Durante este mês de julho, os multicentros de saúde e as unidades básicas da rede municipal, em Salvador, intensificaram as ações de incentivo ao diagnóstico das hepatites virais. As atividades fazem parte do Julho Amarelo, campanha nacional que reforça as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

Por mês, aproximadamente duas mil pessoas são acolhidas nas unidades especializadas. Além dos testes rápidos, ao longo deste mês, os profissionais de saúde realizam a sensibilização com os usuários dos serviços, quanto à importância da vacinação e outras medidas preventivas.

A testagem rápida com diagnóstico para hepatites virais pode ser realizada nos Multicentros de Saúde de Salvador e nas unidades básicas de saúde da rede municipal, com resultado em até 30 minutos. Os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8h às 17h, por demanda espontânea e hora de chegada.

O teste para detecção de hepatite C pode ser feito em pessoas acima de 40 anos, gestantes, que receberam transfusão de sangue e hemoderivados, antes de 1993, pessoas com tatuagens ou piercings, familiares de pessoa portadora da hepatite C, pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas e aquelas que têm alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Metro1