Moradores da zona rural de Juazeiro (BA) relatam que estão há quatro meses sem abastecimento de água potável. Segundo a TV São Francisco, o caso é relatado na comunidade do Pateiro, que fica no distrito de Salitre. No local, dezenas de famílias passaram a economizar a água das cisternas. Mesmo assim, a medida tem sido insuficiente.

Uma trabalhadora rural contou que gastou R$ 400 para comprar água e realizar as atividades domésticas básicas para minimizar a situação. Responsável pela Operação Carro-Pipa, o Exército informou que os recursos enviados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional só serviram para ações até o dia 16 de novembro.

O ministério, por sua vez, disse que neste ano atendeu em média 327 mil pessoas por mês em mais de 60 municípios da Bahia. O órgão anunciou a liberação de um crédito suplementar mais de R$ 21 milhões para execução do programa. Já a prefeitura de Juazeiro declarou que estuda alternativas para levar água às comunidades rurais, o que inclui a região do Pateiro.

Bahia Noticias