A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições até o próximo dia 1º de junho, para interessados em cursar o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), para o mestrado e doutorado, da instituição, no Campus Cruz das Almas, no segundo semestre letivo de 2022. São oferecidas dez vagas para o doutorado e dez para o mestrado.

As inscrições acontecem, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No ato da inscrição, o interessado deverá submeter os documentos solicitados. Poderão ser admitidos candidatos que possuam o graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica ou correlatas.

Poderão ser admitidos os candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de agricultura irrigada, irrigação e recursos hídricos e bacharelados, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à Área de Concentração do PPGEA. O PPGEA oferece a Área de Concentração em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos, contemplando três linhas de pesquisa: Engenharia de Irrigação e Manejo de Sistemas Hidroagrícolas; Fertirrigação e Manejo de Culturas Irrigadas; e Recursos Hídricos: Uso, Gestão e Qualidade.

Avaliação

As avaliações classificatórias do processo seletivo são constituídas pela média ponderada da pontuação da Avaliação da Apresentação da Proposta de Trabalho (primeira etapa da seleção) com peso 4 (quatro), Avaliação Currículo Lattes (segunda etapa da seleção), com peso 3 (três) e da Avaliação do Histórico Escolar (terceira etapa da seleção), com peso 3 (três).

O resultado parcial do Processo Seletivo regido pelo presente Edital será divulgado no sítio do Programa em data descrita no Cronograma do Edital, assim como seu resultado final, após concluída pelo COPARC – Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reservas de Vagas da UFRB, a heteroidentificação das autodeclarações dos candidatos às reservas de cotas.

Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) tem por objetivo capacitar, em nível de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, profissionais da área de Engenharia Agrícola ou correlatas, em pesquisa e ensino de alto nível, subsidiando-os com conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de concentração de sua competência, por meio de disciplinas (créditos), orientação e desenvolvimento de trabalhos científicos e trabalhos acadêmicos, incluindo treinamento em docência do ensino superior.

O PPGEA visa promover o desenvolvimento da capacidade crítica, ética e de metodologia científica para a geração e difusão do conhecimento científico e da capacidade de buscar soluções para problemas relacionados à área, formando profissionais qualificados frente às demandas da sociedade.

UFRB