Uma Reunião Técnica realizada nesta segunda-feira, dia 5, em Feira de Santana (BA), debateu a consolidação do arranjo institucional para a dinamização da produção, beneficiamento e comercialização de cabritos e cordeiros. A iniciativa, que envolve as organizações produtivas apoiadas por projetos do Governo do Estado, foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural e a FrigBahia.
A programação contou com as apresentações sobre o Mapa de Investimentos e Organizações Apoiadas pela CAR/SDR, via projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido; Validação do Arranjo Institucional para a dinamização da ovinocaprinocultura; Estratégia da FrigBahia e Procampi; e Estratégia de Fidelização Empreendimento/Agricultor(a): Fornecimento Regular de Ração Animal.
O presidente da Frigbahia, Wanderley Gomes, falou da necessidade de integração entre a FrigBahia, enquanto indústria, junto com os demais parceiros, agentes, cooperativas e associações, que estão atuando nesse sistema produtivo, para garantir um animal nos padrões ideais para o consumo do mercado.
“Esse momento foi mais uma etapa nesse processo, em que pretendemos, de fato, colocar em prática, enquanto cooperativa, associações e produtores, o Programa de Integração, que é o Procampi – primeiro programa de integração de caprinos e ovinos da América Latina, realizado aqui na Bahia, através desses agentes, com o apoio do Estado da Bahia, por meio da CAR/SDR”.
O encontro, que teve a participação de dirigentes e equipes técnicas da CAR/SDR e representantes da FrigBahia e de organizações produtivas envolvidas, contou ainda com a apresentação da Estratégia, Providências e Cronograma para a Otimização dos Investimentos já realizados pelo Estado da Bahia nos Empreendimentos.
SDR/CAR