Um motorista, de 23 anos, foi flagrado com quase dois quilos de esmeraldas em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Feira de Santana (BA). O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 20, na altura do km 429 da BR-116. No interior do veículo, um Polo, os agentes encontraram centenas de esmeraldas, que totalizaram dois quilos desse tipo de pedra preciosa.

Considerada como uma das mais caras pedras preciosas, a esmeralda poder render milhões de reais. Em 2017, uma esmeralda de 360 quilos encontrada em Pindobaçu, na região baiana do Piemonte Norte do Itapicuru, foi avaliada em R$ 1 bilhão à época. Ainda segundo a PRF, o jovem, que viajava com o pai, um homem de 53 anos, disse que retornava de Nova Era (MG) para Pindobaçu depois de negociar pedras preciosas, porém não houve acordo e não houve a aquisição de esmeralda.

Os PRFs suspeitaram da história quando encontraram uma nota fiscal que constatava a discriminação de certa quantidade de pedras preciosas. Foi feita a vistoria no veículo e os agentes encontraram o material. Eram centenas de esmeraldas não lapidadas e mais 14 gemas lapidadas. Após o flagrante, as esmeraldas foram entregues para continuidade das investigações.

Bahia Noticias