Chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão podem ocorrer a partir da ativação do 5G na capital.

Com a ativação do 5G em Salvador (BA), no último dia 16, as famílias que utilizam a parabólica tradicional para assistir televisão podem identificar algum tipo de interferência nas imagens do aparelho, como chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão. A interferência pode acontecer porque a tecnologia 5G opera na mesma frequência da Banda C, ocupada pelo sinal de TV aberta da parabólica tradicional.

A Siga Antenado, criada por determinação da Anatel, é a entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A entidade está preparada para apoiar as pessoas inscritas nos programas sociais do Governo Federal e que possuam parabólicas tradicionais ativas, na identificação e na solução das possíveis interferências.

Quem perceber algum indício de interferência no sinal aberto de TV da parabólica tradicional, que tenha surgido após a ativação do sinal do 5G, deve entrar em contato com a entidade pelo número 0800 729 2404. É válido ressaltar que o suporte está restrito às pessoas de menor renda, inscritas no CadÚnico.

Além do suporte na verificação da possível interferência, a Siga Antenado faz a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital para a população de menor renda inscrita em programas sociais do Governo Federal e que tenha uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site Siga Antenado ou entrar em contato pelo 0800 729 2404.

ASCOM