A Secretaria da Educação do Estado (SEC) prorrogou até o dia 9 de dezembro a aplicação da prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que consiste em uma avaliação diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nas escolas das redes municipais e estadual da Bahia. A aplicação foi iniciada no dia 16 de novembro e objetiva acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a instituição responsável pela logística de aplicação da avaliação, realizada em parceria com a SEC. Participam da avaliação do SABE estudantes das redes municipais e estadual do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, bem como da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que foi retomado pela SEC em 2019, promove a aplicação de avaliações em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. O SABE contribui para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o objetivo de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

SEC