A Polícia Militar da Bahia realizou na tarde desta segunda-feira, dia 19, uma solenidade alusiva ao 8º Aniversário do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na sede da unidade, em Lauro de Freitas. A PMBA também comemora 40 anos da atividade de operações especiais. O evento contou com a presença do comandante geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, idealizador e primeiro comandante do Bope, criado em 9 de dezembro de 2014.

Tropa de elite da Polícia Militar, a unidade possui grupos táticos específicos para diferentes necessidades de atuação, com negociadores para ocorrências com reféns, explosivistas que neutralizam artefatos explosivos com o uso de equipamentos de alta tecnologia, atiradores de elite (snipers), além de ações especializadas de apoio em operações especiais e contra quadrilhas de assaltos a bancos.

“Nossa equipe atua especificamente em situações de crise ou alto risco, por isso, são necessárias muita resistência, autocontrole, precisão, capacidade de decisão rápida e assertiva, preparo físico e psicológico”, resume o comandante do Bope, major Boaventura.

PMBA – DCS