A prainha de Taquari, localizada às margens da Barragem de Jacurici, no município de Itiúba (BA), foi palco da realização do 1º Festival do Peixe de Taquari. O evento, realizado no último sábado, dia 18, e domingo (19), pela Associação de Piscicultores de Taquari (Acomut), envolveu centenas de participantes entre criadores de peixes, artesãos, estudantes, autoridades políticas, lideranças comunitárias e a sociedade em geral.
O Festival contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Pró-Semiárido, e da Associação Regional dos Grupos Solidários e de Geração de Renda (Aresol).
O grupo comercializou tilápia com e sem espinha; bolinhos, caldinho e linguiça de tilápia; piaba e pastel de camarão de água doce. Os produtos estavam disponíveis para comer no local ou levar resfriado para casa. Além do stand das piscicultoras, o Festival contou com a exposição e venda de produtos da agricultura familiar e de artesanatos locais, com destaque para o grupo de Jovens do Alto São Gonçalo, que comercializaram galinha de capoeira que leva a marca Caipira do Sertão, e as louceiras de Salgado, do município de Andorinha.
Os dois dias de evento foram compostos por uma programação diversificada que contou com palestras sobre piscicultura em tanques rede; legislação e controle de açudes públicos; crédito rural para piscicultores, preservação, legislação para piscicultura e outros assuntos de interesse dos criadores de peixes. Além disso, teve Cozinha Show, com o Chef André Brito, que mostrou como fazer caldinho de tilápia, pururuca de pele de peixe, e filé de tilápia com crosta de castanha e licuri.
O Pró-Semiárido é um Projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: CAR