A transformação de vida por meio da agricultura familiar é uma realidade para as mulheres da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Riacho do Caboclo (Asparc), no município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul do estado.
Após a implantação de quintais produtivos, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), um total de 30 famílias produzem uma variedade de produtos que, além de ser fundamental para o consumo dessas famílias, garante renda por meio da comercialização tanto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) quanto para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
São produtos fresquinhos e sem agrotóxicos como banana, laranja, abóbora, chuchu, coco, abacaxi, mamão, coentro, cebola, alface e couve, que hoje fazem parte da alimentação mensal de 80 famílias em vulnerabilidade social beneficiadas pelo PAA, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtos são entregues para a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e distribuídos em parceria com a Igreja Batista, Pastoral da Criança, Associação das Artesãs e Doceiras de Moenda e Instituto IDEA.
A presidente da Asparc, Ednalva Lima, comenta os avanços da produção na comunidade. ‘Antes, íamos comprar hortaliças e outros produtos na cidade e, hoje, eu produzo os alimentos, distribuo com meus filhos e vendo para o PAA e o PNAE’, celebra a agricultora.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: CAR.


Foto: Gabriella Navarro












Imagem de Amber Clay por Pixabay



















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay







Image by StartupStockPhotos from Pixabay











Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay


























Foto: Léa Cunha





Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay








Imagem de Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay
Imagem por therapractice de Pixabay
