Para refletir e discutir sobre o seu papel em comunidades rurais e sobre a sustentabilidade de empreendimentos produtivos, cerca de 40 jovens, dos territórios de identidade Médio Sudoeste, Sudoeste e Médio Rio de Contas, participaram, nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), de uma oficina de capacitação. O evento foi realizado no município de Vitória da Conquista (BA).

Os jovens são Agentes Comunitários Rurais e Agentes Comunitários de Apicultura, que atuam no projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

O objetivo da oficina foi refletir e discutir sobre o papel desses(as) jovens, sobre o cenário futuro de atuação profissional desses agentes e sobre a construção da sustentabilidade dos empreendimentos acompanhados por meio do Bahia Produtiva.

Vitória da Conquista: Jovens da zona rural são capacitados para atuarem com sustentabilidade em suas comunidades - vitoria-da-conquista, noticias, bahia

Foto: SDR/CAR

Durante a oficina foram registradas experiências exitosas dos últimos anos, orientadas ações dos(as) agentes e discutido o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e sua importância para o desenvolvimento rural, dos(as) agentes que apoiam o processo de extensão rural junto aos agricultores e agricultoras familiares e suas organizações produtivas.

A capacitação será realizada em todos os territórios de identidade, como parte da metodologia dos serviços continuados de capacitação e assistência técnica e extensão rural junto a organizações produtivas, agricultores familiares e outras populações tradicionais do campo, acompanhadas por meio do projeto Bahia Produtiva, que atua ainda na implantação de agroindústrias, entre outras iniciativas de inclusão produtiva.

Para nivelar o entendimento sobre a dinâmica dessas atividades, a oficina contou com a participação de representantes de instituições que prestam o serviço de Ater nesses territórios.

SDR/CAR