Pelo notável serviço prestado no exercício da medicina e da docência e pelos relevantes serviços prestados à saúde brasileira, o professor doutor Gilson Soares Feitosa foi agraciado nesta quinta-feira, dia 18, com a Ordem do Mérito Médico, na Classe Comendador. Essa distinção foi criada em 1950 para condecorar profissionais que tenham prestado serviços notáveis ao País.
A homenagem foi entregue pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em solenidade que reuniu no Auditório do Santa Izabel o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, o superintendente da Santa Casa, Eduardo Queiroz, lideranças do Santa Izabel e de entidades representativas da área médica, além de dezenas de integrantes do Corpo Clínico da instituição.
Expoente de uma geração de médicos precursores, que trouxe inúmeros benefícios para o avanço da Medicina na Bahia, Dr Gilson Feitosa externou seu contentamento com a condecoração. “É uma enorme felicidade receber esta comenda aqui em minha casa, onde cumprimos a maior missão de nossas vidas: ajudar na formação de pessoas”, afirmou. Ele contou que chegou no Santa Izabel em 1978. “Aqui só encontrei guarida, boa vontade e todo o apoio para cumprir a missão de ajudar as pessoas”, completou.
O homenageado ressaltou ainda que no Santa Izabel encontrou colegas já estabelecidos e em fase de crescimento. “Juntei-me a eles quando me foi destinada a função de organizar a vida acadêmica deste hospital. De forma conjunta assim o fizemos”, disse, acentuando a importância do Programa de Residência Médica do Hospital Santa Izabel, que este ano alcançou 40 anos de funcionamento, alcançando gerações de especialistas médicos bem preparados.
“Tudo foi feito de forma muito criteriosa. Os programas só foram criados após cinco anos de escrutínio”, acrescentou ele, agradecendo a Deus, a sua família e aos companheiros de labuta e ressaltando também o apoio recebido da assistência e alta gestão da Santa Casa para tornar viável e garantir a continuidade dessa nobre missão”, assegurou.
Tradição de excelência na formação médica – Em seu pronunciamento, o provedor da Santa Casa ressaltou que por justiça não se pode falar no progresso da assistência em saúde, muito menos do avanço das atividades de ensino e pesquisa médica na Bahia sem falar no nome do Professor Gilson Soares Feitosa. “Sua intensa e dedicada atividade profissional tem sido decisiva para consolidar nossa instituição no mais alto patamar da Medicina brasileira”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves.
Já o ministro da Saúde, que esteve também visitando o novo Centro de Hemodinâmica do Santa Izabel, considerado o mais bem estruturado e bem equipado do Norte Nordeste do país, enfatizou que Dr Gilson Soares Feitosa é “um exemplo para todos os brasileiros, em especial para as novas gerações, não só pelo grandioso desempenho na área médica ou pela brilhante atividade docente, mas também pela postura ética e compromisso com o próximo”.
ASCOM