Com o objetivo de aumentar as possibilidades de ajuda às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que passam pela maior crise financeira da sua história, a Neoenergia Coelba possibilitará que empresas e consumidores troquem resíduos sólidos para descontar o valor da fatura de energia da instituição. A ajuda é possível através do Projeto Vale Luz, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O consumidor que queira ajudar a OSID através do Vale Luz, basta se dirigir a um dos nove pontos do projeto em Salvador e Região Metropolitana (verifique o local mais próximo de você no final do texto), realizar a troca do material descartável e solicitar que o desconto seja aplicado na fatura de energia da instituição.

São aceitos metais (latas de alumínio e ferro), papéis (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelões, embalagens Tetra Pak, plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária), óleo de cozinha e eletrônicos (monitor, CPU com placa mãe, notebook, aparelho de DVD, televisores e monitores – exceto de tubo, câmera fotográfica, aparelho de som, impressora, celular, tablet, teclado, mouse) e vidro.

Já o Vale Luz Empresas é uma modalidade voltada para empreendimentos onde a bonificação gerada com os resíduos coletados é direcionada para instituições sem fins lucrativos indicadas pela própria empresa participante. Para a adesão, é desejável que a empresa possua a prática da coleta seletiva implantada e não possua parceria ou convênio com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

É necessário que a empresa separe e armazene os materiais recicláveis aceitos pelo projeto que devem estar limpos e secos. Nesta modalidade, o caminhão do projeto irá até aos empreendimentos participantes para o recolhimento dos resíduos, que serão pesados e o desconto será lançado diretamente na conta de energia da OSID. A frequência da coleta pode ser semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do volume de resíduos gerados pela empresa.

Para aderir ao projeto, basta baixar a ficha de cadastro (disponível no link a seguir: https://servicos.neoenergiacoelba.com.br/a-coelba/Paginas/Efici%C3%AAncia%20Energ%C3%A9tica/Vale-Luz.aspx), preenche-la e enviar o documento assinado para o e-mail eficiencia@neoenergia.com. Após o envio do e-mail, basta aguardar o contato da Neoenergia Coelba para visita técnica na empresa.

Doação via fatura de energia

Os consumidores da Neoenergia Coelba também podem doar através da fatura de energia. O cliente que desejar fazer uma doação mensal para as Obras Sociais deve entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Doador (CRD) da entidade, através do telefone (71) 3316-8899, e fornecer o número da conta contrato de sua residência. Além desta forma de virar doador, os captadores da instituição também entrarão em contato de forma proativa com as pessoas por telefone oferecendo as doações mensais na fatura de energia. As doações serão inseridas nas faturas, sinalizando o valor que o cliente se dispôs a doar mensalmente. 

Postos fixos do Vale Luz: Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping Barra, Posto Namorado (Pituba), Ecoponto Mata de São João, Ecoponto Praia do Forte, Estação de Metro Pirajá, Prefeitura Bairro de Itapuã e Assaí Pau da Lima.