.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Ditinho da AviVip ao lado do vereador Genivaldo Souza, de Camamu, durante encontro divulgado nas redes sociais.
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
ACM Neto, Ditinho da AviVip e o prefeito Genival Deolino durante agenda realizada em Santo Antônio de Jesus.
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Ditinho da AviVip e Binho de Mota participaram da Cruzada de Fé e Milagres, realizada no Centro de Convenções de Salvador, com a presença do Apóstolo Valdemiro Santiago.
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
VW SpaceFox foi tomado de assalto na região da Areia Fina, zona rural de São Miguel das Matas, na tarde desta segunda-feira (29).
Imagem de Yotsapat Sintoosing por Pixabay
Imagem ilustrativa de torcedor acompanhando uma partida de futebol pela televisão.
Ilustração representando oportunidades de publicidade, guest posts e banners no Tribuna do Recôncavo.
Unidade de beneficiamento de pescado entregue em Plataforma, Salvador. Foto: Rebeca Falcão/Seagri.
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Moondance por Pixabay
Foto: Fábio Cruz/ Recôncavo no Ar
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Jan Vašek de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa. Foto: Tumisu/Pixabay.
Imagem ilustrativa de trabalhadores em atividade de reposição de mercadorias em ambiente de loja
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Bruno e Marrone se apresentam no São João de Santo Antônio de Jesus 2026. Crédito: Ananias Barreto.
Imagem ilustrativa de uma bola de futebol em campo durante partida em estádio
José Jorge de Souza faleceu aos 64 anos em Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo da família.
Imagem de uma mulher em um estádio durante uma partida de futebol.
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto Abda Carvalho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa sobre o crescimento do fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia em voos domésticos e internacionais entre janeiro e maio de 2026, segundo dados da Anac. Foto: Ascom/Setur-BA.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Foto: Douglas Amaral
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Viny tinha 18 anos, morava na zona rural de Santo Antônio de Jesus e morreu após um acidente na BR-420, em Laje.
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Imagem Ilustrativa | Foto: PMBA
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de ivabalk por Pixabay
Foto: Alan Oliveira
Foto: Alan Oliveira
Ação de testagem rápida em Irecê durante o São João. Foto: Alexandre Rocha / Saúde GovBA
Imagem de
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Chambinho do Acordeon animou o público na última noite do São João de Santo Antônio de Jesus. Foto: Milena Barbosa
Sopa saudável preparada com legumes, ideal para o inverno
Imagem ilustrativa sobre a participação de meninas no esporte.
Ariane, vítima de atropelamento em Elísio Medrado.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Na foto, apresentação da Banda Farol de Milha durante o São João de Santo Antônio de Jesus (22/06). Crédito: Ananias Barreto
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Fotos: Ananias Barreto
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Crédito da foto: Ananias Barreto
Imagem de Liz Masoner do Pixabay
Crédito da foto: Ananias Barreto
Imagem de ADMC por Pixabay
Foto- Bolão da Nova FM 94,7
Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo