Um caminhão foi flagrado com quase 20 toneladas de excesso de peso ao passar por um trecho da BR-101 de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, o caso ocorreu nesta terça-feira, dia 02, por volta das 6h40, na altura do km 880, quando os agentes abordaram o veículo. Ao verificar o caminhão, os policiais constataram que a carga tinha 18.420 quilos de excesso de peso.

Dois semirreboques levavam o carregamento de calcário. Ainda conforme a PRF, caminhões com peso acima do permitido têm funcionamento afetado e se tornam mais difíceis de controlar, causando perigo para os usuários das rodovias. Ainda segundo a PRF, somados com o peso do caminhão e dos semirreboques, a carga e a carreta pesavam no total 92,4 mil kg, 18,42 toneladas a mais que o permitido pela legislação para este tipo de veículo.

No flagrante, o motorista foi autuado pelas infrações de transitar com o veículo com excesso de peso e com excesso na capacidade máxima de tração. Ele também teve outras três autuações que somaram 23 pontos na CNH [Carteira de Motorista]. A PRF afirma que o excesso de peso afeta o funcionamento do veículo devido à sobrecarga nas peças, e também causam danos a estradas e pontes, como buracos, deslocamentos de asfalto e outros danos estruturais.

Bahia Noticias