A proximidade da época de observação de baleias jubarte no litoral brasileiro traz otimismo para o trade turístico. De junho até outubro, principalmente entre o sul da Bahia e norte do Espírito Santo, é possível avistar em alto-mar os gigantes dos oceanos, que chegam a 16 metros de comprimento e de cerca de 40 toneladas.

O município de Prado é um dos melhores lugares para se avistar as baleias e já começa a se organizar para receber os turistas que vêm para a Bahia contemplar à jubarte. Prado fica na região conhecida como Costa das Baleias, que inclui ainda Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas. A região é um verdadeiro santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário de jubarte.

A observação das baleias só pode ser feita de barco, cujos passeios são oferecidos pelas agências de turismo local. A embarcação tem ponto de partida em Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Alguns roteiros oferecem um passeio até o Arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM