Devido a uma agenda emergencial de Isadora Cohen, essa live com o urbanista e arquiteto Gustavo Partezani teve que ser remarcada. Contamos com a compreensão de todos e muito em breve debateremos essa PPP incrível no Infracast!
A live seria nesta terça, dia 29, às 19 horas, no Infra Live, a especialista em PPPs e concessões, a fundadora do Infracast Isadora Cohen, e o diretor de desenvolvimento da TEEN Imobiliário, o arquiteto e urbanista Gustavo Partezani, debatem sobre a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de habitação municipal do país.
O Infra Live é uma iniciativa do Infracast, com transmissão pelo Instagram da plataforma @_infracast.
A TEEN é responsável pela construção de mais de 2,7 mil moradias habitacionais nos bairros da Mooca e Anália Franco, na capital paulista. São unidades com até 50m², voltadas às famílias com faixa de renda entre um e dez salários, que têm enquadramento nos programas habitacionais da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab).
Com um déficit habitacional de 5,9 milhões de domicílios, de acordo com a Fundação João Pinheiro (FJP), o Brasil tem um longo caminho para resolver o problema da falta de moradia, principalmente nos grandes centros urbanos. A capital paulista, por exemplo, contabiliza déficit de 474 mil domicílios, segundo dados da administração municipal.
O diretor de desenvolvimento da TEEN Imobiliário, Gustavo Partezani, cita que: “assim como nos setores de saneamento básico e iluminação pública, por exemplo, as parcerias público-privadas (PPPs) também apresentam soluções efetivas para a redução do déficit de moradias no Brasil.”
O executivo destaca também o bate-papo com a especialista Isadora Cohen. “Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para compartilhar informações sobre o tema junto aos vários atores que compõem esse ecossistema, como gestores públicos e privados, bem como a população.”
A TEEN também atua com outro lote da PPP em São Paulo (SP), no bairro de Heliópolis, com expectativa de construir mais 1,1 mil unidades habitacionais.
Qual o benefício da PPP para o cidadão?
Além da localização privilegiada, com proximidade à estações do Metrô e da CPTM, corredores de ônibus e infraestrutura para a mobilidade ativa, os projetos da TEEN se diferem do habitual quando se trata de habitação popular que, no geral, são disponibilizados nos extremos dos grandes centros e sem muita ou com pouca infraestrutura.
Dos quatro complexos que a empresa irá construir na Mooca, um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, três têm o Parque da Mooca ao centro, onde as concepções arquitetônicas, urbanísticas e de paisagismo são diferenciadas, principalmente no que tange aos padrões verificados em moradias populares.
Os empreendimentos atenderão às melhores práticas do ecossistema de cidades, inclusive do conceito de cidade com mix de usos, nas quais a mobilidade ativa e o acesso à infraestrutura de transporte já em operação são priorizados.
Serviço
Infra Live — Iniciativa da plataforma Infracast
PPP da Habitação da cidade de São Paulo
Quando: terça-feira (29 de março)
Horário: 19h (ao vivo)
Local: Instagram Infracast (@_infracast)
Sobre o Infracast
Primeiro podcast brasileiro com temas exclusivos sobre infraestrutura e que, por meio de entrevistas exclusivas com gestores públicos, autoridades e profissionais atuantes nos mais diversos setores, repercuti as experiências bem sucedidas, pontos de aprimoramento, desafios e evoluções dos principais projetos de infraestrutura do Brasil, trazendo um olhar prático de quem realmente concretiza tais projetos e lida diariamente com os desafios deste setor.
Sobre Isadora Cohen
Cofundadora e entrevistadora do Infracast, Isadora Cohen é presidente do Infrawomen e sócia da ICO consultoria. Também atua como co-coordenadora do Grupo de Estudos em PPPs, Concessões e Privatizações, na Escola de Direito da FGV/SP e do MBA, em infraestrutura, do CEDIN-MG. Desempenhou funções na Subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo de São Paulo e no Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização e, na Prefeitura de São Paulo, atuou como diretora da Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.
Sobre Gustavo Partezani
Gustavo Partezani é diretor de desenvolvimento da TEEN Imobiliário. Com formação em arquitetura e urbanismo e experiência nacional e internacional, o executivo atua na concepção e estruturação de projetos urbanos e em gestão pública, desenvolvendo projetos em diferentes escalas, como operações e intervenções urbanas, urbanização de bairros e de grandes áreas, requalificação de espaços públicos e a promoção de habitação de interesse social. Integra o projeto da TEEN desde 2019, inicialmente como consultor urbanístico e, agora, liderando o desenvolvimento dos projetos.
Sobre a PPP
O foco da primeira parceria público-privada (PPP) municipal de habitação do país é erguer 25 mil moradias em diferentes regiões da cidade.
A Sociedade de Propósito Específico (SPE) TEEN Imobiliário, formada pela Telar Engenharia e pela Engeform Engenharia, é a responsável pelas unidades habitacionais nos dois bairros da Zona Leste. Na Mooca e no Anália Franco o investimento será de R$ 400 milhões e o projeto tem, também, a função de inserir o cidadão em áreas da cidade com mais ofertas de transporte e de emprego.
Outro aspecto importante para a viabilidade do projeto é a modelagem de financiamento: a Teen orientará as famílias na obtenção do crédito junto à Caixa Econômica Federal e fará a gestão condominial e a manutenção por até 20 anos. A localização privilegiada e o projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico são diferenciais. Acesse a iniciativa da TEEN focada na moradia para todos: Moradia é Direito – @moradiaedireito (Instagram).
Matéria: Eliane Jerônimo Bueno/ ASCOM









Foto: Douglas Amaral
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Viny tinha 18 anos, morava na zona rural de Santo Antônio de Jesus e morreu após um acidente na BR-420, em Laje.
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Imagem Ilustrativa | Foto: PMBA
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de ivabalk por Pixabay
Foto: Alan Oliveira
Foto: Alan Oliveira
Ação de testagem rápida em Irecê durante o São João. Foto: Alexandre Rocha / Saúde GovBA
Imagem de
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Chambinho do Acordeon animou o público na última noite do São João de Santo Antônio de Jesus. Foto: Milena Barbosa
Sopa saudável preparada com legumes, ideal para o inverno
Imagem gerada por IA ilustrando o São João de Santo Antônio de Jesus 2026
Imagem ilustrativa sobre a participação de meninas no esporte.
Ariane, vítima de atropelamento em Elísio Medrado.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Na foto, apresentação da Banda Farol de Milha durante o São João de Santo Antônio de Jesus (22/06). Crédito: Ananias Barreto
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Fotos: Ananias Barreto
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Crédito da foto: Ananias Barreto
Imagem de Liz Masoner do Pixabay
Crédito da foto: Ananias Barreto
Imagem de ADMC por Pixabay
Foto- Bolão da Nova FM 94,7
Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Moondance por Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Image by Stela Di from Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Na foto, Mestrinho - - Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Michal Jarmoluk from Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem gerada por IA
Imagem de musiking por Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Divulgação
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Cleomário Alves/SJDH
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por